Depois do sucesso do show de Madonna no ano passado, o Rio de Janeiro se prepara para um evento ainda maior com a chegada de Lady Gaga a Copacabana. Mesmo sendo gratuito, o espetáculo vem aquecendo diversos setores da economia local.
Uma das principais movimentações ocorre no aumento da procura por passagens e hospedagens na cidade. Dados indicam que a busca por imóveis no Airbnb cresceu 150 vezes na semana do evento, enquanto a demanda por passagens aéreas para o Rio teve alta de 170%.
Segundo a pesquisa do Instituto Ipsos, 44% dos turistas preferem planejar suas viagens motivados pelo desejo de assistir shows de artistas que admiram.
uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos também revela que
Ícone da música pop, Lady Gaga fará apenas sua segunda apresentação no Brasil, retornando após 13 anos. A expectativa é de um repertório repleto de sucessos novos e clássicos que marcaram sua carreira.
E-commerce impulsiona vendas ligadas ao evento
Com o aumento no fluxo de turistas interessados em acompanhar o show, as vendas online passaram a representar uma parcela considerável das reservas. O Airbnb, plataforma citada em pesquisas sobre hospedagem, se consolidou como uma das principais ferramentas para quem busca acomodações em outras cidades.
Em relação às passagens aéreas, um levantamento da MindMiners mostrou que 94% dos brasileiros já realizam esse tipo de compra pela internet. Com isso, a maioria das companhias aéreas já oferecem plataformas digitais otimizadas.
Segundo a Hostinger, especializada em criação de sites, ter uma plataforma acessível e eficiente é fundamental para as vendas. Em 2024, o e-commerce cresceu 10% e ultrapassou os R$ 200 bilhões em faturamento.
Como o show de Lady Gaga será único, atrai fãs de diversas partes do Brasil e até de países vizinhos. Dessa forma, isso aumenta a demanda por transporte e hospedagem no Rio de Janeiro.
Lady Gaga promete retorno épico ao Brasil
Aos 39 anos, Lady Gaga já se consagrou como um dos maiores nomes da música global. Com duas décadas de carreira, acumula álbuns de sucesso, prêmios e outras conquistas — entre eles, um Oscar e vários Grammys.
Apesar da enorme base de fãs no Brasil, a artista só se apresentou uma vez no país, em 2012. Também no Rio, teve momentos memoráveis, como o passeio de mototáxi para visitar crianças de uma comunidade e uma partida de futebol com moradores.
Em 2017, estava confirmada para o Rock in Rio, mas cancelou sua participação de última hora por problemas de saúde.
Agora, com presença confirmada, Lady Gaga retorna ao Brasil para um show em Copacabana, marcado para o dia 3 de maio, com início previsto para às 21h (horário de Brasília).
Prefeitura do Rio planeja novo show gratuito para 2026
O evento com Lady Gaga faz parte de uma iniciativa da prefeitura do Rio que começou no ano passado com Madonna, que reuniu 1,6 milhão de pessoas em Copacabana.
Com a confirmação de Gaga este ano, a cidade já estuda a realização de mais um show gratuito em 2026. Recentemente, o prefeito Eduardo Paes mencionou o desejo de trazer a banda U2, embora tenha esclarecido que ainda não há nada oficialmente confirmado.
Mesmo com entrada livre, o impacto econômico é alto para a cidade. Após o show de Madonna, a prefeitura estimou receitas de R$ 300 milhões. Para Lady Gaga, a expectativa é dobrar a movimentação da economia local, alcançando a marca de 600 milhões e um público de 1,6 milhões de pessoas nas areias de Copacabana, refletindo na chegada de 240 mil turistas na cidade, sendo 80% estrangeiros e 20% viajantes nacionais, fomentando um novo impulso para a economia carioca.