Início » Repertório Cultural destaca a obra da cantora brasileira Cássia Eller na Sala Baden Powell

Repertório Cultural destaca a obra da cantora brasileira Cássia Eller na Sala Baden Powell

Em sua 3º edição, o projeto itinerante de leituras dramatizadas de composições musicais destaca a obra da cantora brasileira e reúne na Sala Baden Powell atores da nova geração da cidade

por Redação
Denys Vasconcellos e Lazuli Barbosa

O Repertório Cultural vem conquistando o público e artistas ao exaltar o conteúdo poético das letras escritas por grandes nomes da música brasileira. Idealizado pela produtora Christiane Mattos e com direção de Rose Abdallah, da Cia de teatro Os Fodidos e Privilegiados, o projeto surgiu do interesse de se criar um evento de leitura para jovens com essa rica fonte de aprendizado.

A leitura das canções traz a necessidade do ator desafiar seu conhecimento e aprimorar sua técnica. Ali no palco e com as letras das músicas na mão, ele passa analisar as mensagens presentes no que foi escrito pelos autores e vive naquele instante os temas abordados. Para o público é uma maneira de inspirar reflexão e senso crítico pelo conteúdo da performance.

“Quando comecei a pensar em dar forma ao projeto, minha intenção era conectar uma atriz e diretora experiente com atores da nova geração e destacar a relevância da nossa história musical para uma plateia que frequenta teatro, saraus e eventos culturais. Hoje percebo que é para  todas as idades”, observa Christiane.

“Leituras dramatizadas sempre fizeram parte da minha vida artística”, de Nelson Rodrigues à Brecht. O Repertório Cultural, além de trazer a poesia das composições de Renato Russo, Cazuza e agora Cássia Eller, é composto por gente talentosa que possivelmente, a grande maioria, jamais conheceria essa vasta obra da MPB. Fazer parte desse movimento é um desafio e um privilégio” ressalta a diretora.

Ao promover esse intercâmbio de experiências, o Repertório Cultural desde sua primeira edição em julho no Gabinete de Leitura Guilherme Araújo, traz um elenco formado por atores profissionais, recém-formados e estudantes. Convidada para esta edição, a atriz Lazuli Barbosa da Cia. de Teatro Ciclo, selecionou as músicas Partido Alto e Juventude Transviada para a apresentação ao lado do ator Denys Vasconcellos.Ela adianta: “Partido Alto foi escolhido porque, além de ser uma homenagem ao samba de raiz do Rio, foi uma música censurada, escrita por Chico Buarque, que Cássia dizia ser seu pai. Eu gosto da brincadeira do povo brasileiro ser feliz mesmo nas dificuldades. E apesar de não ter ficado conhecida na voz dela, eu me apaixonei pela Cássia cantando Juventude Transviada ao lado do Luiz Melodia. Muito forte. Emocionante”.

Elenco: Caio Pozes, Denys Vasconcellos, Drico Alves, Felipe Magoulas, Giovanna Maximo, Giulie Oliveira, Hiago Vilani, Júlia Nepomuceno, Lara Bereta, Lara Jonê, Lazuli Barbosa, Rafael Awi, Wemerson Rismo e Xande Valois.

Lazuli Barbosa | Carioca de 38 anos formada pela Cal em 2008, atriz e diretora geral da Cia.Ciclo Ver e Ler, de leituras encenadas. Esteve recentemente no elenco do espetáculo Bônus Demônia, de Hamilton Vaz Pereira.

Denys Vasconcellos | Carioca 43 anos, formado pela Cal em 2007, integrante da Cia.de Teatro Ciclo. Entusiasta da dramaturgia brasileira em suas diferentes linguagens e entende cultura como uma poderosa ferramenta de transformação e inclusão social.

Serviço:

Local: Sala Baden Powell

Rua General Barbosa Lima, 68 (fundos) – Copacabana 

Dia: 20 de novembro de 2022

Horário: 19:30 h

Classificação: 

Duração: 60 min

Gênero: leitura dramatizada 

Entrada gratuita

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via