O poder transformador da música permeia a quinta edição do Rio2C, maior encontro de criatividade da América Latina, que acontece de 4 a 9 de junho, na Cidade das Artes, com talks, painéis, oficinas, shows, rodadas de negócios e muito mais. Dos 14 palcos reservados para a programação – que tem como tema central em 2024 o conceito “The Age of Awareness” (“A Era da Consciência”) –, dois deles são inteiramente dedicados à música – SoundBeats I e II –, enquanto o summit Meta Loves Music oferece treinamento e educação sobre as melhores práticas do instagram, facebook e whatsapp. 

Entre as novidades desta edição está a primeira edição do palco SoundBeats II by POPline.Biz espaço assinado em parceria com o POPline.Biz é Mundo da Música, primeiro portal do Brasil especializado no mercado musical, tem como proposta a aproximação entre público, artistas e líderes da indústria da música, a partir de conversas sobre carreira, gestão e tendências. 

Além disso, o principal evento de criatividade da América Latina também estreará o happy hour do Rio2C Stage, que trará uma série de shows de artistas da cena atual brasileira durante os seis dias do evento. O line-up é assinado por integrantes de gravadoras e agregadoras. No fim de semana, é a vez do Festivalia, que promove experiências imersivas com games de realidade virtual e aumentada, além de palestras, oficinas e masterclasses com grandes nomes da indústria criativa. 

A música entra em cena no Rio2C não sob o ponto de vista nostálgico de fitas cassetes, vinis, CDs, walkmans, clipes e programas de auditório. Mas com a atenção no presente e preocupados com o futuro. O poder da imagem e do som, como as trilhas contribuem para o audiovisual? Inteligência Artificial versus direitos autorais, lives e streaming, a era da pasteurização e a inclusão de música nos games estão no epicentro das conferências. Para dar voz a estes assuntos, o palco SoundBeats I reúne nomes influentes do mercado, entre eles, artistas, empresários, produtores, representantes de gravadoras e plataformas de streaming, que irão debater os bastidores do show business – hoje e amanhã. Já o Soundbeats II tem como proposta a aproximação entre público, artistas e líderes da indústria da música, a partir de conversas sobre carreira, gestão e tendências. 

Além da programação nos dois espaços, o GlobalStage e o Story Village – os palcos com maior capacidade de público do evento –receberão importantes nomes da indústria. E o summit Meta Loves Music, por sua vez, apresenta as últimas atualizações das ferramentas, boas práticas e ideias criativas para ajudar gravadoras, artistas e compositores a aproveitarem ao máximo das plataformas de mídia social.

Um dos grandes destaques do Rio2C 2024, Jody Gerson, CEO da Universal Music Group, vai conversar com o apresentador Zeca Camargo sobre a sua carreira de sucesso e jornada de liderança transformadora. A executiva vai compartilhar com o público do Story Village quais são as suas estratégias inovadoras de negócios, que tem gerado resultados impactantes em uma das principais empresas de entretenimento do mundo. Neste papo, Jody compartilhará também os seus insights exclusivos sobre o futuro da indústria da música.

Outra figura influente na indústria, Annabella Coldrick, CEO do Music Managers Forum – a maior organização global de empresários musicais, com mais de 2.700 membros, incluindo representantes dos maiores artistas, compositores e produtores da atualidade – também é destaque no programa. Ela abordará as semelhanças e diferenças entre as dinâmicas dos mercados inglês e brasileiro, oferecendo uma oportunidade única de obter insights sobre o funcionamento interno de um dos maiores mercados globais. Annabella também oferecerá uma masterclass para aspirantes a gerentes de artistas.

Estamos também promovendo uma conversa com Mary Ellen Coe, Chief Business Officer do YouTube. Mary Ellen é responsável por conduzir uma ampla gama de iniciativas, incluindo YouTube Music, YouTube TV e o Programa de Parceiros do YouTube. Nesta entrevista, exploraremos sua vasta experiência em operações globais de negócios, parcerias de conteúdo e o ecossistema de monetização do YouTube. Além disso, Mary Ellen fornecerá insights estratégicos sobre como produtores e criadores de conteúdo podem adaptar melhor seus processos de produção às constantes mudanças do mercado e aos avanços tecnológicos.

Se de um lado a programação musical traz uma pincelada dos principais temas em debate no mercado, com personalidades relevantes dos bastidores, de outro, dá também o devido protagonismo para nomes como Ney Matogrosso. O cantor é o convidado especial do painel “Ney Matogrosso, homem com H: uma jornada pelo legado Musical de um dos maiores ícones da música brasileira“, no GlobalStage, com moderação da jornalista e apresentadora da GloboNews Aline Midlej. 

O Palco da Música – SoundBeats I e II

Navegar com segurança nas mídias digitais é preciso. Personalizar conteúdo para cada perfil de rede social também. No painel “Ih, Viralizou! Quem é Você na Fila das Mídias?”, o DJ, produtor e cantor Pedro Sampaio (Warner Music Brasil), Thiago Abreu, head de Marketing Digital da mesma gravadora, e Carolina Moreira, líder de parcerias na área de música com artistas e labels do TikTok, com mediação da cantora Maria Bomani, costuram esses dois pontos. 

Como o mercado se beneficia ou se protege das criações feitas a partir de Inteligência Artificial e de quem são os respectivos direitos autorais são os dois principais questionamentos que esquentarão a mesa “E A.I,??? De Quem é a Música?”, com André Agra, Diretor Global de Operações da ONErpm (focada no desenvolvimento de artistas e selos), a compositora e produtora musical Flavia Tygel, e a advogada e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da Regulação da Fundação Getúlio Vargas Horrara Moreira. 

Tendência no cenário da música urbana, collabs e feats são cada vez mais usados como ferramentas nas estratégias de marketing. Para esmiuçar essa temática, a talk “Collab/ Feat – Tudo Junto e Misturado” reúne o DJ Dennis, renomado artista do funk atual com mais de 4,7M inscritos no YouTube, 4,4M no Instagram e 2M no TikTok; Alana Leguth, sócia-diretora na KondZilla e idealizadora do projeto HERvolution na mediação; Papatinho, codinome de Tiago da Cal Alves, artista, produtor musical e fundador da Papatunes Records, e, por fim, o empreendedor carioca e produtor do projeto “Favela Vive” Paulo Alvarez. 

A comunicação transparente com os fãs através das redes é um dos recursos para criar uma relação sólida entre artistas e público. Engajamento contínuo, criação de espaços de inclusão e a interlocução com os feedbacks do público nortearão a conversa “Fãs – Formação e Manutenção de Comunidades“, com Juliette, artista, cantora e vencedora do Big Brother 2021, Kamilla Fialho, empresária do universo do funk que iniciou sua carreira na Furação 2000, com a mediadora Marina Mattoso, diretora da Jangada Comunicação.. 

O Palco da Música também trará luz para o debate sobre a pasteurização do conteúdo artístico no ambiente musical. Em “Dados x Criatividade – A Era da Pasteurização do Conteúdo“, Larissa Luz, cantora e curadora do AFROPUNK (maior festival de cultural negra do mundo);Dedé Teicher, apresentadora do Canal Bis, na Multishow; Jonathan Ferr, um dos mais celebrados nomes do jazz brasileiro atualmente, e Gregg Bordallo, responsável por A&R (Artistas & Repertório) na Som Livre, conversarão sobre os desafios de mensurar o sucesso comercial baseado em números e dados sem abrir mão da diversidade e originalidade na música. 

A produção de grandes shows, sejam de turnês nacionais ou internacionais, impõe um desafio auspicioso para os realizadores: transformar espaços públicos ou privados, inicialmente, não projetados para esta finalidade. É o caso dos estádios de futebol, de arenas e da praia. Que caminhos precisamos para desenhar o futuro? será a provocação da talk “Aonde é o Show? Desafios de Venues e Calendários“, com Simon Fuller, inglês radicado no Brasil há 30 anos, à frente do Arena Jockey, e realizador de shows de Michael Jackson, Paul McCartney, Iron Maiden e outros; Samuel Lloyd, que dirige empresas privadas com foco na melhoria de serviços para o público, e Alex Pinto, fundador da ISÉ, produtor que atua na gestão de carreiras de artistas como Margareth Menezes, Afrocidade e Márcia Castro. 

A conexão entre as indústrias musical e de games será tema de “O Futuro da Música no Game”, que coloca na mesa as principais tendências, experiências, estratégias e plataformas, no Creator Square Stage, com participação de Black Will, apresentador de esportes e games, youtuber e streamer; Roberta Coelho, CEO do MIBR; Eric Santana, sócio da Agência Cria e gestor de projetos especiais da Mainstreet, e conta com mediação de Isabela Oliveira,conhecida como Azzy, atriz e compositora carioca. 

Soundbeats II by POPline.Biz 

Como criar um espetáculo realmente memorável? Quais os elementos na construção desse projeto? Como traduzir as ideias em realidade? Responsável por alguns dos shows que marcaram a história da música Pop e mainstream no Brasil, como o espetáculo da Ludmilla no Rock in Rio em 2022, IZA e Matuê no The Town, entre outros, Drica Lara falará sobre os bastidores dos seus cases de sucesso no painel “Os bastidores da direção criativa que conduz espetáculos memoráveis”.

No mercado musical, o formato “híbrido” não está presente apenas nas faixas com influências de diversos ritmos. Atualmente, é cada vez mais comum que profissionais, que possuam diversas expertises, organizem as suas rotinas para exercer várias funções. Para falar sobre “Como Ser Um Profissional Multifacetado na Música?”, estarão Dan Mendes, CEO da Amarela e Empresário de João Gomes, Iguinho & Lulinha, entre outros; e Pablo Bispo, cantor e compositor de inúmeros sucessos da música Pop brasileira.

O elo entre música e a emoção é conectado por pessoas. Seja nos palcos ou nos bastidores, são os profissionais envolvidos que fazem o espetáculo acontecer. Nesse contexto, o papel de uma liderança vai muito além de um “status”, mas, de um profissional que preenche verdadeiramente uma série de requisitos e é responsável por gerir uma equipe, engajar e promover os resultados positivos. Para conversar sobre esse importante tema, Cris Falcão, Manager Director da Virgin Music Group LATAM, uma das principais lideranças brasileiras no mercado da música latina, irá conversar sobre gestão de pessoas, os desafios e as oportunidades de ser uma liderança na indústria da música.

A efervescência dos ritmos afro-brasileiros, soul e disco que culminaram na explosão do Movimento Black Rio nos anos 1970 e plantaram a semente do funk na década seguinte serão relembrados por Dom Filó, produtor cultural, jornalista e criador da Cultne (maior acervo digital de cultura negra da América Latina), e Emílio Domingos, cineasta (“Black Rio! Black Power”, “A Batalha do Passinho” e outros), antropólogo e produtor, no painel “Movimento Black Rio e a Cena do Funk na Década de 70”.

Quantas etapas antecedem a criação de uma obra musical que é cantada por multidões e acumula milhões de streams? Existe uma fórmula para uma música de sucesso? Como as plataformas interferem na criação musical? E as ferramentas, como a inteligência artificial, podem ajudar ou prejudicar a arte? 

Para falar sobre esse e outros temas, no papel “Hit de Milhões – A Trajetória De Um Dos Maiores Hitmakers do Brasil”, o cantor e compositor Tierry, dono de inúmeros sucessos como “Rita” e “Hackearam-me” , além de canções nas vozes de Jorge e Mateus (Os Anjos Cantam), Ivete Sangalo (O Mundo Vai), Gusttavo Lima (Cem Mil), entre outros, conversará sobre o universo da composição de grandes sucessos na música brasileira e o crescimento do mercado nos últimos anos.

A partir de qual estágio em uma carreira independente é possível criar um planejamento para marcas? Como é feito esse diálogo? Como estruturar um projeto? O que pode ser entendido como “influência” na música? Todo artista é um Influencer? Analisando o atual cenário entre marcas e artistas, sobretudo os independentes, Mari Gomiero e a artista Agnes Nunes falarão sobre a relação de sucesso que possuem com as grandes empresas e como criar campanhas que de fato possuem bons resultados.

Um dos aspectos mais importantes na vida de um artista é ter uma equipe ao seu lado que ajude a promover e impulsionar a sua arte. Mas, como uma relação entre artista e empresária pode ser um sucesso? Quais os elementos que fortalecem essa trajetória? E como essa gestão é construída diariamente? Para conversar sobre esse importante tema e muitos outros que envolvem uma colaboração de sucesso, a empresária Simone Mizrahi e a cantora e compositora Duda Beat, que possuem 6 anos de parceria, falarão sobre a dinâmica de trabalho que possuem, novas formas de gestão, como organizar as diversas frentes de carreira, do jurídico, financeiro, aos palcos, entre outros!

No final de semana (8 e 9 de junho), o Soundbeats dá lugar ao PitchingShow: espaço para novos talentos se apresentarem por 30 minutos para uma plateia formada por integrantes de diversas áreas do meio musical. 

Esta Comissão da Música é formada por executivos do mercado como: Alana Leguth, Sócia-Diretora da kondZilla e idealizadora da Hervolution; Alexandre Sarthou, A&R Creative Manager da Universal Music; Ana Garcia, CEO do Festival Coquetel Molotov; Arthur Fitzgibbon, Diretor da ONErpm; Fabiane Pereira, Jornalista/Apresentadora e Curadora da Nova Brasil e do Canal Papo de Musica; Flavio Saturnino, Fundador do POPline; Láisa Naiane, Sócia-fundadora e Editora-chefe do POPline.Biz; Leila Oliveira, CEO da Warner Music; Liv Brandão, Editora da Billboard Brasil; Michelly Mury, Label Manager da Altafonte; Monique Dardenne, Co-fundadora e Diretora do WME (Women’s Music Event) Awards; Raína Biriba, Curadora do Festival Afropunk; Renée Chalu, Sócia Diretora do Festival Serasgum; Ricardo Brautigam, Sócio Fundador, Diretor Criativo e Artistico do Festival Rock the Mountain; Sergio Afonso, Presidente da Alma Viva; Victor Oliveira, Gerente de A&R da Sony Music.

Participam das apresentações artistas como Luciane Dom, Bela Maria, Morcego e Anna Pêgo. 

Plural e transversal, a programação será dividida em 14 palcos: “Global Stage”; “Storyvillage”; “Brainspace”; “House of Brands”; “Biodom”; “New Frontier”; “Future U”; “Soundbeats”; “Screening Room”; “Arts & Crafts’; “Games+”, “Writer’s Room”, “Soundbeats II by Popline.biz” e “Rio2C Stage”, além de outros sete espaços dedicados a conteúdo.

Para mais informações, acesse: https://www.rio2c.com/