Uma celebração à vida no Dia dos Mortos, conduzida por histórias da pintora mexicana Frida Kahlo, é o convite que a atriz peruana-brasileira Rosana Reátegui faz ao público no espetáculo “Temperos de Frida”. Realização da QINTI Companhia, a peça ganha uma nova temporada a partir de 2 de agosto no Teatro Glaucio Gill, sempre às quartas-feiras, às 20h. A direção é de Tatiana Motta Lima.
Além de assinar a concepção e dramaturgia, Rosana Reátegui está em cena no espetáculo, se dividindo entre três personagens: a dona do bar Viva la Vida, onde se dá a celebração do Dia dos Mortos; a artista Frida Kahlo; e Catrina (caveira feminina conhecida como a Deusa da Morte e um dos principais símbolos da cultura mexicana). O texto costura trechos marcantes da vida de Frida Kahlo, frases emblemáticas e provocadoras mescladas com músicas mexicanas, como “La llorona”, “La bruja”, “Cucurrucucu paloma”, todas cantadas ao vivo pela uruguaia Natalia Sarante, acompanhada pelo violão de Luciano Camara.

Temperos de Frida – Foto: Rodrigo Menezes
Em “Temperos de Frida”, as paixões estão reunidas nos sabores, no canto e na palavra, como elementos de um potente encontro que é compartilhado com o público. “Seja nos boleros que Frida tanto gostava de cantar, nas histórias de grandes e arrebatadores amores ou na entrega profunda para defender sua vida, ela é aquela que viveu significativa e intensamente”, diz Rosana. “Frida recebeu inúmeras vezes a visita de Catrina, sua madrinha, e, do modo que podia e por sua conta e risco, como boa afilhada, sempre afirmou a vida. Fez arte, fez sexo e fez festa!”
A peça “Temperos de Frida” é o primeiro projeto da QINTI Companhia. Nascida no Peru com residência no Brasil há 25 anos, Rosana criou a companhia com a cantora uruguaia Natalia Sarante, em 2016, tendo como proposta promover encontros cênicos com temáticas latino-americanas. No repertório também conta com o espetáculo infantojuvenil “Canções para afastar o medo – Contos e acalantos latino-americanos”, que estará em cartaz durante o mês de agosto também no Teatro Glaucio Gill, aos sábados e domingos.
Ficha Técnica:
- Concepção, atuação e dramaturgia: Rosana Reátegui
- Direção: Tatiana Motta Lima
- Direção assistente: Rosana Reátegui
- Canto: Natalia Sarante
- Violonista: Luciano Camara
- Figurinista e adereços: Francisco Leite
- Cenografia: Renato Marques
- Assessoria nas visualidades: Daniele Geammal
- Iluminação: Thiago Monte
- Preparação de máscara: Marise Nogueira
- Confecção de máscara Catrina: Paul Colinó Vargas
- Fotografia e designer: Rodrigo Menezes
- Direção de produção: Bruno Paiva
- Apoio de produção: Serena Sollini
- Realização: Qinti Companhia
SERVIÇO
- Espetáculo: “Temperos de Frida”
- Local: Teatro Glaucio Gill
- Praça Cardeal Arco Verde, S/N – Copacabana
- Informações: (21) 2332-7904
- Temporada: Quartas, dias 02, 09, 16 e 23 de agosto
- Horário: 20h
- Classificação Indicativa: 16 anos
- Duração: 60 minutos
- Lotação: 86 lugares
- Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
- Instagram: @qinticompanhia