Início » Tack Festival será realizado no Jardim Botânico pela primeira vez

Tack Festival será realizado no Jardim Botânico pela primeira vez

Evento está na 5ª edição e acontecerá no dia 12 de novembro, das 10h às 18h, com entrada gratuita e atividades culturais e tecnológicas para toda a família

por Redação
Tack Festival será realizado no Jardim Botânico pela primeira vez

Tack é um festival de cultura, inovação, tecnologia e criatividade, idealizado pela ID Cultural, que em sua 5ª edição traz duas versões: on-line e presencial. O formato virtual abrange os dias 9 e 10 de novembro, com transmissão ao vivo do evento através do canal do Youtube Tack Festival (https://www.youtube.com/c/TackFestival). Já no dia 12 de novembro, das 10h às 18h, será a programação presencial, que acontecerá, pela primeira vez, em um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro, o Jardim Botânico.

Na versão on-line serão exibidos painéis ligados à arte, tecnologia, inovação, empreendedorismo, educação financeira, marketing e inclusão social. Será uma série de palestras, reunindo personalidades de referência, que levarão informação, conhecimento e aprendizagem de forma gratuita e acessível. Previamente aos bate-papos, o canal do Tack também disponibiliza acesso gratuito ao Tack Talk, um programa de entrevistas com nomes que se destacam em suas áreas de atuação e fomentam a cultura, tecnologia e o empreendedorismo jovem.

Já na versão presencial, os cariocas e turistas podem esperar um dia com diversas atrações culturais, musicais e tecnológicas, shows circenses, oficinas de arte, cinema a céu aberto, além de conversas com pessoas renomadas sobre cultura, inovação e criatividade. Tudo isso de forma gratuita, para todas as idades e sem inscrição prévia. O objetivo do Tack Festival é promover a transformação social através da cultura, como explica o gerente de Produção da ID Cultural, Rafael Villas-Bôas:

“O Tack foi idealizado para desenhar novos rumos para questões que impactam e ajudam a moldar uma nova cultura, uma nova forma de pensar e agir. É no Tack Festival onde pessoas e ideias se encontram, onde a informação conecta-se à diversão, e onde a vontade de aprender, fazer e empreender ganha uma nova dimensão.”, destaca Rafael.

Sobre o que o público pode esperar do retorno do Tack no formato presencial e, pela primeira vez no Jardim Botânico, o gestor afirma ser esta a oportunidade para despertar novos saberes, interesses, e ter um tempo de qualidade e diversão entre família e amigos.

“Nossa proposta é unir arte, diversão, cultura, tecnologia e conhecimento em um só espaço, para todas as idades e classes sociais. O Tack é um festival gratuito, que a cada ano reúne um time apaixonado por levar informação, alegria, cultura e novidades do meio tecnológico ao povo do Rio de Janeiro. Nos dois últimos anos, o evento aconteceu somente no formato on-line, agora voltamos ao presencial, em um dos cartões postais da cidade, com o intuito de oferecer um dia inteiro de lazer aos cariocas e visitantes.”, afirma o organizador.

Desafio Tack: uma das maiores competições de empreendedorismo jovem do Brasil
O Desafio Tack, realizado em parceria com a Associação Junior Achievement Rio de Janeiro, também faz parte da programação do Tack Festival, como um braço essencial no fomento à cultura e inovação, e que, neste ano, voltou a contemplar todo o país. O intuito da 5ª edição da iniciativa é impulsionar estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas das cinco regiões do Brasil, a criarem soluções inovadoras, em resposta ao seguinte desafio: “Como podemos utilizar a tecnologia para fomentar a cultura como ferramenta de inclusão social?”. Em 2022, a iniciativa reúne 300 alunos.

A equipe que desempenhar a melhor resolução e apresentação receberá como prêmio uma viagem internacional para Boston, nos Estados Unidos, e ainda terá a chance de participar da Brazil Conference 2023 e conhecer duas das instituições de ensino mais cobiçadas do mundo – Harvard e MIT (Massachusetts Institute of Technology). A premiação atende cada integrante do grupo e o representante da unidade escolar vencedora.

Para os idealizadores, a disputa carrega a missão de promover aprendizagem, estimular a criatividade e incentivar o empreendedorismo jovem. Porém, também é a oportunidade para transformar uma dor em uma solução real, levantando novas ideias que contribuam para um mundo melhor.

“A Id Cultural enxerga a cultura como ferramenta de transformação, e que projetos culturais têm capacidade de tocar e sensibilizar as pessoas para as questões mais relevantes. O Tack Festival e o Desafio Tack são as expressões máximas dessa nossa proposta.”, comenta Rafael Villas-Bôas, gerente de Produção da ID Cultural.

Serviço:
Dias on-line: 9 e 10 de novembro (quarta e quinta-feira)

Horário: 11h30 às 19h

Canal para transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/c/TackFestival

Dia presencial: 12 de novembro (sábado)

Horário: 10h às 18h

Local: Jardim Botânico: Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico/RJ

Ingresso: Entrada gratuita

Para mais informações sobre o TACK FESTIVAL: https://tackfestival.com/

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via