Foto: Pedro Damásio

Tiradentes Cultural chega à 51ª edição

Inspirada pela exposição no CRAB com artesanato paraense, o evento retoma a periodicidade e tem o Pará como tema principal, com shows de artistas do Norte do Brasil

por Redação

Surgida da necessidade de melhorar o entorno da área da Praça Tiradentes, parte importante da região central do Rio de Janeiro desde a fundação da cidade, a Tiradentes Cultural celebra no dia 23 de setembro sua 51ª edição com o tema Praça de Ritmos. Das 13h às 20h, a Tiradentes oferece ao público um evento que inclui Feira Gastronômica, atrações musicais no palco principal e a CRIA: Feira de Artesanato, Arte e Design. Nesta edição, a Tiradentes Cultural se inspira na mostra “Pará Sentir Fé”, exibida nas galerias do parceiro, apoiador e vizinho de calçada: Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB). A mostra, promovida pelo Sebrae no Pará, exibe a variedade e a beleza das obras de artesanato paraense inspiradas no Círio de Nazaré, uma das maiores festas católicas do mundo.

Criada em maio de 2015, com o propósito de manter vivo e ampliar o movimento da região, a Tiradentes Cultural retorna ao formato original, com periodicidade a partir desta edição. “Nossa programação cultural é variada e depende do tema escolhido pela curadoria, mas nunca falta música. Nesta edição, temos uma parceria com o Sebrae no Pará, que está nos proporcionando atrações com muita música regional e um line up que vai botar todo mundo pra dançar. Começamos com a DJ The Redig, que é paraense e traz a realidade afroamazônica; teremos o projeto Carimbaby, apresentando uma mistura de ritmos e danças tradicionais, como carimbó, marabaixo, lundú marajoara, siriá e guitarrada, além de um show lindo do Aturiá, que mistura música e dança ao ritmo do carimbó Pau e Corda, o carimbó de raiz”, adianta Valéria Lima.

No fim da tarde, entra em cena o multiartista e criador do Carimbloco paraense Silvan Galvão, que convida os compositores, cantores, poetas e ativistas culturais Júnior Soares e Mestre Ronaldo Silva, idealizadores do Instituto Arraial do Pavulagem, um dos maiores movimentos culturais da Amazônia. Na sequência, o cantor e compositor Letto nos leva a celebrar o carimbó e toda música do norte junto do artista multimídia afro amazônida Jeff Moraes.

Reconhecida pela sua resistência no Centro do Rio, a Tiradentes Cultural é vista como “um evento afetuoso, que acolhe a todos e que proporciona entretenimento e cultura para a população e para o público que frequenta o Centro”, complementa Cacá Valente. Ao longo desses oito anos de funcionamento, a Feira parou apenas em função da pandemia de Covid-19 e em ocasiões pontuais.

“É uma iniciativa muito importante para dar visibilidade e criar oportunidade de negócios a quem empreende nessa cadeia da cultura em nosso estado, por meio da música e do artesanato. Daí a conexão entre a Tiradentes Cultural e a mostra ‘Pará Sentir Fé’, instalada no CRAB desde julho”, acredita o diretor superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno. Segundo o diretor, a programação na praça será um canal para visitas à mostra. “Nesse link dos eventos, queremos que as pessoas possam também visitar a mostra e conhecer o trabalho de artesãos paraenses, que retrata um pouco da nossa cultura”, frisa.

“O evento ainda proporciona um olhar mais cuidadoso das entidades públicas para o local, que recebe uma movimentação de pessoas diferentes daquelas que circulam em função do trabalho durante a semana, por exemplo. Traz um número maior de visitantes para os espaços culturais no entorno da Praça, como o CRAB, que passam a conhecê-lo e frequentá-lo”, ressalta Ana Simões sobre o evento, que está presente no calendário de eventos do Rio de Janeiro por intermédio da Rota Raízes Cariocas (Sebrae) e do Guia Cultural do Centro Histórico do Rio de Janeiro.

Tanto a Praça Tiradentes quanto seu entorno fazem parte de uma área com imenso valor cultural e criativo, além de ser repleta de história, tendo sido palco de importantes manifestações culturais e criativas onde, até hoje, existem construções de valiosa arquitetura e aparelhos de importância cultural. De acordo com uma pesquisa da ESPM, realizada em 2017, o público do evento é formado por moradores de diferentes bairros da cidade e de outras cidades, contando com estudantes, autônomos, empresários e funcionários públicos, dentre outros.

SERVIÇO:
EVENTO: TIRADENTES CULTURAL
QUANDO: 23 de setembro
HORÁRIO: 13h às 20h
LOCAL: Praça Tiradentes – Centro
ENTRADA GRATUITA

PROGRAMAÇÃO:

13h – Tha Redig

14h – Aturiá

15h – Tha Redig

15h15 – Carimbaby

16h15 – Tha Redig

16h45 – Silvan Galvão convida Júnior Soares e Ronaldo Silva

18h15 – Letto convida Jeff Moraes

19h30 – Tha Redig

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via