Para comemorar os 13 anos de criação do Parque Estadual da Costa do Sol e os três anos da trilha TransCaboFrio, a cidade lançou o ”Aplicativo da Trilha TransCaboFrio” (via plataforma eTrilhas). O circuito reúne sete roteiros locais (dois estão concluídos) que totalizam 54 quilômetros e que fazem parte da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. O período do lançamento coincide também com a época definida como a “Melhor Temporada” em Cabo Frio – o outono é uma das melhores estações para a prática de atividades como caminhada e trekking, por conta dos dias de céu azul, temperaturas amenas e ausência de chuvas. “Sem contar que a cidade está mais vazia, as estradas têm menos trânsito, os serviços estão mais atenciosos e, Cabo Frio, mais encantadora e charmosa”, comenta Maria Inês Oliveros, presidente do Cabo Frio Convention Bureau. A “Melhor Temporada” se estende até o mês de novembro, englobando, ainda, inverno e primavera.
TransCaboFrio
A TransCaboFrio percorre em sua grande parte as praias da cidade com áreas preservadas de restinga, dunas, lagoas e costão rochoso, além de passar por importantes monumentos culturais tombados pelo IPHAN como o Forte São Matheus e a Fazenda Campos Novos, totalizando cerca de 54 km de extensão. A TransCaboFrio foi planejada para ser desenvolvida em sete trechos e a sinalização vem sendo realizada em etapas. Já foram implementados o Trecho 2 (Boca da Barra) e o Trecho 4 (Morro do Vigia).
Ela é parte integrante da Trilha Oiapoque ao Chuí, da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, que conecta todo o país de norte a sul por meio de suas Unidades de Conservação, sempre sinalizadas com pegadas amarelas e pretas. As trilhas de longo curso são grandes corredores ecológicos que ampliam a conectividade entre áreas preservadas, garantindo a manutenção da vida selvagem e melhoria de indicadores ecológicos.
Aplicativo
A eTrilhas, plataforma digital onde está hospedada a TransCaboFrio e que engloba site e aplicativo, tem como objetivo oferecer conteúdo oficial sobre as trilhas e atrativos naturais de Cabo Frio. E mais: produzir dados estatísticos e ferramentas de auxílio à gestão de áreas naturais, além de divulgar os serviços do município ao público segmentado.
Através da plataforma, os visitantes encontram informações turísticas da cidade, têm acesso a fotos, mapas (online e offline) e informações técnicas das trilhas. Por lá, também é possível planejar a visita contratando prestadores de serviços locais. Já os gestores contam com mais um produto para promover as trilhas e os atrativos naturais do município, além de engajar os visitantes a colaborarem na conservação, tendo acesso a dados estatísticos quantitativos e qualitativos. O eTrilhas é o aplicativo oficial da Rede Brasileira de Trilhas.
Atrativos
Nos dois trechos implementados são muitas as belezas naturais caminhada afora. No Trecho 2, que soma 7 quilômetros, estão as águas cristalinas da Ilha do Japonês, as vistas panorâmicas do Farol da Lajinha e da Ponta do Chapéu, a Caverna dos Escravos e as selvagens praias Brava e Fofa, finalizando na praia das Conchas. Já o Trecho 4 convida a explorar o Morro do Vigia, entre as praias das Conchas e do Peró, repleto de fendas, costões, mirantes e prainhas. O circuito tem cerca de um quilômetro e paisagens fantásticas.
Os percursos são sinalizados e feitos em trechos do Parque Estadual da Costa do Sol, que reúne as cidades de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Araruama, Saquarema e São Pedro da Aldeia. O conjunto forma um dos recantos mais bonitos do litoral do estado do Rio de Janeiro, sendo o primeiro conjunto de trilhas da região a integrar o Circuito Brasileiro de Trilhas de Longo Curso no Brasil.
Para baixar o app basta acessar o site:
https://etrilhas.com.br/trilhas-longo-curso/trilha-transcabofrio