Santa Teresa ganha mural artístico de Machado de Assis

O artista visual Raimundo Rodriguez coordenou o trabalho no muro da Escola Municipal Machado de Assis

Um dos nomes mais importantes da literatura brasileira, o escritor Machado de Assis acaba de ganhar homenagem em Santa Teresa. Um mural artístico com mais de 21 metros de comprimento e quase 5 de altura chama atenção de quem passa pela Escola Municipal Machado de Assis, fundada no bairro em 1934. O trabalho no muro da unidade, idealizado e dirigido pelo artista plástico Raimundo Rodriguez, contou com a participação dos artistas Luisa Gomes Cardoso, Natália Lima, Omarcca, Rodrigo Sini, e dos pesquisadores Carla Lemos e Thales Monnerat.

A frase de Machado de Assis, “Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução”, do conto “Primas de Sapucaia!”, de 1883, aparece transcrita acima das nove imagens coloridas do autor, uma pra cada década da escola. “A possibilidade de observar a realidade através de intervenções artísticas transforma o lugar e o sentido habitual das coisas, renovando significados na partilha de sensibilidades inscritas em uma comunidade da diferença, como é a comunidade escolar que recebe o mural”, explica Raimundo Rodriguez.

Os alunos também foram envolvidos no processo, participaram de oficinas de literatura e conheceram a técnica de estêncil, utilizada na produção da obra. O projeto “Mural Machadiano”, código 48759, foi contemplado no edital de chamada emergencial nº 17/2023 “Conexões Urbanas”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa – SECEC.