A estreia será no dia 4 de setembro de 2025, no Teatro Casa Grande, com elenco composto por 15 atores e atrizes dirigidos por Renato Carrera, entre eles Carmo Dalla Vecchia e Vannessa Gerbelli.
Arthur Miller escreveu esta obra durante o macarthismo norte-americano, mas este clássico do teatro moderno continua como metáfora da polarização política, manipulação da verdade, julgamentos públicos, intolerância, perseguições religiosas, crise ética e consequentes tensões sociais.
Com direção de Renato Carrera, “As Bruxas de Salém” estreia no dia 4 de setembro de 2025, no Teatro Casa Grande, localizado no Leblon, Rio de Janeiro, com elenco composto por 15 atores e atrizes, entre eles Carmo Dalla Vecchia e Vannessa Gerbelli. A obra do americano Arthur Miller não é apenas um relato histórico, mas também uma crítica social e política que ressoa com a experiência humana contemporânea, questionando a natureza da verdade, a importância da integridade individual, os perigos da intolerância e da manipulação.
Em 1692, na vila de Salém, em Massachusetts, parte da região conhecida na época como Nova Inglaterra, no nordeste do Estados Unidos, o fazendeiro John Proctor (Marcel Giubilei) rompe com sua jovem amante Abigail Williams (Elisa Pinheiro), sobrinha do reverendo Páris (Carmo Dalla Vecchia), que passa a agir com objetivo oculto de eliminar rivais e proteger segredos pessoais. Após Abigail ser flagrada liderando um grupo de jovens mulheres que dançavam feito pagãs, acusadas de conjurar espíritos na floresta, são levadas a julgamento e diante da Corte Suprema (Vannessa Gerbelli), para escaparem de serem mortas, alegam estar possuídas pelo diabo. O que dá início a uma onda de acusações infundadas e histeria coletiva, que leva à condenação de várias pessoas por bruxaria, inclusive Elizabeth Proctor (Patrícia Pinho).
“Na nossa montagem o público faz parte da assembleia desse julgamento”, comenta o diretor Renato Carrera.
Arthur Miller parte desse mote para construir uma obra de estrutura dramática trágica. Dividida em quatro atos, a peça reflete a religiosidade puritana da época, com crescente tensão opressiva e emocionalmente carregada. Desta forma o autor levou para a sua contemporaneidade questões atemporais com personagens complexos e temas universais, que continuam, no tempo atual, a provocar reflexões profundas sobre liberdade, verdade e responsabilidade moral, como símbolo da resistência à intolerância e à manipulação ideológica.
Escrita em 1953, durante a perseguição anticomunista nos Estados Unidos, a peça retrata os julgamentos por bruxaria na Salém do século XVII, mas sua mensagem permanece atual – em contexto mundial.
A fala do juiz Danforth “Ou estás com esta corte, ou estás contra ela”, expressa a lógica binária que domina o debate público e se sustenta até a atualidade. Representa a cegueira ideológica e o autoritarismo disfarçado de justiça. Esse trecho não fala apenas do século XVII, fala de qualquer época em que a verdade é distorcida por medo, ideologia, religiosidade ou poder. Até que ponto estamos repetindo, com novas ferramentas, as mesmas injustiças do passado?
Hoje, em um mundo marcado por tensões políticas, sociais e digitais, “As Bruxas de Salém” mostra como o medo e a histeria coletiva podem ser usados para justificar perseguições, silenciar vozes dissidentes e destruir reputações. É, assim, uma crítica atemporal aos mecanismos de repressão social e política, por mostrar como sociedades podem se voltar contra seus próprios cidadãos em momentos de crise. A peça é também uma reflexão sobre a coragem individual diante da opressão.
A encenação de Renato Carrera terá projeções de imagens filmadas em tempo real, durante as apresentações, música tocada ao vivo por Gustavo Benjão, que assina a trilha sonora, e os personagens estarão em um cenário de ambiente subterrâneo, preservando a tensão em tempo integral.
O elenco é composto por: Marcel Giubilei (John Proctor), Elisa Pinheiro (Abigail Williams), Carmo Dalla Vecchia (Reverendo Parris), Vannessa Gerbelli (Juiz Danforth), José Karini (Reverendo Hale), Patrícia Pinho (Elizabeth Proctor), Flávia Freitas (Tituba), Maria Adélia (Rebecca Nurse), Daniel Braga (Thomas Putnam), Isabel Pacheco (Ann Putnam), Lindomar Francisco (Giles Corey), Bela Carias (Betty Parris), Fernanda Sal (Mary Warren), Izabella Almeida (Suzanna Walcott) e Clarisse Deussane (Mercy Lewis).
“Eles estão no subterrâneo da alma, nesses lugares desconhecidos onde o ser humano esconde mentiras e falsas verdades, manipulações, “bruxarias” do que deseja, pulsões sexuais ou religiosas”, comenta Renato Carrera. “Trazemos essa história, esses personagens, para os dias de hoje quando retiramos a carga de época da peça, com um figurino e um ambiente mais contemporâneo”, conclui.
Sinopse
Na puritana cidade de Salém, rumores sobre a existência de bruxas aterrorizam o povoado. Após flagrar um grupo de jovens mulheres lideradas por Abigail Williams (Elisa Pinheiro) dançando na floresta, o reverendo Páris (Carmo Dalla Vecchia) convoca um exorcista para investigar a situação. Um tribunal se instaura, colocando o fazendeiro John Proctor (Marcel Giubilei) diante da Corte Suprema (Vannessa Gerbelli) para defender sua família e sua honra.
Ficha técnica
- De Arthur Miller
- Tradução: José Rubens Siqueira
- Dramaturgismo: Patrícia Pinho
- Direção: Renato Carrera
- Direção de Produção: Bruno Mariozz
Elenco: Marcel Giubilei (John Proctor), Elisa Pinheiro (Abigail Williams), Carmo Dalla Vecchia (Reverendo Parris), Vannessa Gerbelli (Juiz Danforth), José Karini (Reverendo Hale), Patrícia Pinho (Elizabeth Proctor), Flávia Freitas (Tituba), Maria Adélia (Rebecca Nurse), Daniel Braga (Thomas Putnam), Isabel Pacheco (Ann Putnam), Lindomar Francisco (Giles Corey), Bela Carias (Betty Parris), Fernanda Sal (Mary Warren), Izabella Almeida (Suzanna Walcott) e Clarisse Deussane (Mercy Lewis)
- Cenário: Daniel de Jesus
- Iluminação: Dani Sanchez
- Figurino: Dani Ornellas e Biza Vianna
- Trilha Sonora: Gustavo Benjão
- Sonorização: Thiago Pinto
- Preparação Vocal: Carol Futuro
- Direção de Movimento: Maria Alice Poppe
- Assistente de Direção: Gabriel Flores
- Assessoria de Imprensa: Ney Motta
- Fotos de Divulgação: Naná Moraes
- Gestão de Redes Sociais: Lead Comunicação
- Produção Executiva: Natasha Arsenio
- Assistente de Produção: Marilene Ribeiro
- Assistente de Comunicação: Rafael Prevot
- Assistente Financeiro: Ingryd Cardozo
- Assistente de Coordenação Geral: Lisandra Alves
- Coordenação Geral: Marcel Giubilei
- Idealização: Marcel Giubilei e Renato Carrera
Serviço
As Bruxas de Salém
- Temporada: de 4 de setembro até 05 de outubro de 2025
- Quinta à sábado às 20h e domingo às 18h
- Local: Teatro Casa Grande
- Av. Afrânio de Melo Franco, 290, Loja A, Leblon, Rio de Janeiro
- Ingressos: à venda na bilheteria do teatro ou antecipadamente pelo Eventim.com.br:
- https://www.eventim.com.br/
artist/teatro-casa-grande/ bruxas-de-salem-3934963 - Duração: 150 minutos
- Classificação: 14 anos