Nos últimos oito anos, o Teatro Riachuelo entrou no mapa do Rio de Janeiro como uma das principais casas de espetáculos da cidade, ao receber uma série de estreias e temporadas concorridas de teatro, show e teatro musical. Não é à toa que o espaço alcançou já público superior a um milhão e cem mil espectadores em mais de 1500 sessões. Para celebrar o aniversário com uma comemoração à altura deste feito, o teatro receberá duas únicas apresentações de um espetáculo idealizado especialmente para a ocasião e em formato inédito no Brasil.
Batizado de ‘Musicais in Concert’, o megashow vai reunir grandes estrelas dos palcos brasileiros em uma Noite de Gala idealizada por Aniela Jordan, com texto e direção de Claudio Botelho.
Acompanhada pela Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a regência do maestro Felipe Prazeres, a lista de participantes será extensa e vai englobar artistas de diferentes estilos e repertório, como Alessandra Verney, Analu Pimenta, Beto Sargentelli, Claudia Netto, Ester Freitas, Gottsha, Giulia Nadruz, Gustavo Gasparani, Jules Vandystadt, Ingrid Gaigher, Laila Garin, Lilian Valeska, Lucinha Lins, Malu Rodrigues e Totia Meireles.
Como não poderia deixar de ser, o repertório da noite será baseado em grandes clássicos do Teatro Musical Brasileiro e internacional. Alguns deles saídos de espetáculos que foram encenados ali no palco do Riachuelo, como o clássico ‘A Noviça Rebelde’, que alcançou mais de cem mil espectadores entre abril e junho deste ano. Ou as canções que fizeram de ‘Elis, a Musical’ um outro fenômeno de público no local.
O elenco infanto-juvenil de ‘A Noviça Rebelde’, inclusive, fará uma participação especial na noite, com as presenças confirmadas de Giovanna Rangel, João Pedro Chaseliov, Bruna Negendank, Samuel Ebendinger, Cath Gordilho, Júlia Salarini e Clara Portella.
Títulos que marcaram época na Broadway também estarão no roteiro, com números da trilha de ‘Cabaret’, ‘O Mágico de Oz’, ‘Sweet Charity’, ‘Funny Girl’, ‘Company’, entre muitos outros. A maioria das letras será cantada em português em versões – algumas inéditas – de Claudio Botelho, que também vai assumir a função de mestre de cerimônias da noite. Ao apresentar os solos, duetos e números em conjunto, Botelho contará algumas histórias de bastidores do universo teatral.
Serviço:
- Local: Teatro Riachuelo Rio | Rua do Passeio 38/40 (Cinelândia – RJ)
- Duração: 2h
- Data: 15 de novembro
- Horário: 16h e 19h
- Classificação: Livre
Musical infantil “A Menina do Meio do Mundo” resgata história e música de Elza Soares para crianças na Ecovilla by Happy
No Mês da Consciência Negra, a EcoVilla RI Happy vai receber o espetáculo infantil “A Menina do Meio do Mundo – Elza Soares para Crianças”. Parte do premiado projeto Grandes Músicos para Pequenos, retorna aos palcos a partir de 16 de novembro. A peça, que emociona e diverte, celebra a força da mulher negra através de sucessos imortalizados na voz de Elza Soares, como Meu Guri, A Carne, Se Acaso Você Chegasse, Mas que Nada e Lata D’Água.
Inspirado em relatos da própria artista, o musical aborda a infância de Elza Soares, que via seu mundo cercado por “estrelas” no alto da favela de Moça Bonita, hoje Vila Vintém. Desde criança, Elza sonhava em sair do morro e conhecer as “estrelas”, um desejo que representou sua força para vencer dificuldades e sua busca por se tornar uma estrela da música brasileira.
“A vida da Elza Soares é marcada por dores, mas no palco transformamos isso em um universo encantador e acessível às crianças”, explica o autor Pedro Henrique Lopes. “A peça recria um ambiente lúdico, onde mostramos os desafios e alegrias da trajetória de Elza, sempre com empoderamento e música como pano de fundo.
A Força e Inspiração de Elza Soares
Com texto de Pedro Henrique Lopes, direção de Diego Morais, direção musical de Gabriel Quinto e Tony Lucchesi, e coreografias de Viviane Santos, o espetáculo explora a relação afetuosa entre Elza e sua mãe, os desafios financeiros, a importância do afeto e a valorização da mulher negra. A produção destaca-se ainda por resgatar momentos marcantes, como a participação da cantora em um programa de calouros com Ary Barroso, onde ela transformou as adversidades em potência para sua arte
Segundo o diretor Diego Morais, idealizador do projeto ao lado de Pedro Henrique, “Elza Soares estava na nossa lista desde o início, pelo que ela representa não só na música, mas na história do povo brasileiro. Foi uma mulher muito forte, que nunca se vitimizou. Transformou suas dores em música, e sua voz sempre representou as vozes do Brasil.
Projeto ‘Grandes Músicos para Pequenos’ e a Cultura Brasileira
O projeto Grandes Músicos para Pequenos nasceu para aproximar o público infantil da MPB, apresentando grandes ícones da música brasileira para as novas gerações. Desde 2015, já homenageou artistas como Luiz Gonzaga, Braguinha, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Raul Seixas e Elis Regina, encantando mais de 200 mil espectadores. As peças mesclam informações culturais e históricas, tornando-se uma ponte entre a infância e a rica herança musical do Brasil.
“Queremos que as crianças se conectem com uma cultura que, em muitos casos, está distante delas,” comenta Pedro Henrique Lopes. “Esse projeto permite que o público participe ativamente e se envolva emocionalmente com a história de cada artista homenageado.”
Para Diego Morais, a missão do projeto vai além do entretenimento: “Queremos proporcionar uma experiência inesquecível, onde o público se sinta parte do espetáculo.”
Serviço
A Menina do Meio do Mundo
- Temporada: 16 de novembro a 8 de dezembro
- Local: EcoVilla Ri Happy, Rua Jardim Botânico, 1.008 – Rio de Janeiro/RJ
- Dias e Horários: Sábado e domingo, às 16h, com sessão extra em 20/11 (quarta-feira) às 16h
- Ingressos: R$ 40 (meia)
- Classificação Etária: Livre
- Venda de Ingressos: Link para compra
“Manual para o Futuro Bem Legal”: espetáculo leva consciência e sustentabilidade para alunos de escolas públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro, a partir de 11 de novembro
Há 14 anos, a Sapiens Produções, através da produtora Áurea Bicalho Guimarães, vem realizando peças teatrais com temática ambiental. Além dos espetáculos, são ministradas palestras lúdicas sobre questões relacionadas às fontes de energia, ao clima e ao consumo consciente.
Os projetos (espetáculos e palestras) já foram assistidos por mais de cem mil espectadores, estudantes do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio. As apresentações são sempre gratuitas e já circularam por 24 municípios fluminenses, incluindo a capital Rio de Janeiro, tanto em instituições de ensino públicas quanto privadas.
Lançado no ano passado e continuando a missão do bem-sucedido espetáculo “Manual para o Futuro Legal” (2012-2023), o projeto este ano vai percorrer instituições de ensino em diferentes municípios fluminenses, agora repaginado como “Manual Para o Futuro Bem Legal”. Mais que um espetáculo teatral, é uma experiência educativa e transformadora que vem impactando alunos em escolas do Rio de Janeiro. Com foco em conscientização ambiental e responsabilidade social, ganha circulação estadual este ano, com 12 apresentações previstas em instituições de ensino nos municípios de Teresópolis, Caxias, Nova Iguaçu, Campos, Macaé, Niterói e Rio de Janeiro.
No palco, os atores Tatá Oliveira, Márcio Nascimento, Marise Nogueira e Tatiane Santoro dão o recado. As primeiras apresentações acontecem no Rio de Janeiro, dia 11 novembro no CIEP José Pedro Varela, na Rua do Lavradio, no Centro, às 9h, e no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, na Rua São Clemente, em Botafogo, para outra apresentação às 15h30. As inscrições estão abertas para os municípios de Teresópolis, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói e Rio de Janeiro pelo e-mail [email protected] ou whatsapp (21) 996019207.
A peça retorna com a missão de inspirar alunos do 1º ao 6º ano, especialmente crianças de 7 a 9 anos, a refletirem sobre o impacto humano no planeta e o futuro sustentável. Com patrocínio da Naturgy e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o projeto já percorreu 13 instituições públicas e privadas no município do Rio de Janeiro e já atingiu mais de três mil estudantes, e projeta alcançar um público ainda maior com sua nova circulação em 2024.
“Não há a pretensão de mudar o mundo. Mas, sim, estimular uma atitude sustentável, para que o homem seja visto como parte da natureza. São essas crianças de hoje que, daqui a duas ou três décadas, estarão pensando o mundo. Espero que para melhor”, avalia Áurea Bicalho Guimarães.
“A Naturgy tem um forte compromisso com a conscientização ambiental e as gerações futuras. A sustentabilidade e a responsabilidade social são pilares importantes para a empresa. Ao apoiar iniciativas como esta, estamos dando nossa contribuição para o desenvolvimento das áreas onde atuamos e para o futuro do planeta”, destaca Fernanda Amaral – diretora de Comunicação, ESG e Rigov da Naturgy Brasil.
Espetáculos infantis baseados em sucessos da Disney com ‘As Emoções da Riley” e “Pinóquio” tem apresentações na Barra
O Shopping Metropolitano Barra convida todos os pequenos para uma tarde cheia de diversão neste sábado com dois espetáculos: Pinóquio, às 16h30 e As Emoções da Riley, às 17h30.
Baseados nos clássicos da Disney, “As Emoções da Riley”, faz referência ao sucesso “Divertidamente”, enquanto “Pinóquio” narra a clássica aventura do boneco de madeira que se torna um menino de verdade.
As duas apresentações acontecem em parceria com a Corealize, no Auditório do Shopping Metropolitano Barra, no 3° Piso. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site (https://clubinhodeofertas.com.br) ou na bilheteria, no dia e local do evento.
Serviço:
- 09 de novembro
- Pinóquio – 16h30 –
- As Emoções da Riley – 17h30 –
- Auditório – 3° Piso – Shopping Metropolitano Barra – Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1300