Uma música nova, uma nova cantora e compositora. Um single que acaba de sair do forno. TOMAZ, cantora e compositora carioca, nascida e criada na Zona Oeste do RJ, chega pra mostrar seu novo single e o clipe cinematográfico, “Sorriso Muito Largo”, música de sua autoria, que já estão em todas as plataformas.
Ouça aqui: “Sorriso Muito Largo” https://onerpm.link/631199442926
Este é o primeiro single de um projeto de música e audiovisual que aposta na dramaticidade e na intensidade, pra contar uma história de amor e morte desse amor, explorando o universo de relações abusivas, empoderamento e liberdade feminina.
Serão quatro singles, que culminarão em um EP que será lançado ainda este ano. Todos os quatro serão acompanhados com clipes dirigidos pelo diretor de cinema independente brasileiro Aguinaldo Flor e que, ao final, se tornarão um curta. É um projeto em conjunto com a produtora audiovisual zero8onze PhotoCine e o produtor musical Marcos Xi.
Cantora, compositora, atriz, escritora e dançarina, TOMAZ abraça muitas vertentes em sua carreira musical. Essa multiplicidade desagua em um som autoral intenso, que aposta em dramaticidade, poesia, composições emotivas, sinceras e autênticas. Suas principais referências são Amy Winehouse, Sade, Elza Soares, Raye, Lianne La Havas, Florence and the Machine e Alcione, entre outros nomes, além da influência do jazz, r&b, soul, samba e pop rock.
“O desafio era comunicar sentimentos e vivências não tão agradáveis, dentro de uma sonoridade que trouxesse conforto”, explica. Essa música é o primeiro single do EP “Amor e Mortes”, abrindo o caminho para se falar mais sobre amor e suas diversas formas de se findar, em mais três faixas autorais. E TOMAZ já prepara um álbum de inéditas completo para 2025.
“’Sorriso Muito Largo’ foi inspirada em vivências pessoais de relacionamentos e também no que observo, enquanto mulher, na sociedade”, conta. “Muitas vezes entramos em amores que não nos amam de volta, que confundem amor com adoecimento, que se incomodam com o tamanho do sorriso que oferecemos ao mundo e com a audácia de buscarmos nossa liberdade”.
Desde o início da composição, TOMAZ buscou a sonoridade do jazz. “Lembro de escutar “Jezebel” da Sade e pensar que seria lindo ter um sax chorando, uma melodia calma e melancólica, que pudesse abraçar quem estivesse ouvindo, ao mesmo tempo em que a letra te convida a ter uma conversa difícil”, conta ela. “Entreguei letra, melodia e inspirações nas mãos do músico, arranjador e produtor Marcos Xi, com quem pesquisei diferentes versões até chegarmos nessa. Gravamos esse sax com Paulo Victor ainda em 2022, quando a ideia do arranjo surgiu, e em 2024 chegamos ao final do processo com uma sonoridade fresca, que ainda presta homenagem aos clássicos”.
TOMAZ é formada em artes dramáticas pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna, em 2019, tendo atuado em diversos espetáculos de teatro como atriz e também compositora de trilhas sonoras.
Publicou o romance “Mesa de Canto”, em 2021. Venceu o concurso Microfone Aberto, na casa de shows Reduto no Rio de Janeiro, em 2022. Lançou em 2022 seu primeiro single “Eu bem que te avisei”, seguido do EP “Puxa da Garganta”, com mais três faixas. Além do EP visual acústico “Cabernet Sessions” com faixas inéditas.
Instagram: @aquelatomaz
Letra “Sorriso Muito Largo”
Ignorei todos os sinais
culpei o horóscopo
amaldiçoei os infernos astrais
Questionei a vontade dos orixás
e as voltas que o mundo dá
Pensei em reparar os traumas
mas nem sei por onde começar
Será que é castigo?
pela coleção de corações partidos no fundo do armário?
ou será que a gente ama ao contrário?
eu e você…
Se meu sorriso é muito largo,
cê não fica a vontade.
Se você sai voando eu odeio tua liberdade,
se eu abro o horizonte, você aperta o laço…
se eu sigo no meu passo já não te satisfaço.
De repente, tudo que era encanto,
vai descendo pelo ralo junto com
a minha vontade de viver…
Meu amor, pra eu sobreviver,
preciso vomitar cada pedaço de você
dos teus beijos que alimentam a minha boca
mas que envenenam meu coração…
eu e você…
Se meu sorriso é muito largo,
cê não fica a vontade.
Se você sai voando eu odeio tua liberdade,
se eu abro o horizonte, você aperta o laço…
se eu sigo no meu passo já não te satisfaço
Ficha Técnica de “Sorriso Muito Largo”
Composição e Voz – TOMAZ
Produção Musical – Marcos Xi
Arranjo Musical – Marcos Xi
Captação e Mixagem– Marcos Xi
Saxofone – Paulo Victor
Instrumentos – Marcos Xi
Masterização – Fábio Henriques
Capa – Design: Terra Santos
Capa – Foto: Luis Moras
Ficha Técnica do Clipe de ”Sorriso Muito Largo”
Direção – Aguinaldo Flor
Direção de fotografia – Fernando Cunha Jr
Roteiro – TOMAZ e Aguinaldo Flor
Maquiagem – Bia Torres
Assistente de direção – Wallace Lau
Assistente de Produção – César Vieira e Marcos Xi
Still e Making Of – Luis Moras
Edição e Coloração – Fernando Cunha Jr
Produção – zero8onze PhotoCine
Apoio – Le Twin Factory