Sesc promove música de concerto brasileira em diferentes estados no mês de novembro

Programação inclui apresentações com artistas como Sidnei Duarte, Alessandro Borgomanero, Dhemétrius Lemos e o quarteto Ubuntu Ensemble

por Jorge Rodrigues
Orquestra Jovem Sesc Pará

Em novembro, o som da música de concerto brasileira vai ecoar de norte a sul do país. De São José dos Campos (SP) a Belém (PA), passando por Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO), o Concertos Sesc Partituras promove uma série de apresentações que unem tradição e contemporaneidade, buscando aproximar novos públicos da música clássica brasileira.

Segundo a pesquisa Cultura nas Capitais (2025), do Datafolha, 71% da população brasileira nunca assistiu a um concerto. A série Concertos Sesc Partituras reforça o papel da música como um instrumento de encontro e pertencimento e se propõe a romper barreiras, levando o repertório de compositores brasileiros a teatros, unidades do Sesc e espaços alternativos, em apresentações gratuitas e abertas ao público.

A programação do mês também comtempla ações formativas. O repertório das apresentações é composto por obras de compositores brasileiros, disponíveis no site Sesc Partituras, uma biblioteca virtual de música, que reúne mais de 3 mil partituras de diferentes períodos e estilos, com acesso gratuito ao público (https://sescpartituras.sesc.com.br/#/sescpartituras/home).

Os concertos começam em Mato Grosso, com apresentação do Quarteto Sidnei Duarte trazendo um repertório que revisita composições de Vitor Assis Brasil. Em Belém do Pará, durante o período da COP 30, o Sesc promove dois concertos com a Banda Sinfônica Maestro Vale e Orquestra Jovem Sesc Pará,  em homenagem ao compositor Tó Teixeira, figura marcante da música paraense do século XX. Em Rondônia, o violinista italiano Alessandro Borgomanero e o violonista Dhemétrius Lemos se apresentam no Sesc Centro Cultural Gladstone Nogueira, em Porto Velho, dia 27 de novembro, onde também realizarão uma oficina formativa voltada a jovens músicos.

Em São Paulo, o destaque fica por conta do quarteto Ubuntu Ensemble — coletivo de músicos e musicistas pretos que busca ampliar a visibilidade negra na música de câmara e concerto. O grupo se apresenta em São José dos Campos, no dia 8 de novembro, e em Araraquara, no dia 15 de novembro.

Este ano, a programação do Concertos Sesc Partituras foi composta por 42 apresentações, abrangendo 23 cidades de 17 estados brasileiros. Além dos concertos realizados por músicos locais, foram desenvolvidos dois circuitos especiais formativos com concertos masterclasses de instrumentos musicais para os alunos das Orquestras Jovens do Sesc, que passaram pelos estados do Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Sergipe e São Paulo.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend