Projeto “Rio ao Mar” realiza evento cultural gratuito na Praia do Leme no alto verão carioca

A ação cultural, que tem como madrinha a atriz Nathalia Dill, é a culminância da 5ª edição do projeto, que visa a preservação da Baía de Guanabara e praias da cidade.

por Redação

Encerrando a sua 5ª edição, o projeto “Rio ao Mar” realiza um evento cultural gratuito para celebrar junto aos cariocas o excelente trabalho realizado em 2025, onde foram recolhidas aproximadamente 4 toneladas de lixo descartado incorretamente na área da Ilha da Gigóia e praias da cidade do Rio de Janeiro. A ação cultural, que tem como madrinha a atriz Nathalia Dill, que estará presente no dia do evento, é a culminância de quatro ações realizadas entre setembro e dezembro de 2025 pelo projeto, que tem como objetivo a preservação das águas das praias e da Baía de Guanabara. No dia 10 de janeiro, a partir das 16h30, o evento Rio ao Mar chega à praia do Leme e convida banhistas e o público no geral para celebrar o sucesso do seu objetivo num palco montado na Praça Júlio de Noronha, onde ocorrerão diversas atividades culturais gratuitas.

Nathalia Dill

Nathalia Dill

A programação conta com a montagem de uma escultura de lixo reciclado realizada ao vivo no local por um artista plástico; ação de pintura colaborativa com tintas naturais em um mural colocado diante do palco; uma estação de reciclagem de plástico, incentivando a reutilização deste ‘vilão’ da natureza; e um mutirão de coleta de lixo no próprio local, entre dois grupos de pessoas inscritas previamente (link de inscrição no @rio.aomar): a equipe que retirar a maior quantidade de resíduo será premiada. Coroando a programação, o público poderá curtir gratuitamente o show do cantor João Gaspar com um repertório especial de MPB.

Sendo coerente com o que o projeto propõe, todo resíduo gerado nas atividades será separado e o lixo produzido devidamente encaminhado. As tintas naturais da pintura colaborativa são feitas à base de elementos naturais como cúrcuma, hibisco, café, colorau e urucum. O intuito dessas atividades é integrar ações de sustentabilidade e cultura, buscando conscientizar a população para o descarte correto de seus lixos sem agredir a natureza.

“As ações de transformação do ‘Rio ao Mar’ esse ano foram marcadas pelo descarte incorreto do lixo por parte da população. Encontramos durante os mutirões camas, sofás, armários, restos de embarcações quebradas, utensílios domésticos, garrafas pet, etc. Mas o grande vilão ainda é o plástico. As pessoas descartam indevidamente seus lixos em terreno baldio ou algum lugar similar, e isso vai parar nas praias e mares da cidade. Por este motivo, realizamos ao longo do projeto palestras e oficinas em escolas e instituições com informações sobre como descartar o lixo corretamente e outros temas. Para alguns itens é necessária uma coleta diferenciada, e para isso basta ligar para o 1746 e solicitar a retirada. Esperamos que a cada edição do projeto esse número seja menor”, vibra Débora Paganni, produtora da Id Cultural, responsável pela produção do evento.

Tendo como foco principal a preservação do meio ambiente, o projeto “Rio ao Mar” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e ID Cultural, que segue trabalhando para conscientizar a população, na prática, sobre o descarte incorreto dos lixos produzidos por nós e como isso afeta as águas da nossa cidade. E por meio de mutirões realizados por muitas mãos de voluntários empenhados em fazer a diferença, muita sujeira foi retirada ao longo dessas quatro faxinas coletivas ambiental realizadas nos meses de setembro na Ilha da Gigóia (na Barra da Tijuca); outubro na Praia de Belo Jardim; novembro na Praia do Galeão; e dezembro na Praia da Engenhoca (ambas na Ilha do Governador).

O PROJETO

O projeto Rio ao Mar existe desde 2019, com temporadas em 2022, 2023 e 2024. Meses antes do início do projeto é realizada uma pesquisa em busca das áreas mais degradadas por resíduos sólidos na cidade. É para essas áreas que são levadas as ações de transformação, nas quais a equipe e seus voluntários chegam ao local de um jeito e o entregam à cidade bem diferente depois de uma limpeza pesada. O projeto conta ainda com oficinas e palestras para ajudar a conscientizar a população sobre a necessidade urgente do cuidado com o meio ambiente. Nas edições anteriores, as palestras e oficinas aconteciam durante as ações nas praias, mas em 2025 elas aconteceram dentro de institutos, ONGs, escolas e universidades públicas. O Rio ao Mar conta com o patrocínio da Seadril, Maersk Supply Service, Yinson Production e CLS Brasil.

SERVIÇO

Ação Cultural “Rio ao Mar”
Data: 10 de janeiro de 2026 (Sábado)
Horário: 16h30 às 19h30
Local: Praia do Leme
Endereço: Praça Júlio de Noronha – próximo à Mureta do Leme

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend