Gabriel Barbosa, Mãe Meninazinha de Ozum e Fernando Sousa

‘Rio, Negro’ é indicado ao Prêmio PLATINO de Cinema Ibero-Americano 2024 pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e SICAV

O documentário da Quiprocó Filmes, dirigido por Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, concorrerá na categoria Melhor Documentário na premiação, que será em abril de 2024

por Redação

Nesta segunda (4), a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e o SICAV (Sindicato Interestadual Indústria Audiovisual) anunciaram os indicados ao Prêmio PLATINO de Cinema Ibero-Americano 2024, a maior premiação do audiovisual ibero-americano. Entre os concorrentes, está o filme “Rio, Negro”, da Quiprocó Filmes, que disputa a categoria Melhor Documentário. O evento, reconhecido como dos mais significativos no cenário audiovisual, terá sua cerimônia de premiação em 20 de abril de 2024, no México.

“Rio, Negro”, dirigido e roteirizado por Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, aborda e demarca – por meio de entrevistas com grandes personalidades e intelectuais cariocas, além de imagens históricas – os processos sociais, políticos e as profundas transformações ocorridas entre a segunda metade do século XIX e o início do século XX, no Rio de Janeiro, devido à presença e à influência de pessoas negras de origem africana. Neste período, a cidade do Rio foi o epicentro da chegada de mais de 2 milhões de pessoas negras escravizadas no Brasil.

Com um total de 22 categorias, incluindo Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção, Melhor Direção, Melhor Ator, Atriz, Melhor Roteiro, entre outras, destaca-se a série “Cangaço Novo”, recentemente disponibilizada no Prime Vídeo, que lidera as indicações, totalizando seis. A Comissão responsável pela seleção foi composta por 11 membros: oito indicados pela Academia, em votação entre os sócios, e três indicados pelo Sicav.

“É uma honra ter Rio, Negro representando o cinema brasileiro junto com grandes filmes no Prêmio Platino de Cinema Ibero Americano. Essas indicações e premiações recentes reforçam a qualidade e a força do cinema independente brasileiro!”, afirma Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, diretores do filme.

“Rio, Negro” já foi exibido em festivais e concorreu ao African Movie Academy Awards

Desde que estreou nos cinemas, em 2023, “Rio, Negro” vem cumprindo uma importante trajetórias em festivais no Brasil e no exterior. Integrou a seleção oficial do Dubai Festival 2023, o 47º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais – ANPOCS (vencedor da Mostra de Longa-metragens), o 11º FIFER, o 9º Santos Film Fest 2023 (menção honrosa na Competição de longa-metragens), o 27th Inffinito Brazilian Film Festival 2023, o II Festival Casa Sueli Carneiro 2023 e o 12° Festival Internacional de Cine Político 2023 e concorreu ainda na categoria Melhor Documentário sobre a Diáspora, no 19th African Movie Academy Awards.

Trazendo uma perspectiva afrocentrada sobre a formação da cidade do Rio de Janeiro, o documentário revela o protagonismo individual e coletivo da população negra, bem como a perseguição institucional que culmina na transferência da capital para Brasília também como uma estratégia de apagamento desta população. “Rio, Negro” apresenta argumentos históricos inéditos que articulam o ideário racista que molda nossas relações sociais, a mudança da capitalidade nacional e os efeitos políticos decorrentes desse processo sobre o Rio de Janeiro.

Com roteiro e direção de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, o longa conta com depoimentos de importantes ativistas do movimento negro, artistas, arquitetos e outros pensadores da cidade, tais como o ator Haroldo Costa, o escritor Luiz Antonio Simas, a vereadora Tainá de Paula, o carnavalesco Leandro Vieira, o ritmista Eryck Quirino, a atriz Juliana França, a ialorixá Mãe Meninazinha de Oxum, a historiadora Ynaê Lopes, os pesquisadores Christian Lynch, Nielson Bezerra e Eduardo Possidonio, entre outros.

Quiprocó Filmes:

A Quiprocó Filmes é uma produtora audiovisual independente, sediada no Rio de Janeiro, que busca provocar mudanças através de um olhar inquieto. Criamos imagens atentas às histórias, emoções e afetos, a partir de diferentes vozes, transformando a maneira que as pessoas vêem suas próprias vidas e os diferentes elementos da nossa cultura. Criamos conteúdo para Cinema, TV e streaming. Produzimos conteúdo publicitário e institucional para organizações e empresas. Realizamos oficinas audiovisuais em parceria com instituições da sociedade civil.

Siga a Quiprocó Filmes:

Instagram: https://www.instagram.com/quiprocofilmes/

Twitter: https://twitter.com/quiproco_filmes

LinkedIN: https://www.linkedin.com/company/quiprocofilmes/

Facebook: https://www.facebook.com/quiprocofilmes

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCtpEScDM2N1-ES1-ZAeQ32A

Vimeo: https://vimeo.com/quiprocofilmes

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via