Quarta de poesia e arte visual na Abapirá

por Redação

Um encontro de poesia, performance e arte visual em torno da exposição “Debaixo da terra, um segredo canta’’, de Bia Monteiro. 

Poetisas e artistas da palavra interagem com arte contemporânea, provocando os sentidos, despertando novos olhares e instigando pensamento e emoções.

Lívia Aguiar comanda o evento com a participação de diversas artistas da palavra e intervenções sonoras de Rodrigo Marçal.

A quinta edição das Provocações Poéticas acontece no dia 17 de setembro, quarta, às 18h30, na Rua do Mercado, com microfone aberto no final.

A entrada é franca.

Poesia e arte visual na AbapiráA Abapirá, espaço independente de arte no Centro do Rio dedicado a produções artísticas de mulheres, promove a quinta edição de Provocações Poéticas. No evento, poetisas dialogam com a exposição “Debaixo da terra, um segredo canta’’, de Bia Monteiro, provocando pensamentos e emoções, numa tarde de criatividade, descontração e diversidade. Quem comanda o encontro é Lívia Aguiar. Participam também Orquídea Garcia, paula poc, Teia Porto e Winona Evelyn, atravessadas pelas intervenções sonoras de Rodrigo Marçal. Provocações Poéticas acontece no dia 17 de setembro, quarta-feira, às 18h30, com microfone aberto no final. A entrada é franca.

Provocações Poéticas é um projeto de intervenção poético-performativa em locais expositivos, coordenado pela poetisa, performer e artista gráfica Lívia Aguiar. A partir de poemas que dialogam com a mostra, o evento convida a uma vivência imersiva e multissensorial em torno das obras expostas. Misturando arte, poesia, música e intervenções diversas, a ideia é provocar os sentidos por meio da experiência artística, despertando novos olhares e percepções. Elaborado por Lívia Aguiar com a participação da artista, o encontro reúne músicos, poetas e performers numa ativação aberta também à intervenção do público no final.

Com curadoria de Claudio Oliveira, a mostra “Debaixo da terra, um segredo canta’’, de Bia Monteiro, reúne obras inéditas da artista conhecida por um trabalho que entrelaça escultura, imagem em movimento, fotografia e desenho, numa investigação poética sobre o corpo e a paisagem, matéria e memória, presença e impermanência. Aberta no dia 6 de setembro, a exposição pode ser visitada até 6 de novembro. A iniciativa faz parte do Projeto Janelas da Abapirá, com apoio do Reviver Centro, plano de recuperação urbanística, cultural, social e econômica da região central do Rio. A entrada é franca.

LÍVIA AGUIAR

Escritora, performer, artista gráfica e viajante global. É graduada em jornalismo (UFMG, 2009), possui pós-graduação em Caminhar como Método para Arte e Educação (A Casa Tombada, 2024). É produtora, curadora e apresentadora do Provocações Poéticas, uma performance de poesia em espaços de artes visuais. Produz o podcast “Respiro” e a newsletter de viagens e processos criativos eusouatoa.substack.com. É colaboradora da plataforma colombiana de arte digital En el lienzo. Com a poetisa Mar Delfico, representa no Brasil o evento performático multidisciplinar Jam de Escritura, que já ocorreu na Argentina, Espanha, México, Colômbia e outros países hispânicos. Publicou mais de 20 fanzines entre 2014 e 2024. Publicou os livros de poesia “Histórias do Tempo do Amém” (1ª ed. Quintal, 2021) e “Aéroport” (Bebel Books, 2024). É uma das autoras de “Queria terminar mais” Lote 42 (2015). Publicou poemas em antologias e revistas literárias, tanto impressas quanto online. É poeta residente do Portal Fazia Poesia desde 2024.

BIA MONTEIRO

Bia Monteiro (Rio de Janeiro, 1976) é uma artista visual brasileira cuja prática abrange fotografia, vídeo, desenho, instalação e escultura. Sua pesquisa artística é profundamente enraizada na relação entre corpo, paisagem e memória, explorando temas filosóficos sobre pertencimento e fragilidade ambiental. Monteiro já participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, incluindo mostras em Tóquio, Maputo, Nova York, Quito e Veneza.

www.biamonteiro.com
@bmonteirop

ABAPIRÁ

Inaugurada em 2019, a Abapirá é um espaço independente de arte localizado no Centro Histórico do Rio de Janeiro, dedicado à produção e exposição de artistas femininas. Mais do que um simples espaço expositivo, é um território de experimentação, encontro e resistência, onde diferentes linguagens artísticas se atravessam e dialogam. O nome Abapirá vem do tupi, unindo as palavras “Aba” (humano) e “Pira” (peixe), uma fusão que remete à figura da sereia — símbolo da nossa identidade visual. Instalada em um sobrado revitalizado de 1850, no corredor cultural da região, o espaço abriga exposições individuais e coletivas, performances, residências artísticas e eventos que impulsionam a visibilidade e a autonomia de artistas femininas no cenário contemporâneo. Em um mundo da arte ainda marcado por desigualdades de gênero, a Abapirá se apresenta como um local de fortalecimento e liberdade, onde novas narrativas ganham espaço para ecoar. Atualmente o espaço é apoiado pelo Reviver Centro, plano de recuperação urbanística, cultural, social e econômica da região central do Rio, liderado pela da Prefeitura da cidade.

SERVIÇO

Provocações Poéticas em torno da exposição “Debaixo da terra, um segredo canta’’, de Bia Monteiro
Coordenação: Lívia Aguiar
Dia: 17 de setembro (quarta-feira)
Hora: 18h30
Local: Abapirá
Endereço: Rua do Mercado, 45 – Centro – Rio de Janeiro  Site: www.abapira.art
Entrada franca

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend