Simpósio Internacional de Mastologia começa nesta quinta, 20, no Rio, com mais de 500 especialistas discutindo a saúde da mama

Encontro terá um evento de psico-oncologia promovido pela Oncomed para tratar de temas como o luto vivido na doença e o retorno à rotina após o tratament

Mais de 500 especialistas de saúde que atuam em diversas áreas voltadas ao câncer de mama estarão reunidos, a partir desta quinta-feira, 20/06, no XIII Simpósio Internacional de Mastologia do Rio de Janeiro (SIM-Rio) que vai até sábado, 22/06, no Hotel Prodigy Santos Dumont, Centro da cidade. Entre as novidades do encontro que contará também com palestrantes dos Estados Unidos e Espanha, está a participação da Oncomed, clínica de Niterói com unidades também no Rio e em São Gonçalo. A instituição promove o I Simpósio de Psico-Oncologia em Mastologia, que acontece dentro do SIM-Rio, com um dia inteiro de atividades coordenadas pela regional Rio da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO/RJ).

– Pela primeira vez teremos um espaço no SIM-Rio, reunindo mastologistas, oncologistas, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais da Oncomed e convidados na discussão de temas como o luto vivido com a doença e o retorno à rotina após o tratamento. Teremos especialistas compartilhando experiências e provocando reflexões de como o profissional pode humanizar seus serviços e colaborar no aprimoramento do cuidar – adianta a psicóloga Christiane Couri, coordenadora de psicologia da Oncomed e uma das diretoras da SBPO/RJ.

O I Simpósio de Psico-Oncologia em Mastologia será no dia 20, com abertura feita pela psicóloga Gláucia Pina, presidente da SBPO/RJ e à frente das atividades que acontecem das 8h às 18h, com palestras seguidas de discussões sobre a psico-oncologia, que trabalha fatores psicossociais, biológicos e psicológicos no atendimento ao portador de câncer. Estarão em debate temas como a Importância da Psico-Oncologia na Mastologia; o Câncer de Mama e a Atuação da Psico-Oncologia Multiprofissional; Lutos Envolvidos no Processo de Adoecimento; Como Retomar a Rotina de Vida Após o Tratamento Oncológico; Prevenção e Detecção Precoce do Câncer de Mama; e A Oncogenética.

Além de Christiane Couri, o simpósio de psico-oncologia contará com palestras dos oncologistas Victor Marcondes e Marcos Saramago, a radioterapeuta Ana Beatriz Ribeiro, as farmacêuticas Flavia Barros e Karla Lyrio e a nutricionista Patrícia Arraes, entre outros especialistas do corpo técnico da Oncomed. A instituição promove ao longo do ano uma série de ações sociais e de humanização dos pacientes (como o Outubro Rosa), contando com a parceria da Pró-Onco Mullher que no evento representada por seu diretor-presidente, o mastologista Rodrigo Souto, que em 2023, na época atuando no Hospital Oceânico da Prefeitura de Niterói, zerou a fila de câncer de mama no município.

O SIM-Rio – O SIM-Rio é um dos mais importantes eventos de mastologia (especialidade médica que estuda, previne, diagnostica e trata as doenças, alterações congênitas e adquiridas das mamas ou a elas relacionadas) em todo o Brasil, e chega à sua 13ª edição com mais uma novidade: um fórum para 50 mulheres discutirem com os médicos os tipos de tratamentos e a qualidade de vida. “Nosso objetivo é abrir um espaço para que elas compartilhem as suas histórias, mostrando suas dificuldades de acesso a exames e tratamento, numa troca enriquecedora que nos ajude a identificar a realidade que vivem e, consequentemente, a necessidade de novas diretrizes em termos de políticas públicas”, afirma a mastologista Maria Julia Calas, presidente da regional RJ da Sociedade Brasileira de Mastologia e à frente do SIM-Rio.

Na programação há sessões dedicadas a temas emergentes, como terapias de precisão (que alia ao perfil genético do paciente os sinais, sintomas, histórico familiar, exames complementares e outros dados convencionalmente usados para diagnóstico e tratamento); abordagens cirúrgicas minimamente invasivas; e avanços em radiologia diagnóstica.

– Nossa prioridade é trabalhar em busca de melhorias para o acesso das mulheres à prevenção do câncer de mama e, principalmente, ao tratamento para quem já recebeu o diagnóstico – completa a mastologista Maria Julia Calas.

Haverá também mesas-redondas interativas e debates sobre questões atuais e relevantes para a prática clínica, como a importância da saúde mental do profissional de saúde e o impacto da medicina de gênero na mastologia. Cursos como os de radiologia, fisioterapia, psicologia, oncogenética e oncoplastia completam o programa do SIM-Rio, que vai explorar as recentes inovações, avanços e melhores práticas em diagnóstico, tratamento e pesquisa em falas de palestrantes mastologistas e oncologistas, como Andreia Barrio, do Memorial Solan Kettering Cancer Center de Nova York, e Benigno Acea, do Complexo Hospitalar Universitário A Coruña, na Espanha.

O câncer em números – Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados 704 mil novos casos de todos os tipos de câncer no Brasil em cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. O câncer de mama é o que mais ocorre em mulheres no território nacional, com taxas maiores em áreas desenvolvidas como no Sul e Sudeste, e menores na região Norte. Em todo o país, a estimativa é a de que sejam registrados 74 mil casos desse tipo da doença por ano até 2025.

SERVIÇO

Evento: XIII Simpósio Internacional de Mastologia

Data: de 20 a 22/06

Horário: das 8h às 18h

Local: Prodigy Santos Dumont Hotel – Bossa Nova Mall, no Aeroporto Santos Dumont