Início » Quem pode usar o Google Classroom? Descubra neste post!

Quem pode usar o Google Classroom? Descubra neste post!

por Redação
Google Classroom

Você já ouviu falar no Google Classroom? Essa é uma plataforma desenvolvida pelo Google que integra professores e alunos e permite até mesmo a realização de aulas à distância.

O serviço é gratuito e qualquer pessoa pode acessá-lo por um smartphone com sistema Android ou iOS, e até mesmo de um computador.

Vale dizer que a solução é parte do Google Workspace for Education Fundamentals que é um conjunto de diversas ferramentas e serviços do Google para escolas.

Durante a pandemia de Covid-19 o sistema foi adotado por várias instituições de ensino como alternativa às aulas presenciais e se mostrou bastante prático e eficiente.

Neste artigo vamos explicar um pouco mais profundamente como funciona o Google Classroom e como usar essa ferramenta na sua escola. Boa leitura!

O que é o Google Classroom?

O Google Classroom é uma sala de aula virtual que permite a interação entre professores e alunos em tempo real, mesmo que estejam distantes um do outro.

A ferramenta permite um maior dinamismo, uma vez que quando falamos em uma interação entre educador e aluno estamos falando em diversas atividades que são realizadas em sala de aula.

Por isso, a intenção do Google Classroom é deixar a experiência mais próxima da realidade, abrangendo encontro síncrono através de videoconferências até a entrega de avaliações e notas.

Como funciona o Google Classroom?

O serviço do Google tem diversas funcionalidades, e por isso ele permite que a escola crie diferentes turmas, distribua tarefas e diversas outras atividades.

Um ponto interessante é que o Google Classroom possui um mural de atividades no qual o responsável pela turma pode publicar vídeos, áudios, arquivos em PDF, e até mesmo comunicados por escrito.

O interessante é que os alunos podem comentar nas postagens, o que torna o ambiente de aprendizado bastante dinâmico.

Por exemplo, tem uma outra ferramenta chamada Classcraft desenvolvida pelo Google que permite a criação de jogos com missão baseadas no desempenho dos alunos nas atividades.

Tudo isso permite uma maior interatividade e uma nova forma de ensinar e aprender usando a tecnologia como um importante suporte de aprendizado.

Facilidade na vida do docente e da escola

O Google Classroom facilita bastante a vida dos professores. Pois, eles podem criar várias turmas e publicar tópicos no mural. Além disso, dá para adicionar perguntas e anexar atividades.

Vale dizer que essas atividades podem ser avaliadas ou não. Quem preferir pode usar a pasta do Google Drive da turma para publicar arquivos e materiais de apoio para as aulas.

Para administrar todo esse trabalho, os professores podem acessar até quatro abas diferentes como mural de atividades, pessoas e notas.

Praticidade no momento de passar as atividades

Na aba atividades o professor cria várias tarefas e até mesmo inclui orientações para os alunos. E sabe o que é interessante? Dá até mesmo para determinar prazos para a realização dessas atividades.

Os comentários dos alunos podem ser públicos ou particulares, e eles podem anexar arquivos para a conclusão da atividade. 

O professor elabora também provas discursivas, objetivas e mistas por meio do Google Forms. E se houver questões de múltiplas escolhas, o estudante pode ver se acertou ou não uma questão.

Vale dizer que as datas de todas as reuniões ficam disponíveis no Google Agenda, e por isso o estudante não perde prazos, uma vez que ele é sempre notificado.

Como os alunos acessam o Google Classroom?

O Google Classroom traz muita praticidade para os alunos. Pois, eles podem acessar todas as turmas nas quais estejam cadastrados.

Nesse sentido, o acesso é diferente do acesso dos professores. Afinal, o aluno não pode entrar em uma turma na qual ele não faça parte. Tudo isso deixa o sistema ainda mais dinâmico e atraente.

Quando o aluno entra na turma que ele faz parte, ele tem acesso ao mural, às atividades e até mesmo às tarefas que foram criadas pelo professor. E dá para acompanhar as notas atribuídas a cada tarefa, bem como o seu prazo de entrega.

Os alunos ainda contam com lembretes sobre as atualizações no mural, que chegam diretamente na caixa de entrada do e-mail. Essa é uma maneira de não perder nenhuma informação importante.

E ao clicar na aba “Pessoas” dá para ver quais são os demais integrantes da turma, e até mesmo o próprio professor.

É difícil criar uma conta no Google Classroom?

A criação de uma conta no Google Classroom, além de muito simples, é gratuita. Mas é preciso antes ter uma conta Google para usar a plataforma.

Atendendo esse requisito, você pode acessar o site oficial e na página login inserir o seu e-mail da conta Google e posteriormente clicar em “Próxima” para continuar.

Depois será preciso digitar a senha da sua conta e pronto. Com um único login a sua conta é criada, e você pode usá-la como um aluno ou até mesmo como um professor.

Caso seja um docente, você só pode criar uma turma se estiver vinculado a uma instituição de ensino inscrita no Google Workspace for Education Fundamentals.

Todavia, você também pode usar o Google Classroom como uma ferramenta complementar, bastando apenas ter uma conta Google.

Vale a pena ter o Google Classroom?

A tecnologia chegou para revolucionar diversas áreas da nossa vida, e a educação é uma delas. Principalmente para nível superior, bem como cursos complementares, ela ajuda bastante no aprendizado.

Por isso, ainda que sua escola opte por aulas presenciais, o Google Classroom ajuda no extraclasse. E ainda permite que os alunos interajam com os professores mesmo no período em que não estiverem em aula.

Já para escolas que querem oferecer cursos online, a ferramenta é ainda melhor. Pois você não precisa investir em um novo sistema, e pode interagir em tempo real com os alunos usando diversos recursos disponíveis do Google Workspace.

Há várias possibilidades de assinatura, e sua escola pode encontrar aquela que melhor atende aos seus anseios para oferecer uma experiência ainda melhor para os estudantes. Você já usa essa ferramenta?

Este post é de autoria da Safetec Educação, uma empresa com mais de 10 anos de mercado, obcecada em criar experiências na área educacional, através de soluções simples e colaborativas, que gerem resultados.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via