Início » Quatro profissionais do teatro se juntam para lançarem um livro voltado às técnicas do artista teatral

Quatro profissionais do teatro se juntam para lançarem um livro voltado às técnicas do artista teatral

por Redação
Na próxima sexta-feira (11/2) acontece o lançamento do livro ‘Formação, Práticas e Técnicas do Artista Teatral’, às 18h, na Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509).
O livro é da editora Paco e busca discutir o processo artístico de quatro profissionais e artistas de teatro – que também atuam como professores universitários. A obra contem artigos de Carlos Eduardo da Silva, Jonas Sales, Laura Maria de Figueiredo e Patrícia Teixeira, todos os autores possuem uma vasta experiência no universo artístico, e trazem em seus textos informações baseadas em experiências para a formação técnica do artista teatral.
Vale lembrar, que durante o lançamento haverá um bate-papo com os autores sobre o trabalho teatral dentro dos processos criativos.
Biografia dos autores:
Carlos Eduardo da Silva
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina, com pesquisa sobre o processo criativo da ópera Otello de Verdi-Boito. Em junho de 2019, foi o primeiro pesquisador a receber autorização do Governo Italiano para consultar os esboços e rascunhos do compositor Giuseppe Verdi, disponibilizados pela primeira vez na história. Possui mestrado em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação de mesmo nome da Universidade Federal da Bahia, atua como diretor teatral e ator da Companhia Teatro Latino-Americano CHAMA, além de ser professor de Teatro no ensino básico, licenciado também em Música, Filosofia e Língua Portuguesa.
Jonas Sales
Artista da Cena e professor efetivo do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília-UNB, é Doutor em Artes Contemporânea/UNB e Pós-doutor pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Possui Mestrado em Educação e especialização em Dança pela UFRN.  Suas pesquisas estão nos campos da Corporeidade e Negritude, Manifestações cênicas de culturas tradicionais e Pedagogias da cena.
Laura Maria de Figueiredo
Atua há 35 anos na área da iluminação cênica onde começou  o aprendizado no grupo Lanavevá e com  Jorginho de Carvalho no Rio de Janeiro no início dos anos 1980. Como operadora de luz destacam-se trabalhos para espetáculos protagonizados por Marília Pera; Denise Fraga; Juca de Oliveira; Diogo Vilella; Wagner Moura, entre outres.  Como iluminadora trabalhou com os diretores Fauzi Arap,  José Celso Martinez Correa, Aderbal Freire Filho; Jarbas Homem de Melo, Rosi Campos; e com o grupo Fábrica São Paulo entre outros. Graduou-se e fez mestrado na ECA/USP. Desde 2014 é professora no curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde atua no CENOTEC- Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena. Atualmente faz o doutorado no Centro de Educação da UFRN na área de pesquisa Educação e Acessibilidade em contexto educacionais. Pesquisa audiodescrição e tecnologias da encenação em contextos didáticos do teatro.  Em Natal fez projetos de luz para espetáculos de dança de Alexandre Américo:  Cinzas ao Solo/2016; e Bípede sem pelo (2021), entre outros.
Patrícia Teixeira
Graduada em Licenciatura Plena em Artes Cênicas pela Uni-Rio. Direção teatral pela Escola Superior Célia Helena. Especialista no método Stanislavski de Teatro pelo GITS em Moscou. Psicóloga, especialista em abordagem junguiana pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC de SP. Analista Junguiana e formação. Professora universitária da PUC-Rio e UNIP-SP. Professora das oficinas culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Diretora da Cia. Coexistir de Teatro na encenação de mitos em cena. Pesquisadora de mito e individuação em cena, simbologias, psique, performance e Psicopedagogia teatral.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via