A Chamada Eletrônica de Linha, que se tornou obrigatória em todo o circuito da ATP a partir de 2025, também está chegando à 11ª edição do Rio Open apresentado pela Claro, que será disputada de 15 a 23 de fevereiro. Ela será implantada em todas as quadras de jogo no Jockey Club Brasileiro.
O Electronic Line Calling (ELC) substitui os tradicionais juízes de linha e avisa quando a bola é fora, além de indicar se houve foot fault do jogador, caso ele pise na linha de fundo na hora do saque. A tecnologia é considerada mais precisa do que os olhos humanos.
“O ELC Live é uma tecnologia que finalmente poderá ser usada no saibro. Seremos apenas o segundo torneio a usar esse sistema e torcemos para que o público goste da inovação. Em breve, o sistema deixará a transmissão e a experiência do fã de tênis ainda mais rica, com inúmeros dados e estatísticas geradas automaticamente”, afirmou Lui Carvalho, diretor do Rio Open.
Além de oferecer precisão nas marcações de quadra, a tecnologia gera também uma quantidade imensa de dados sobre o desempenho dos jogadores. Com o suporte da Tennis Data Innovations (TDI), o sistema proporcionará insights valiosos sobre posicionamento, movimento da bola e velocidade de saque, entre outras estatísticas detalhadas.
Esses dados podem ser utilizados para análise de desempenho, ajudando jogadores e treinadores a refinarem suas estratégias.
Transmissão na Quadra 1Outra novidade do Rio Open 2025 é que, além das transmissões das partidas da Quadra Central Guga Kuerten pelo Sportv 3, os fãs do tênis Brasil afora também poderão acompanhar pelo Globoplay, entre segunda e sexta-feira, os jogos das chaves principais de simples e duplas previstos para a Quadra 1.
“Temos grandes jogos nessa quadra, a procura e o interesse por essas partidas estão aumentando e a atmosfera fica incrível. Muitos jogadores inclusive pedem para jogar ali pela proximidade da torcida. É uma quadra superconcorrida, onde acontecem também muitas partidas das duplas brasileiras”, explicou Thomaz Costa, vice-diretor do Rio Open.
O principal torneio de tênis da América do Sul, que agora faz parte do calendário oficial da Cidade Maravilhosa, chega a 2025 apresentando em sua galeria de campeões nomes como Rafael Nadal, David Ferrer, Pablo Cuevas, Dominic Thiem, Diego Schwartzman, Laslo Djere, Cristian Garin, Cameron Norrie, Sebastián Báez e Carlos Alcaraz. E não é só! Entre os tenistas que já estiveram no top 10 do ranking da ATP, o Rio Open também viu em ação Kei Nishikori, Jo-Wilfried Tsonga, John Isner, Marin Cilic, Gael Monfis e Fabio Fognini.
A 11ª edição promete ser ainda mais emocionante com as confirmações de Alexander Zverev, Holger Rune, Lorenzo Musetti, e os brasileiros Thiago Wild, João Fonseca e Thiago Monteiro entre os participantes.
Sobre o Rio Open 2025
O Rio Open 2025 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio do Santander, Mubadala, Shell, BetNacional, Black Princess, Engie, Emirates e Zurich. Também com as empresas Rolex, KIA, Seara Gourmet, Herbissimo, EMS, B3, Star+, EMS, Disney Cruise Line e, ainda com White Martins, Rede Dor, Tegra Incorporadora, IBMEC, Café Melitta, PremieRpet, Zetaflex, Shopping Leblon, ALLOS, Sorvete Magnum e Grey Goose.
A Fila será a responsável pelo material esportivo e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. Já a Worldwine oferecerá o espumante e vinho oficiais do Rio Open e a Lider fornece o mobiliário para o Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e para o Players Lounge.
O SporTV é a emissora oficial do Rio Open e exibe em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países através da ATP Media.
O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
O Rio Open é uma promoção IMM com realização do ICT.
Mais informações: