SOMMOS AMAZÔNIA celebra o Dia da Amazônia, dia 5/9 com conteúdo cultural da região 

Iniciativa inédita reúne 300 filmes, mais de 40 mil músicas, três mil livros e mil obras de arte, além de marketplace de produtos físicos, e de um glossário de alimentos

por Redação
SOMMOS AMAZÔNIA

A cultura amazônica conta agora com  um um espaço proporcional à diversidade e à qualidade de sua produção. Desde abril, a SOMMOS AMAZÔNIA, primeira plataforma global dedicada à distribuição digital dos conteúdos culturais da Amazônia – e à difusão de informação e conhecimento sobre a região – vem agregando parceiros. Todos juntos para  atender às crescentes demandas nacionais e internacionais por maior conhecimento sobre a região, que este ano sedia a COP 30.

Publicada em português, inglês e espanhol, a plataforma promove uma imersão nas culturas da Amazônia ao proporcionar uma navegação transversal através de oito verticais: filmes, músicas, livros, artes visuais, alimentação, notícias e parceiros.

O acervo da SOMMOS AMAZÔNIA é o resultado de um profundo trabalho de pesquisa, curadoria e de um processo constante de licenciamento de conteúdos produzidos por uma ampla rede de parceiros locais, nacionais e internacionais, formada por artistas e produtores independentes, instituições culturais e socioambientais, veículos e agências de notícias.  A plataforma fechou uma parceria com a embaixada da Irlanda para tradução, legendagem e difusão de conteúdos audiovisuais indígenas.

A cada mês, a SOMMOS AMAZÔNIA agrega uma novidade ao seu catálogo. Em agosto, a plataforma marcou presença no Marahu Lab – um dos mais relevantes eventos de mercado do audiovisual no Norte do país – atuando como player, em busca de novos projetos para enriquecer o catálogo.

Em setembro, a SOMMOS AMAZÔNIA fecha parceria com o Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense apresentando, na vertical ALIMENTAÇÃO, conteúdos audiovisuais sobre o festival e a gastronomia amazônica. Entre os destaques estão as webséries “Paulo Martins, o ingrediente que faltava” – com oito episódios sobre a gastronomia no Pará antes e depois da Família Martins -; “A dona da boia”, sobre três boieiras que passaram pelo Ver-o-Peso -; e “Uma Pitada de História”, com seis episódios sobre história de ingredientes amazônicos.

A plataforma também passa a integrar o projeto Escolas Regenerativas pelo Clima, em parceria com a Meu Pé de Árvore  (empresa dedicada à regeneração ambiental) e com o movimento Escolas pelo Clima, da Reconectta, que promove educação climática nas escolas. A parceria acontece da seguinte forma: uma assinatura mensal da plataforma é oferecida a pais e alunos, em contrapartida ao financiamento de uma árvore, no valor de R$59,90. Já as escolas e instituições que alcançarem a marca de 100 árvores financiadas, receberão uma assinatura anual, para uso institucional.  Até o momento, o projeto já conta com 17 escolas que aderiram à iniciativa, somando mais de 300 árvores financiadas, sendo que duas instituições de ensino alcançaram a meta  de 100 árvores.

Na música, a SOMMOS AMAZÔNIA apresenta um potente streaming, onde o assinante pode escutar clássicos do repertório da região além de acessar sua imensa diversidade de gêneros e já tem parcerias firmadas com distribuidoras como  a ONErpm – uma das maiores na região – e a Nikita Digital Music, que contam com artistas como os bois bumbás Garantido e Caprichoso, Victor Xamã, Nilson Chaves, Lia Sophia e Lucinha Bastos.

No audiovisual, a plataforma esteve presente na 3ª edição do Festival de Cinema Bonito CineSur e no Marahu Lab, um dos principais eventos do mercado audiovisual da Amazônia, onde participou como player, ampliando o licenciamento do seu catálogo audiovisual com novos lançamentos da Amazônia. e está apresentando, com exclusividade, a animação “A Origem da Noite”, novo trabalho de Maickson Serrão, criador do podcast “Pavulagem” que deu origem ao filme, além de “Olhares do Norte”, de Fernando Segtowick série premiada no Curta! 2025, pelo voto popular, na categoria Artes. Entre os Filmes e Séries, estão títulos como os premiados “Segredos do Putumayo”, de Aurélio Michiles; “Brincando nos Campos do Senhor”, de Hector Babenco; e produções da centenária cinematografia amazônica a exemplo de “Amazonas: o maior rio do mundo”, de Silvino Santos.

A plataforma conta ainda com uma área dedicada às Artes Visuais que apresenta uma galeria virtual com obras de artistas consagrados como Elza Lima, Claudia Andujar e Araquém Alcântara, além de artistas expoentes como Marcela Bonfim e Ana Mendes.

Em Livros, há destaques como “Dois Irmãos” e “Cinzas do Norte”, do amazonense MIlton Hatoum – eleito recentemente para a Academia Brasileira de Letras -, além de, “Raoni: memórias do cacique”, organizado por Fernando Niemeyer; “O sentido das águas”, de Drauzio Varella; e “Mãe da mata”, de Maickson Serrão.  Estas e mais 3.000 publicações integram um acervo literário especializado na Amazônia, que pode ser adquirido no marketplace da SOMMOS AMAZÔNIA, com distribuição pela Livraria Martins Fontes Paulista.

O catálogo inicial, que é regularmente ampliado, já conta 300 filmes – sendo que, desse total, 100 títulos só estão disponíveis na plataforma -, 40.000 músicas, mais de 3.000 livros, 1000 obras artísticas, além de um glossário de alimentos e ingredientes composto por 450 verbetes. O acesso pode ser feito através de uma assinatura fixa, no valor de R$9,90 mensais, que dará direito a todos os conteúdos de forma ilimitada através do link www.sommosamazonia.art.br.

Para Alexandre Agra, Diretor Presidente da SOMMOS AMAZÔNIA, o principal objetivo da plataforma é reposicionar a Amazônia no mercado global da economia criativa, gerando receita e visibilidade para seus produtores e artistas.

– Estamos trabalhando para ser a principal referência para pesquisa, promoção e comercialização dos produtos culturais da Amazônia, visando atender as demandas dos mercados nacional e internacional por maior conhecimento e informação sobre a região. Afinal, não se pode valorizar e preservar o que não se conhece. Embarcamos diferentes conteúdos em um único aplicativo como modelo de negócio, que viabiliza o acesso universal dos usuários brasileiros e estrangeiros a todos estes conteúdos através de uma única assinatura. –  explica.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend