Sambada de Mulher sobe os Arcos da Lapa e leva a Roda de Coco ao Parque Glória Maria

por Redação

A dança, o canto, a pesquisa, a experiência e os saberes de mulheres na Cultura Popular num encontro com o grupo Zanzar, que leva o Sambada de Mulher para o Parque Glória Maria. A atividade, que acontece no sábado, dia 9, das 14h às 17h, faz parte de uma programação gratuita, que acontece ao longo do ano nos Arcos da Lapa, numa iniciativa de promover o protagonismo feminino frente às manifestações culturais brasileiras. O evento ocorre durante os 21 dias de ativismo contra a violência da mulher, Campanha promovida pela ONU.

A tarde começa com uma oficina aberta, ao ar livre, e quem estiver presente tem a oportunidade de vivenciar a dinâmica da brincadeira do coco, no canto e na dança da cultura popular brasileira, conduzida pelas mulheres do grupo. A atividade é coroada com a Roda de Coco do Grupo Zanzar, tendo Negadeza a frente da direção rítmica. Uma celebração a céu aberto, onde todos são convidados a entoar o coro, dançar, bater palma e sentir como a roda é contagiante e democrática.

O projeto Sambada de Mulher promoveu o encontro do Zanzar com mais cinco grupos que passaram pelos Arcos da Lapa: as Brincantes da Pedra Branca, que trouxeram cocos autorais feitos na Zona Oeste do Rio de Janeiro; o grupo Jongo da Lapa; as mulheres da Aldeia Maraka’nã, com a Roda de Maracás, puxada pelas indígenas; As Três Marias,  grupo de cultura maranhense que levou o tambor de crioula; e Baque de Mulher, com o maracatu.

No dia 11 de dezembro, o Sambada de Mulher reúne todas, todes e todos participantes dos brinquedos que fortaleceram o projeto ao longo do ano no Circo Voador. Em casa, o Grupo Zanzar, recebe suas/seus brincantes para continuar desenvolvendo as pesquisas, trocas e novos aprendizados sobre a dança, a música, e as vivências da Cultura Popular do Brasil.

O Grupo Zanzar é um coletivo de Cultura Popular que busca ocupar espaços da cidade de forma ampla e democrática. Desde 2005 é residente no Circo Voador com oficinas semanais de danças e ritmos tradicionais brasileiros, num espaço permanente de prática e pesquisa em um dos mais importantes equipamentos de difusão de cultura da cidade do Rio de Janeiro.

Sambada de Mulher é um dos projetos contemplados pelo edital FOCA/2022, por meio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio, com realização e parceria do Grupo Zanzar e Quero Bem. Para mais informações acompanhe a rede social do projeto @grupozanzar

Informações da agenda 09/12/23

14h às 17h

Parque Glória Maria

Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa

Telefones: 21 2215-0621 | 21 2224-3922

Apoie a Campanha Santa Teresa sem carro: Seja amigo do Bairro! Não suba Santa de carro! Utilize os transportes públicos”.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via