Na manhã deste domingo (20) de Páscoa, o Morro da Matriz, no bairro do Sampaio, Zona Norte do Rio de Janeiro, foi palco de uma ação solidária que uniu esporte, comunidade e doçura. Duas torcidas organizadas do Botafogo — a Torcida Folgada e a Torcida LGBTQIAP+ — se juntaram ao Lions Clube RJ Colorindo a Vida para distribuir 100 caixas de bombom a crianças da comunidade.
A iniciativa, além de proporcionar uma Páscoa mais feliz para dezenas de famílias, reforçou o papel transformador que o futebol e suas torcidas podem desempenhar na sociedade. A ação contou com a presença de representantes das torcidas, voluntários do Lions e moradores da região, que celebraram a data com sorrisos, brincadeiras e muita gratidão.
Heitor de Lima e Silva, embaixador da Torcida Folgada e filho do icônico Russão, falou sobre a importância de iniciativas como essa. “Fui presidente e, atualmente, sou embaixador da torcida. Faço essas ações, essas integrações entre a favela e uns amigos. A gente já realiza esse trabalho aqui no Morro da Matriz. E folgada é eterna — que a gente continue fazendo sempre. E conta com a ajuda de todos”, disse.
Heitor também ressaltou o papel social das torcidas organizadas, muitas vezes associadas apenas à violência. “A importância é que todo ser humano, mesmo sem ser de torcida, deveria ter essa consciência de tentar ajudar o mais necessitado, de proporcionar pelo menos um dia de alegria numa Páscoa. E a gente está vendo aqui a felicidade das crianças. Isso é o que move a verdadeira torcida. A gente também faz ações de agasalho, várias outras… Não é só briga. É importante que o pessoal saiba disso”, completou.
Representando o Lions Clube RJ Colorindo a Vida, o vice-presidente Rodrigo T. Ribeiro também celebrou o momento e destacou o compromisso da instituição com a comunidade. “Para nós é uma alegria estar presente aqui nesta ação de Páscoa com as crianças do Morro da Matriz. Incentivar o esporte, incentivar as coisas boas e positivas desta comunidade, aqui no bairro do Sampaio, na zona norte do Rio de Janeiro.”
Com uma abordagem voltada para o bem-estar social e emocional das crianças, Rodrigo ainda pontuou: “Assim, reafirmamos o nosso compromisso de trazer sorrisos ao distribuir chocolates. Cem caixas de bombons, igual a cem sorrisos.”
A ação reforça o quanto o esporte pode ir além das arquibancadas e atuar como ferramenta de transformação social. O envolvimento das torcidas organizadas e de instituições filantrópicas como o Lions demonstra que, com união e boa vontade, é possível levar esperança e alegria a quem mais precisa.
E, no Morro da Matriz, a Páscoa de 2025 ficará marcada como uma data em que o amor ao próximo falou mais alto — embalado pelo preto e branco do Botafogo, pelos laços da solidariedade e pelo doce sabor do chocolate.