Rock in Rio 2024: Festival e marcas parceiras se unem para realizar projetos inovadores e emocionantes

Junto a Coca-Cola, C&A, KitKat, Neoenergia, TIM e Trident, Rock in Rio prepara uma série de conteúdos inéditos que refletem toda a magia da Cidade do Rock

Em 1985, o Rock in Rio nasce de uma ideia de Roberto Medina, um dos maiores publicitários do país, a partir de uma campanha desenvolvida para uma cervejaria na época. Desde então, a cada edição, cada vez mais as marcas são parte indissociável da experiência de entretenimento do festival. Hoje, a poucas semanas de começar a edição em que celebra seus 40 anos de história, aquela que será a maior e melhor de todos os tempos, o festival anuncia projetos que tangibilizam o crescimento contínuo de sua parceria com as marcas, proporcionando momentos históricos e emblemáticos para os fãs que passam pela Cidade do Rock. Neste ano, além de contar com mais de 85 marcas ativando o festival e mais de 130 ativações, o Rock in Rio estreia sete projetos de comunicação inéditos, cocriados com as empresas parceiras. Entre os conteúdos desenvolvidos estão séries documentais que possuem roteiro e direção criativa do A-LAB, laboratório de conteúdo do Grupo Dreamers, e trazem artistas que se apresentarão nos palcos do festival, projetos socioambientais, experiências imersivas e desafios com o público que reforçam ainda mais a conexão entre o festival, as marcas e as verdadeiras estrelas da Cidade do Rock: o público.  

No Rock in Rio, onde o entretenimento sempre foi parte do DNA do festival, percebe-se que há uma crescente atenção das marcas em utilizar eventos ao vivo como uma forma de se conectar com seu público. As experiências oferecidas em stands e ativações de gramado tem se destacado por atrair a atenção de uma audiência cada vez mais dispersa. Dessa forma, as marcas conseguem garantir, em um ambiente repleto de atrações como o Rock in Rio, uma conexão maior com seu público, utilizando o festival como uma ponte essencial para essa aproximação. “A relação do Rock in Rio com as marcas cresce a cada edição. Os nossos parceiros reconhecem o poder mobilizador do festival e que somos uma grande plataforma para estabelecer conexões autênticas e profundas com o público. Hoje, não se trata apenas de estar presente na Cidade do Rock, mas de cocriar experiências memoráveis dentro e fora dela, seja por meio de conteúdos digitais ou em projetos como o do Favela 3D. As experiências no festival têm se tornado cada vez mais inovadoras, inspiradoras e estratégicas, transformando-as como uma das melhores formas de comunicação no mercado atual.” conta Rodolfo Medina, vice-presidente de parcerias da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town. 

Um desses projetos é em parceria com a Coca-Cola, que se uniu ao festival para criar uma série documental exclusiva com Luísa Sonza, a “POV Luísa Sonza: O Mundo é Meu Lugar”, que começou a ser exibida no TikTok. Com cinco episódios, a série lançada no domingo (25/8) oferece aos fãs um olhar íntimo sobre os bastidores da preparação da cantora para sua estreia no Palco Mundo. Os episódios acompanham Luísa em seus ensaios, a partir de diferentes pontos de vista, revelando suas ansiedades e desafios, culminando em um episódio final que captura a emoção do dia do show. Essa parceria não apenas celebra a artista, mas também reforça a conexão entre a marca, o festival, e o público, criando uma experiência digital que leva a música além dos palcos. 

Em parceria com a Neoenergia, o Rock in Rio apresenta a série documental “Na Rota da Energia”, que explora os bastidores da construção da Cidade do Rock com foco em sustentabilidade. Com quatro episódios de cerca de cinco minutos, a série que estreou  na quinta-feira (29/8) destaca as iniciativas do festival para descarbonização, mostrando desde os processos de engenharia até a implementação de tecnologias verdes. A bordo de carrinhos elétricos da Neoenergia e com apresentação da influenciadora Mari Moon, os espectadores serão levados a uma jornada #PelaDescarbonização e pelos segredos da Cidade do Rock, com depoimentos de personagens que tornam o festival possível. 

Para celebrar os 40 anos do Rock in Rio, a C&A se uniu ao festival para criar o “Fashion Hits Challenge”, um reality show que explora a relação entre moda e música ao longo das últimas quatro décadas. Em três episódios, três fãs serão desafiados a recriar looks inspirados pelos estilos que marcaram o festival desde sua primeira edição. Apresentado  pela influenciadora Martchela, o reality testa a criatividade dos participantes com peças da coleção atual da marca. O vencedor ganhará uma experiência VIP no Rock in Rio, e o primeiro episódio já será lançado no YouTube sábado (31/8). 

Já a TIM, em parceria com Eletromidia, Context e Rock in Rio entregou o primeiro museu a céu aberto do mundo, batizado de “Rock in History”. Lançado em maio deste ano, o projeto foi uma celebração ao legado do Rio de Janeiro e do Rock in Rio, oferecendo uma experiência imersiva e inovadora para os fãs. Espalhados pela cidade, 40 pontos digitais interativos apresentaram histórias do festival, objetos 3D, portais virtuais, e outros conteúdos imersivos que transportam os usuários para novos universos digitais. Com esse projeto, a TIM comemorou os 40 anos do Rock in Rio e conectou o público ao passado glorioso do festival com o futuro tecnológico de experiências ampliadas. Os primeiros fãs que coletaram todos os “badges” ganharam pares de ingressos de gramado para o festival. 

Para celebrar os 40 anos do Rock in Rio e seus 30 anos de carreira, Ivete Sangalo, a garota Rock in Rio, se junta ao festival, a TIM e ao TikTok para uma experiência VIP única. Ivete estreia um “Branded Mission”, onde os fãs poderão reproduzir a coreografia de Abalou e ter a chance de aparecer no telão durante sua apresentação. O conteúdo também acompanha a creator Clara Garcia conhecendo Ivete e assistindo ao show de um lugar privilegiado. O projeto “No Palco com Ivete” foi  lançado no perfil da artista no TikTok na última quinta-feira (29/08). No dia 20 de setembro, quando a cantora sobe ao Palco Mundo, será publicado com um vídeo final mostrando os melhores momentos dessa experiência inesquecível. 

KitKat e Rock in Rio se uniram para lançar “Break Time”, uma série que celebra a melhor plateia do mundo como a verdadeira protagonista. Em sete episódios diários de três minutos cada,  Yuma Ono será o host de entrevistas com pessoas de todos os estilos e personalidades, revelando como cada um aproveita seus “breaks” durante o festival. Seja dançando, relaxando ou curtindo o stand de KitKat. Esses momentos são capturados em uma linguagem nativa para o TikTok, proporcionando uma visão divertida e descontraída do lifestyle dos fãs no Rock in Rio. A estreia está marcada para o dia 13 de setembro, primeiro dia de festival.  

Por fim, Trident e Rock in Rio celebram a paixão pela música que une diferentes gerações de fãs com a série “Encontro de Gerações”. Em quatro episódios de até três minutos cada, Klébio Damas, host de Trident, explora a conexão entre famílias que compartilham a experiência do festival. Pais, filhos e até avós participam de bate-papos descontraídos e dinâmicas divertidas, como quizzes e desafios musicais, que testam o conhecimento sobre o Rock in Rio. A série será lançada no TikTok e nos perfis oficiais do festival a partir do dia 15 de setembro, destacando como o festival continua a ser uma ponte entre diferentes gerações. Trident estará ainda no VLT e metrô, com trens envelopados no Rio de Janeiro, marcando presença no deslocamento até o festival. 

Gerdau e Fundação Grupo Volkswagen são parceiras do Rock in Rio no Favela 3D 

O Rock in Rio deu mais um passo importante no novo projeto que abraçou em prol de um mundo melhor: o Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida). A iniciativa criada e idealizada pela ONG Gerando Falcões nasceu para transformar as realidades de comunidades de todo o Brasil e, após o sucesso na Favela do Haiti — projeto realizado pelo The Town, que recentemente atingiu pleno emprego e realizou sonhos —, chegou ao Rock in Rio atuando em uma área de valor histórico para o Rio de Janeiro. É nas regiões do Buraco, Sessenta e Ladeira do Faria, situadas no centenário Morro da Providência, a favela mais antiga do Brasil, no bairro da Gamboa, que o Favela 3D, em conjunto com o Instituto Entre o Céu e a Favela da Rede Gerando Falcões, está operando com o propósito de fortalecer o desenvolvimento social e gerar renda para as 250 famílias desses locais. O projeto, que também conta com a parceria da Gerdau e Fundação Grupo Volkswagen, já iniciou as obras em duas importantes áreas: na Praça do Buraco e na Praça Sessenta. Com a previsão de serem concluídas até o início do Rock in Rio, em setembro, as melhorias vão revitalizar e transformar esses espaços em pontos de entretenimento e lazer para reunião e encontro de moradores, com brinquedos para as crianças, paisagismo, instalações artísticas, bancos, iluminação em led, remanejo e organização do lixo com descarte consciente e coleta seletiva de lixo, pintura de fachadas, melhora dos pisos e calçadas, entre outros elementos. 

As obras fazem parte do primeiro conjunto de iniciativas que começaram a ser implementadas na comunidade. O Programa Decolagem é uma das ações que já estão em andamento e também faz parte da metodologia do Favela 3D e que vai atender 250 famílias das regiões. A partir dele, são construídas trilhas individualizadas de superação da pobreza para cada família, fomentando a autonomia das pessoas no processo de transformação. As famílias são atendidas em todas as suas complexidades. É realizado um acompanhamento familiar regular, seguindo uma metodologia também multidisciplinar e intersetorial, que viabiliza a emancipação da pobreza. Uma equipe profissional com atendimento técnico especializado é responsável por promover encaminhamentos das famílias para diferentes setores (público, Terceiro Setor e iniciativa privada) com ações em diversas áreas, como educação, renda, moradia, entre outras. Unindo gestão humana e tecnologia, por meio de levantamento de dados e acompanhamento frequente, o Programa Decolagem é o primeiro programa de graduação da pobreza urbana, focado em favelas, com monitoramento em tempo real, que traz maior assertividade na tomada de decisão, influenciando as políticas públicas de combate à pobreza e ações intersetoriais. 

Outras iniciativas que visam o urbanismo sustentável, empregabilidade e capacitação, além dos programas Rede Favela, Cultura de Paz e Jovem Falcão, que contam com a participação ativa dos moradores nos comitês, rodas de conversa e presença dos jovens em atividades que estimulam o socioemocional também já estão em fase de implementação. O projeto Favela 3D no Morro da Providência terá duração de dois anos e está sendo realizado pelo Rock em Rio, com a ONG Gerando Falcões e execução do Instituto Entre o Céu e a Favela, em parceria com Gerdau e Fundação Grupo Volkswagen.