O Campeonato Estadual de Poesia Falada promete movimentar o cenário cultural em sua nova edição, nos dias 1, 2 e 9 de novembro, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, trazendo à tona uma competição entre poetas que interpretam textos autorais.
A Rede de Slams RJ, que tem como princípio a valorização da arte e cultura usando a poesia como forma de resistência, convida poetas e o público a participarem dessa imersão artística, que vai muito além da performance: é um ato de expressão cultural e social.
O circuito de 2024 trará 23 Slams para o Estadual e 25 poetas competindo. “Estamos movimentando artistas de todas regiões: Serrana, dos Lagos até a Metropolitana. A maioria pessoas negras e periféricas”, enfatiza Preta Poética, produtora administrativa do Campeonato.
O Campeonato promete reunir um público diverso, de todas as idades, com uma programação cultural que inclui DJ sets e pocket shows. Além de movimentar a economia local. Terá também foco em ampliar o acesso e a inclusão com acessibilidade para a Comunidade Surda, com intérpretes de LIBRAS.
A edição deste ano, será realizada em três fases, as duas primeiras nos dias 1 e 2 de novembro e a final, no dia 9 de novembro, após uma residência artística para os seis finalistas selecionados na primeira semana.
“Na imersão que realizaremos vamos trazer oficinas para fomentar também a visão de sustentabilidade financeira desses participantes. Com aulas de projetos, escrita criativa, teatro e planejamento financeiro para artistas, além de um café da manhã num laboratório de ideias com o escritor Jessé Andarilho”, explica Sabrina Azevedo, coordenadora de produção do evento.
SERVIÇO
Campeonato Estadual de Poesia Falada 2024
Datas: 1, 2 e 9 de novembro
Local: Centro de Artes Calouste Gulbenkian
Programação gratuitas