Início » Terapia Familiar do Luto é tema de livro e workshop, com lançamento  no dia 21 de maio

Terapia Familiar do Luto é tema de livro e workshop, com lançamento  no dia 21 de maio

Publicação escrita na pandemia pelo psiquiatra e psicanalista, Moises Groisman, é destinada a profissionais da área e ao público em geral

por Redação

Terapia Familiar do LutoUm dos pioneiros da terapia familiar no Brasil, o psiquiatra e psicanalista, Moises Groisman, de 82 anos, lança, no dia 21 de maio, seu 14* livro chamado Terapia Familiar do Luto: da Morte à Vida, em evento online que contará com workshop para terapeutas e o público interessado.

O livro escrito em um sítio na Serra em 2021, durante a pandemia da Covid 19, apresenta uma classificação original do luto – denominada pelo autor como “total” e “parcial”, quando o membro familiar tem algum tipo de limitação física ou mental em vida.

“A ocorrência da morte – de acordo com a sua forma: precoce, tardia, esperada, e o papel que o falecido desempenhava na família ou casal -, produzirá repercussões emocionais de maior ou menor intensidade nos remanescentes, os que continuam vivos”, explica o terapeuta no livro que tem 143 páginas.

A publicação conta ainda com histórias clínicas que auxiliam o leitor a entender a dinâmica de trabalho que acontece dentro do consultório. E aponta a saída para diferentes perdas a partir do uso da técnica do “ritual de despedida”.

Moises Groisman

Moises Groisman

O livro também apresenta um capítulo sobre a questão da perda do líder de uma empresa familiar e suas consequências emocionais no contexto da família.

“A morte deve ser superada por todo o sistema familiar e não apenas do ponto de vista individual”, ressalta o especialista.

O psiquiatra conclui o livro com um relato pessoal sobre seu envelhecimento, além de reflexões sobre a morte. E provoca o leitor a pensar sobre a finitude, já que “não existe vida sem morte”.

Biografia

Moises Groisman é médico-psiquiatra (1964) e psicanalista (1975). Atua como terapeuta familiar e de casal desde 1983, tendo feito especialização no Istituto di Terapia Familiare (Roma). É fundador e o diretor da Núcleo-Pesquisas (1985), instituição de pesquisa, atendimento e formação de terapeutas familiares. É autor e coautor de livros como Família é Deus (4* edição), O casamento é uma ilusão – Salve o Casamento, Trama e Terapia (2* edição), A Cruz Familiar – Uma Nova Perspectiva Terapêutica, entre outros.

*Lançamento do livro*

Data: 21 de maio de 2022

Editora Núcleo-Pesquisas

https://nucleopesquisas.com.br/

 *Workshop*

27 de maio

Horário: 17h às 19h (Teoria e vivência)

As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp:  (21) 996227675

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Não estou interessado em compartilhar. Clique aqui para voltar para o conteúdo!
This window will automatically close in 10 seconds
Share via