Entre esporte e entretenimento, o Super Bowl é um daqueles eventos esportivos que param os Estados Unidos e ganham destaque em todo o mundo. Nesta edição, a final do campeonato de futebol americano da NFL terá um novo comentarista. O personal trainer e ex-atleta Bruno Sapo reassume sua vertente comentando os principais torneios e estará na NFL Network, pela DAZN, primeiro streaming de esportes ao vivo do mundo. Bruno já passou também pela NFL Brasil, Cazé TV e foi vice-campeão do “Desafio de Talentos” da ESPN.
“Comentar o Super Bowl é algo importantíssimo na carreira de qualquer pessoa que viva o mundo esportivo, ainda mais para mim, ex-atleta de futebol americano e preparador físico da modalidade. É como comentar uma final olímpica, uma copa do mundo. É um novo e maravilhoso passo que estou muito feliz e honrado dar.”
Conexão com o Futebol Americano
O esporte também marcou a vida de Bruno em sua trajetória na educação física. Hoje, após 3 anos em São Paulo, ele retorna ao Rio de Janeiro, onde começou o Treino do Sapo há mais de 11 anos, fundamentado nos conceitos do futebol americano. A princípio, o intuito era treinar atletas, mas se popularizou nas praias cariocas pelos resultados estéticos e na saúde, conquistou a internet e hoje volta para a cidade natal em novo formato, mas sob os mesmos conceitos.
Bruno comentará o campeonato com a propriedade não somente de quem estudou, mas de quem viveu essa realidade. Ex-atleta profissional, jogou futebol americano de 2004 a 2016, passando por grandes times como Flamengo, Vasco, alguns times americanos e pelas seleções Carioca e Brasileira, disputando o mundial em 2015.
Aposentado dos campos, tornou-se preparador físico e é parte da comissão técnica da seleção brasileira. “Parece que sempre que me afasto do F.A, algo vem e me puxa de novo e sempre me sinto bem em ocupar esse espaço.”
Personal, ex-atleta, preparador físico e comentarista
Jogador de basquete, de futebol americano e criador do Treino Do Sapo, Bruno alcança além do que é popular no Brasil e traz os principais esportes do mundo para a cultura do país. Percebeu sua paixão também por comentar campeonatos desde sua primeira participação no então Esporte Interativo em 2013.
“Ser comentarista é algo que sempre fico extremamente satisfeito em fazer, porque faço com muito prazer. Amo esporte e viver de esporte é um sonho, seja como profissional de educação física ou como comentarista. Ler e assistir vídeos sobre esportes e me manter informado é algo que já faço rotineiramente e fazer isso como trabalho é muito bom”.
De lá para cá, Sapo vem ganhando cada vez mais espaço na área. Em 2019, participou do “Desafio de Talentos”, reality show da ESPN. Ele não saiu com o primeiro lugar, mas a medalha de prata reacendeu a vontade de mergulhar nesse universo.
Além disso, Bruno comentou diversos jogos de futebol americano, incluindo participações no canal da NFL Brasil, escreveu resenhas esportivas para o site Playmaker Brasil e diversos textos que abordam raça e esporte para o Observatório da Discriminação Racial no Futebol.
Saiba mais sobre Bruno Sapo
Os conceitos do futebol americano e os R$ 200 emprestados do pai foram suficientes para levar Bruno Sapo a se tornar uma referência em educação física. O TDS, como ficou conhecido o “Treino do Sapo”, foi desenvolvido pelo então atleta de futebol americano para jogadores profissionais, mas acabou conquistando o público geral do Rio de Janeiro. “Preto, Profissional de Educação Física, anti-racista, treinador, ex-atleta, nerd e crossfiteiro”, como se descreve Bruno, através de seus posts no Instagram, o carioca se posiciona abertamente sobre temas que muitos não teriam coragem de falar como a própria gordofobia no esporte e se evidencia ainda mais por isso.
Mais informações sobre Bruno Sapo
www.instagram.com/brunorosa.