Segundo fim de semana do Universo Spanta tem estreia de Joelma, shows de Ludmilla, Gloria Groove, Filipe Ret, Xande, Sidney Magal e Natasha Falcão

Chame Gente com participação de Emanuelle Araújo, Sambay, Minha Luz é de Led, e as Escolas de Samba Salgueiro e Portela levam o pré-Carnaval para a Marina da Glória

por Redação
Universo Spanta

O segundo fim de semana do Universo Spanta 2026, apresentado pela Petrobras, Ministério da Cultura e Governo do Brasil, recomeça nesta sexta, dia 23 de janeiro, na Marina da Glória. E a festa traz dois shows que abusam da performance e das coreografias para o Palco Guanabara. Direto de Belém do Pará, Joelma fará sua primeira apresentação no festival e promete repertório repleto de sucessos de seus 30 anos de carreira. Gloria Groove, que fez shows históricos em edições passadas, vai mais uma vez contagiar os fãs com seus hits dançantes. No Lapa,  Sidney Magal, ícone da música brasileira, vai brindar o público com músicas como “Sandra Rosa Madalena” e “Meu Sangue Ferve Por Você”. Quem também sobe ao palco é Natascha Falcão, que traz o som da nova música pernambucana. E a turma do Sambay, primeira roda de samba LGBTQIAPN+, faz a segunda apresentação no festival com convidados especiais.

No sábado, 24 de janeiro, uma mistura de ritmos sobe ao Palco Guanabara: Ludmilla, presente em diversas edições do Universo Spanta, um dos maiores sambistas da atualidade, Xande de Pilares, e o rapper Filipe Ret, que fez uma apresentação empolgante em 2025. O bloco Chame Gente vai esquentar o Universo Spanta com participação de Emanuelle Araújo. O samba fica por conta do projeto musical Encontros Casuais, comandado por Inácio Rios e Mosquito. Na Passarela, é a vez do Salgueiro e da Portela animar os presentes.

E na segunda, dia 26 de janeiro, o Beco do Spanta encerra a edição com a roda de Arlindinho e o show do Samba da Volta, em uma noite de samba, encontros e  muita celebração.

Estrutura e ingressos

Em 2026, o Universo Spanta contará com quatro palcos. Os tradicionais Guanabara, à beira da baía de Guanabara e com cobertura que garante conforto ao público, e o Lapa, instalado no pavilhão coberto da Marina da Glória, seguem como pilares do festival.  A Roda e o Palco Passarela estrearam em 2025, se consolidam e passam a ter programação diária: A Roda, com foco em samba, e o Palco Passarela, ponto de partida dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial, com a participação de ritmistas, passistas, porta-bandeira e mestre-sala.

Os ingressos serão divididos em Pista e Espaço Cidade Maravilhosa, área exclusiva próxima ao Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios. As vendas acontecem na plataforma Zig Tickets.

Responsabilidade Social

Incorporando a cultura de inclusão e cuidado com as pessoas, o Universo Spanta conta com áreas reservadas para PCDs em todos os palcos, com espaços exclusivos para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Em parceria com a empresa especializada Criatípica, haverá uma equipe de suporte em acessibilidade, com profissionais treinados para auxiliar o público durante o evento.  E estará disponível a oferta de aluguel de bicicletas motorizadas a custo reduzido. E completando, todos os shows do Palco Guanabara contarão com intérpretes de Libras e audiodescrição.

Todo o consumo de bebidas será feito com copos reutilizáveis (eco copos). O festival mantém um sistema de gestão de resíduos que garante o descarte adequado de lixo orgânico e reciclável. A estrutura inclui brigada de incêndio, postos médicos e UTI móvel para atendimento emergencial. E, para garantir a hidratação do público, estarão disponíveis pontos de distribuição de água potável, com cerca de 1,5 milhão de litros previstos para todo o evento.

Universo Spanta

O Universo Spanta, o mais diverso festival de música brasileira do país, é apresentado pela Petrobras, Ministério da Cultura e Governo do Brasil. Desde 2022, o evento  — um desdobramento do bloco de carnaval Spanta Neném — agita os verões cariocas e abre a temporada de pré-carnaval na Marina da Glória, promovendo encontros e celebrações, sempre com uma programação artística dedicada a reunir grande variedade de gêneros musicais e assim atender ao gosto dos mais diferentes públicos. Do pop ao trap, passando pelo axé, sertanejo, entre outros ritmos que fazem do Brasil referência no mundo quando o assunto é música. Samba e Carnaval, que fazem parte do DNA da marca, também estão presentes na programação.

O festival conta com o patrocínio da cervejaria Amstel, e tem como parceiros oficiais a Transpetro, maior companhia de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina, e da Guanabara, uma das maiores empresas de transporte rodoviário do Brasil.

Serviço

Universo Spanta 2026

Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória, Rio de Janeiro

Setores: Pista e Espaço Cidade Maravilhosa (área exclusiva próximo ao Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios, com livre acesso às áreas comuns do festival)

Ingressos disponíveis na  Zig Tickets.

A classificação etária é de 16 anos. A entrada de menores apenas será permitida desde que estejam acompanhados do(a) responsável(is) legal(is) (ascendentes ou colaterais até o 4º grau), que deverão preencher e entregar o termo de responsabilidade do acompanhante na entrada do evento e permanecer no local do festival enquanto o menor estiver presente.

Programação:

Sexta – 23 de janeiro

  • Palco Lapa – Sidney Magal/ Natasha Falcão/ Sambay
  • Palco Guanabara – Gloria Groove / Joelma
  • Passarela – Minha Luz É De Led

Sábado – 24 de janeiro 

  • Palco Lapa – Chame Gente com participação de Emanuelle Araújo
  • Palco Guanabara – Xande/ Ludmilla/ Filipe Ret
  • Passarela – Salgueiro e Portela

Segunda – 26 de janeiro – Beco do Spanta com Arlindinho e convidados/ Samba da Volta/ Bloco Spanta Neném

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend