Richard Santos e Ivanir dos Santos

Richard Santos lança o livro “Mídia, colonialismo e imperialismo cultural: o caso comparado da TV pública no Brasil e na Argentina”

por Redação
Pioneiro do rap nacional, hoje doutor em Ciências Sociais, Richard Santos discute como a geopolítica da comunicação impede a pluralidade étnico-racial na televisão brasileira
Em sua passagem pelo Rio de Janeiro, Richard Santos lançou na sexta, na livraria blooks de Botafogo, o livro “Mídia, colonialismo e imperialismo cultural: o caso comparado da TV pública no Brasil e na Argentina”. 
 
Richard Santos, leia-se Big Richard é uma figura icônica dos anos 1990/2000 no cenário cultural brasileiro. Jornalista, pesquisador, escritor, rapper, docente e extensionista lotado no Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais (CFPPTS) da Universidade Federal do Sul da Bahia.
 
A obra é uma publicação da editora Telha revela como a televisão no Brasil, em sua estrutura, estética e com a predominância branca, contribuiu para a formação do imaginário nacional, alusivo ao modelo televisivo norte-americano. Pesquisa prática e teórica de mais de duas décadas de atuação em diversos meios de comunicação e de investigação acadêmica, fruto do doutorado realizado no Departamento de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Brasília, ELA-UNB. De modo geral, o escritor analisa se as transformações ocorridas no âmbito das TVs Públicas do Brasil e da Argentina proporcionaram a criação de um discurso emancipatório e contra-hegemônico em relação às políticas de mercado e da indústria cultural.
 
“Um leitura obrigatória, traz um olhar histórico, Richard compara a importação de modelos televisivos dos Estados Unidos. Uma reflexão interessante, destacando toda essa influência, seus padrões na definição dos estereótipos midiáticos”, destaca o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos – Pós-doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ).  Pesquisador e coordenador de área de pesquisa no Laboratório de História das Experiências Religiosas – da LHER/UFRJ).

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via