Ser Mulher: um Percurso de Papéis

“Ser Mulher: um Percurso de Papéis”, a emocionante exposição da artista plástica Carla Carvalhosa, chega ao Centro Cultural Correios RJ

Com curadoria de Marcia Costa, a mostra traz esculturas feitas com técnica única e sustentável, desenvolvida pela artista, e pinturas, para falar do papel das mulheres.

por Redação

‘Ser Mulher: um Percurso de Papéis’, a emocionante exposição da artista plástica Carla Carvalhosa, chega ao Centro Cultural Correios RJ, depois do sucesso de público em Niterói, com curadoria de Marcia Costa, a partir de 01 de maio, trazendo pinturas e esculturas diferenciadas, representando os diversos papéis desempenhados pelas mulheres e sua importância em promover um sentimento de pertencimento nas famílias e na sociedade em geral.

A protagonista da exposição é a técnica única desenvolvida por Carla para a confecção de suas esculturas, além de seu compromisso com a sustentabilidade. A artista utiliza materiais que se tornariam resíduos, reaproveitando garrafas pet e embalagens como base para suas esculturas, que depois de ganharem forma, são cobertas por papéis ou jornais rasgados, e cola. 

Depois de prontas criam vida própria e conversam com o espectador, provocando uma reflexão sobre vários aspectos do universo feminino, fazendo uma conexão simbólica entre as Deusas representantes dos quatro elementos: fogo, terra, água e ar, com o intuito de mostrar a força interna da mulher que reverbera para seu exterior. Propõe contemplação e reflexão sobre sua vida desde a infância até a velhice, e incentiva uma reavaliação de valores, costumes, conhecimentos, práticas culturais, modos de vida e respeito por seus ritmos e ciclos femininos.

Além das esculturas, serão expostas pinturas e  a síntese da exposição, representada pela Árvore da Vida, com  aproximadamente 2,50 metros de altura, símbolo que aparece em diferentes mitologias. Diz-se que quem come os frutos desta árvore, que cresceu no Paraíso, ganha a imortalidade. A árvore representa a Grande Mãe e contém profundos significados simbólicos. 

‘Ser Mulher: um percurso de papéis’ pode ser visitada de 01 de maio a 15 de junho, nas salas I e II, 3º andar, de terça a sábado, das 12h às 19h.

Sobre Carla Carvalhosa

Carla Carvalhosa nasceu no Rio de Janeiro em 1967 e desde muito jovem descobriu sua paixão pelo desenho. Sua trajetória é marcada por várias premiações e participação em diversas exposições. Há 30 anos ministra cursos onde vem formando vários artistas e desenvolvendo trabalhos terapêuticos através da arte. Sua maior característica sem dúvida é a versatilidade,onde usufrui total liberdade em técnicas e estilos, sem com isso, perder sua identidade artística. Apropria-se de diversos materiais de maneira espontânea e autodidata expressando suas emoções e faz isso com maestria.

Em janeiro de 2020 apresentou a exposição individual com o tema LIBERDADE no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro. E em setembro/2020 no Espaço Cultural Correios Niterói. Carla Carvalhosa propôs, através de suas obras, uma reflexão sobre o que é viver em uma época tão conturbada, tempos de pandemia, quando o significado de liberdade estava sendo tão questionado, sendo assim, ela também se desafia a criar em novas e múltiplas linguagens plásticas buscando a própria liberdade de criar.

Link da exposição virtual ‘Liberdade’ : http://Avacreative.com.br/liberdade

Exposições Coletivas

  • 1993 – Caixa Econômica Federal
  • 1994 – Condomínio Vale das Orquídeas
  • 1994 – Condomínio Nova Barra
  • 1995 – Banco do Brasil – Ag. Penha – RJ
  • 1996 – Exposição Retratos CEFAP
  • 2000 – Rio Shopping
  • 2000 – Center Point Shopping – Exposição Permanente
  • 2001 – Expositora no 5° Concurso CML
  • 2002 – PAAF – 1° Vernissage “Ars Gratia Artis”
  • 2004 – Expositora no 5° Concurso CML
  • 2004 – Espaço Cultural Via Parque Shopping

Exposições Individuais

  • 2009 – Center Point Shopping – RJ
  • 2020 – Exposição na Feira Cultural Cacau Show Mega Store do Barra Shopping – RJ
  • 2021 – Exposição Liberdade Centro Cultural Correios – Rio de Janeiro
  • 2021 – Exposição Liberdade – Espaço Cultural Correios Niterói – Rio de Janeiro
  • 2022 – Exposição Mulher o que te sustenta? Espaço Cultural Correios Niterói – RJ
  • 2024 – Ser Mulher: um percurso de papéis – Espaço Cultural Correios Niterói – RJ

Márcia Costa

Curadoria e Coordenação da exposição ‘Fios da Vida’.Curso EAV – Exposições de Artes Visuais – da Ideia à Realidade – Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Pós-Graduação em Psicologia Junguiana – Universidade Estácio de Sá. Especialização em Arteterapia – Clínica POMAR/SPEI.  Formação em Arteterapia – Clínica POMAR. Graduada em Filosofia
 
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Curadoria – Exposição “Liberdade” de Carla Carvalhosa no Centro Cultural

Correios do Rio de Janeiro – Janeiro/2021

Curadoria – Exposição “Liberdade” de Carla Carvalhosa – Espaço Cultural

Correios Niterói – Outubro/2021.

Curadoria – Mostra MULHER, O que te Sustenta? em exibição de março

a julho/2022 no Espaço Cultural Correios Niterói.

Curadoria Exposição – Mostra Cultural – Shopping Center Point – Vila Valqueire – julho/2022.

Docente no Curso Formação e Pós- Graduação em Arteterapia da Clínica Pomar. Docente da Disciplina de Oficinas Criativas da Pós-Graduação em Envelhecimento, Subjetividade e Arte. Professora de Pintura Decorativa

http://avacreative.com.br/liberdade – Link visita virtual da Exposição Liberdade, realizada no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro

Em maio de 2022, A mostra, “MULHER, o que te sustenta?” sob o olhar e a delicadeza das mãos de Carla Carvalhosa e curadoria de Márcia Costa, propôs homenagear a mulher brasileira na representação de sua afetividade, de sua força, do seu poder, de sua essência, inspiradas no simbolismo das Deusas de diversas culturas, importantes representações simbólicas para a evolução da sociedade.

Texto curatoria

Carla Carvalhosa

Carla Carvalhosa

“SER MULHER: Um Percurso de Papéis”, de Carla Carvalhosa, é uma jornada visual que explora a complexidade e a multiplicidade dos papéis desempenhados pelas mulheres ao longo de suas vidas, vivendo e ressignificando seus papéis. Ao explorar essa rica temática, a artista utiliza o reaproveitamento de materiais descartados na natureza para construir suas esculturas em papietagem, transformando embalagens e papéis rasgados e colados em obra de arte.

Ao penetrarmos neste espaço, somos convidados a mergulhar na exploração artística de Carla Carvalhosa sobre a identidade feminina. Utilizando a pintura em diversas técnicas e estilos, e através da papietagem, a artista dá vida a esculturas que transcendem as limitações do papel, capturando a essência dos variados aspectos que as mulheres assumem em suas jornadas.

A exposição é uma expressão de resistência contra as limitações históricas impostas às mulheres. Inspirada pelo questionamento de Simone de Beauvoir em “O Segundo Sexo” – “Afinal, o que é ser mulher?” – Carvalhosa desafia a noção de que a mulher é o “outro” em relação ao homem. Suas obras são um convite para redefinir as narrativas preestabelecidas, instigando as mulheres a se tornarem autoras de suas próprias histórias. (…)

(…) Ressalta, também, o papel transformador da arte na vida da artista. Desde sua incursão além da pintura convencional na exposição “Liberdade” até a reflexão profunda na mostra “Mulher: O que te sustenta?”, Carla Carvalhosa demonstra como a arte pode desencadear processos de desconstrução e renovação, oferecendo uma perspectiva única sobre os desafios enfrentados pelas mulheres.

“SER MULHER: Um Percurso de Papéis” é um convite à reflexão e à celebração da diversidade feminina. A artista nos lembra, através de sua arte vibrante, que as mulheres são arquitetas de suas próprias identidades, capazes de transcender papéis e inspirar transformações profundas na sociedade.

Márcia Costa

SERVIÇO

Exposição: “Ser Mulher: um Percurso de Papéis”

  • Artista: Carla Carvalhosa
  • Curadoria: Marcia Costa
  • Instagram: @carlacarvalhosa   @costaregmarcia
  • Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
  • Abertura: 01 de maio de 2024 às 15h
  • Visitação: 01 de maio a 15 de junho de 2024
  • Dias e horários: de terça a sábado, das 12h às 19h

Local:  Centro Cultural Correios RJ – 3º andar – salas I e II @correioscultural
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @paulasoaresramagem
Evento gratuito
Censura Livre.

Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana).

Acessibilidade: adaptado para pessoas cadeirantes

A exposição tem como público-alvo empresários, profissionais liberais, colecionadores, professores, estudantes e público em geral.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via