‘Rio, Negro’ é indicado ao Prêmio PLATINO de Cinema Ibero-Americano 2024 pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e SICAV

Gabriel Barbosa, Mãe Meninazinha de Ozum e Fernando Sousa
Gabriel Barbosa, Mãe Meninazinha de Ozum e Fernando Sousa (Foto: Elisangela-Leite

Nesta segunda (4), a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e o SICAV (Sindicato Interestadual Indústria Audiovisual) anunciaram os indicados ao Prêmio PLATINO de Cinema Ibero-Americano 2024, a maior premiação do audiovisual ibero-americano. Entre os concorrentes, está o filme “Rio, Negro”, da Quiprocó Filmes, que disputa a categoria Melhor Documentário. O evento, reconhecido como dos mais significativos no cenário audiovisual, terá sua cerimônia de premiação em 20 de abril de 2024, no México.

“Rio, Negro”, dirigido e roteirizado por Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, aborda e demarca – por meio de entrevistas com grandes personalidades e intelectuais cariocas, além de imagens históricas – os processos sociais, políticos e as profundas transformações ocorridas entre a segunda metade do século XIX e o início do século XX, no Rio de Janeiro, devido à presença e à influência de pessoas negras de origem africana. Neste período, a cidade do Rio foi o epicentro da chegada de mais de 2 milhões de pessoas negras escravizadas no Brasil.

Com um total de 22 categorias, incluindo Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção, Melhor Direção, Melhor Ator, Atriz, Melhor Roteiro, entre outras, destaca-se a série “Cangaço Novo”, recentemente disponibilizada no Prime Vídeo, que lidera as indicações, totalizando seis. A Comissão responsável pela seleção foi composta por 11 membros: oito indicados pela Academia, em votação entre os sócios, e três indicados pelo Sicav.

“É uma honra ter Rio, Negro representando o cinema brasileiro junto com grandes filmes no Prêmio Platino de Cinema Ibero Americano. Essas indicações e premiações recentes reforçam a qualidade e a força do cinema independente brasileiro!”, afirma Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, diretores do filme.

“Rio, Negro” já foi exibido em festivais e concorreu ao African Movie Academy Awards

Desde que estreou nos cinemas, em 2023, “Rio, Negro” vem cumprindo uma importante trajetórias em festivais no Brasil e no exterior. Integrou a seleção oficial do Dubai Festival 2023, o 47º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais – ANPOCS (vencedor da Mostra de Longa-metragens), o 11º FIFER, o 9º Santos Film Fest 2023 (menção honrosa na Competição de longa-metragens), o 27th Inffinito Brazilian Film Festival 2023, o II Festival Casa Sueli Carneiro 2023 e o 12° Festival Internacional de Cine Político 2023 e concorreu ainda na categoria Melhor Documentário sobre a Diáspora, no 19th African Movie Academy Awards.

Trazendo uma perspectiva afrocentrada sobre a formação da cidade do Rio de Janeiro, o documentário revela o protagonismo individual e coletivo da população negra, bem como a perseguição institucional que culmina na transferência da capital para Brasília também como uma estratégia de apagamento desta população. “Rio, Negro” apresenta argumentos históricos inéditos que articulam o ideário racista que molda nossas relações sociais, a mudança da capitalidade nacional e os efeitos políticos decorrentes desse processo sobre o Rio de Janeiro.

Com roteiro e direção de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, o longa conta com depoimentos de importantes ativistas do movimento negro, artistas, arquitetos e outros pensadores da cidade, tais como o ator Haroldo Costa, o escritor Luiz Antonio Simas, a vereadora Tainá de Paula, o carnavalesco Leandro Vieira, o ritmista Eryck Quirino, a atriz Juliana França, a ialorixá Mãe Meninazinha de Oxum, a historiadora Ynaê Lopes, os pesquisadores Christian Lynch, Nielson Bezerra e Eduardo Possidonio, entre outros.

Quiprocó Filmes:

A Quiprocó Filmes é uma produtora audiovisual independente, sediada no Rio de Janeiro, que busca provocar mudanças através de um olhar inquieto. Criamos imagens atentas às histórias, emoções e afetos, a partir de diferentes vozes, transformando a maneira que as pessoas vêem suas próprias vidas e os diferentes elementos da nossa cultura. Criamos conteúdo para Cinema, TV e streaming. Produzimos conteúdo publicitário e institucional para organizações e empresas. Realizamos oficinas audiovisuais em parceria com instituições da sociedade civil.

Siga a Quiprocó Filmes:

Instagram: https://www.instagram.com/quiprocofilmes/

Twitter: https://twitter.com/quiproco_filmes

LinkedIN: https://www.linkedin.com/company/quiprocofilmes/

Facebook: https://www.facebook.com/quiprocofilmes

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCtpEScDM2N1-ES1-ZAeQ32A

Vimeo: https://vimeo.com/quiprocofilmes