Rio2C 2025 reúne especialistas do setor de games para discutir inovações e oportunidades no mercado digital

O maior evento de criatividade da América Latina acontece de 27 de maio a 1º de junho, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro

por Redação
Rio2C

Com um dos mercados mais aquecidos do mundo, de faturamento global estimado em mais de 187 bilhões de dólares no ano de 2024, os games serão tema do Summit Game+, em 27 de maio, dia de abertura do Rio2C 2025. Serão ao todo seis sete painéis reunindo criadores, artistas, streamers, organizadores de ligas e eventos, times, influencers, publishers e grandes marcas para debater as tendências do setor, as conexões com diversos mercados, além de networking e trocas com os principais players do setor.

Entre os destaques, o painel Muito Além da Diversão: Como os Games Viraram Plataformas Sociais e de Negócios discute como plataformas como Roblox, Fortnite e Minecraft evoluíram de simples jogos para espaços dinâmicos onde jogadores podem interagir, criar e até monetizar suas criações. Especialistas do setor, como Santos Masinha (Santos Masinha), João Biggie (CEO da Hero Base e Arcode) e Lucas Lima (Player1 Gaming Group), exploram como essas novas economias digitais estão transformando o mercado de games, oferecendo oportunidades não só para desenvolvedores independentes, mas para marcas que buscam alcançar milhões de usuários.

Outro painel relevante é Game On, Brasil: Fomento, Inovação e a Vitrine da Gamescom, que debate o papel do Brasil no cenário global de games. A parceria estratégica entre a Omelete e a Gamescom trará para o país o maior evento de games do mundo. Líderes do setor, como Rodrigo Terra (presidente da Abragems e CTE na ARVORE Immersive Experiences) e o diretor Gustavo Steinberg abordam as iniciativas de fomento lideradas pela Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais Eletrônicos e o impacto cultural e econômico que o crescimento do mercado de games está trazendo para o Brasil.

Já o painel Vozes em Jogo: a originalidade como motor de criação no ecossistema digital vai debater o papel dos criadores de conteúdo em um plural e com diversas possibilidades narrativas. Com a participação dos streamer e creators Nivy Estephan, Jon Vlogs e GB0012, e a mediação da Vanessa Oliveira, Co-fundadora da Caosfera, também será abordado como as plataformas impactam nessa construção de diferentes formas de conteúdo (ao vivo, gravado, vertical, horizontal, curto e longo) e o impacto da construção de identidade dos criadores e reflexo em suas comunidades.

A relação entre games e outras formas de entretenimento também será discutida no painel Convergência Digital: Futebol, Games e o Futuro da Interação com as Gerações Z e Alpha. A interação das novas gerações com o futebol está mudando, com jovens cada vez mais imersos em conteúdos interativos e dinâmicos. Leandro Valentim, da Player1; Bernardo Pontes, da ALOB; Matheus Vivian, do estúdio Hermit Crab e Rafael Gimenes, da Kings League Brasil debatem como o futebol digital se conecta com o consumo de games, criando novas formas de engajamento para as gerações mais jovens.

Já no painel Futuro Digital: Como o Fomento aos Games e Esports Pode Impulsionar Carreiras e Atrair Investimentos, os participantes discutem como políticas públicas podem impulsionar a indústria de games e esports no Brasil. Marília Marton (Secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo), Rafael Picciani (Secretário de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro) e Julia Garcia (Jornalista) destacam como o fomento governamental pode gerar novas oportunidades de trabalho, promover o empreendedorismo e atrair investimentos para o estado do Rio de Janeiro e para o Brasil como um todo.

As Olimpíadas de eSports, anunciada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), é um novo passo na convergência dos games com os esportes tradicionais. No painel Games e Olimpíadas: um novo jogo começa. O que isso significa para o futuro do esporte?, Marco La Porta, presidente do COB; Lincoln Oliveira, sócio e presidente da Stock Car e Carlos Eduardo Dias, presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSK), conversam sobre o impacto da entrada dos esportes eletrônicos no ambiente olímpico e seu significado para o futuro do esporte como um todo.

O Summit Game+ discute também a evolução do streaming em Do Gameplay ao IRL: o que está mudando na forma de criar e consumir streaming. Anadege Freitas (diretora de conteúdo e parcerias da Twitch) e a streamer, cantora, DJ e influenciadora Tília, com a mediação de Jonathas Tche, COO da Player1,  falam sobre os novos formatos como IRL, Reacts, podcasts ao vivo e conteúdos interativos que vêm transformando plataformas como a Twitch, ao criar novas formas de engajamento dos criadores com suas comunidades.

Palco Ferjee

Além do Summit Game+, o evento contará pela primeira vez com um palco exclusivo para esportes eletrônicos, em uma iniciativa da FERJEE (Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esportes Eletrônicos) com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro (SEEL). O Palco Ferjee terá uma programação diária, incluindo masterclasses, competições, paineis e experiências. A programação do irá explorar como os esports se tornaram parte da transformação cultural, econômica e educacional do Brasil, ampliando o debate sobre o papel estratégico da indústria gamer em áreas como inovação, capacitação profissional, políticas públicas e entretenimento.

De acordo com a consultoria PwC, o Brasil é o maior mercado de games da América Latina e o décimo maior do mundo, com projeção de movimentar mais de US$ 2,8 bilhões em 2025. Apenas o segmento de esports deve ultrapassar R$ 500 milhões em receitas até 2027, impulsionado por ligas, eventos presenciais, patrocínios e produção de conteúdo digital.

Serviço:

– Rio2C 2025 

– Local: Cidade das Artes, Rio de Janeiro

– Data: 27 de maio a 1 de junho

Para mais informações, acesse: https://www.rio2c.com/

Você também pode gostar

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend