Trilogia periférica – show que celebra os três álbuns do rapper mineiro Roger Deff chega ao Rio de Janeiro e conta com a participação de Renegado – 20 de setembro, de graça, na Arena Cultural Dicró na Penha

por Redação
Roger Deff

Roger Deff, um dos nomes mais atuantes do rap produzido na capital mineira, comemora os três álbuns da sua carreira solo com o show Trilogia Periférica, no qual temas como a herança cultural da diáspora negra, a arte urbana e a periferia se entrelaçam nas crônicas e reflexões do MC.  A apresentação traz repertório dos álbuns “Etnografia Suburbana” (2019), “Pra Romper Fronteiras” (2021) e “Alegoria da Paisagem” (2023). A celebração teve seu início com shows nas cidades mineiras de Belo Horizonte e Pouso Alegre e segue para Salvador, Rio de Janeiro e retorna para Belo Horizonte. Cada apresentação conta com participações de artistas parceiros com os quais o rapper dividiu palcos e estúdios ao longo da sua trajetória. Em Salvador a participação é do grupo Opanijé e, no Rio de Janeiro, o convidado é o rapper Renegado, com quem Deff gravou a faixa “Ladeira”, do seu primeiro disco. “Renegado é um antigo parceiro e contemporâneo de cena também”, explica Deff.

O show no Rio de Janeiro será realizado no dia 20 de setembro, às 19h, na Arena Cultural Dicró ( Parque Ary Barroso, s/n, Penha – entrada pela Rua Flora Lobo – Rio de Janeiro/RJ). A entrada é gratuita e os ingressos podem ser reservados pelo Sympla até um dia antes pelo link https://www.sympla.com.br/evento/roger-deff-show-trilogia-periferica/3102506?referrer= ou no local, no dia do show.

No palco Deff segue acompanhado por Michelle Oliveira e Celton Oliveira (vozes), Ricardo Cunha (guitarra), Luiz Prestes (baixo) Edgar Filho (bateria), Marcelo Kavalim (teclado) e DJ Hamilton Júnior (toca-discos).

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte com patrocínio do Hermes Pardini.

Estrada no rap

Roger Deff deu início à sua caminhada como rapper em BH, quando fundou a banda Julgamento na segunda metade dos anos 90, um dos mais icônicos grupos do rap mineiro, trabalho que foi sua base de construção artística e que seguiu até 2018. No ano seguinte, em 2019, ele dá o início à sua carreira solo com seu álbum de estréia intitulado “Etnografia Suburbana”, em que o artista  aborda a relação periferia centro, bem como a herança afro-diaspórica, sob o ponto de vista de quem segue à  margem da cidade. O trabalho lhe rendeu o convite para compor a música de abertura do programa Rolê nas Gerais, da Globo Minas e em 2024 a faixa título do álbum foi escolhida como parte da trilha sonora da novela Volta por Cima, da TV Globo.

No segundo álbum,  “Pra Romper Fronteiras”,  o músico homenageia as bases conceituais do Hip Hop, ao falar do posicionamento social desta cultura, e toda a filosofia em torno dela, bem como a estética sonora do “boombap” que marcou a identidade do estilo.

O terceiro álbum intitulado “Alegoria da Paisagem” tem sua temática centrada no território, a chamada “periferia” , com toda a sua potência cultural e as vivências das pessoas naquele lugar. Os três trabalhos estabelecem diálogos intrínsecos. Etnografia traz uma leitura mais ampla, calcada na vivência e na herança cultural da população negra, Pra Romper Fronteiras vai ao encontro da cultura Hip Hop, estabelecendo-a como ponto de referência essencial para a juventude periférica e, por fim, Alegoria da Paisagem fala da percepção da periferia enquanto território, retratando o seu cotidiano e as lembranças do próprio rapper.

Renegado

Negro, de origem periférica, Renegado mobilizou-se pela música e empunhou a bandeira da cultura Hip Hop e do Rap desde seus primeiros passos nas ruas e vielas da comunidade Alto Vera Cruz, na capital mineira. Dono de uma das mais importantes carreiras do segmento no Brasil, Renegado atingiu o sucesso já nos primeiros trabalhos, recebendo o prêmio de Artista Revelação por seu disco de estreia, Do Oiapoque a Nova York (2008). A honraria foi concedida pelo Prem̂io Hutúz, a mais importante premiação do gênero no país, naquele momento.

Durante a carreira, Renegado integrou o casting de importantes gravadoras, como o selo norte-americano RCRD LBL, a brasileira Som Livre e a independente Mousik.

A carreira do rapper consolidou-se ao longo dos anos e seus fãs acompanharam o nascimento de diversas parcerias com grandes nomes da cena brasileira, como Elza Soares, Diogo Nogueira, Samuel Rosa, Rogério Flausino, Bebel Gilberto, Thiaguinho, Dona Onete e Anitta, com quem gravou a música Totalmente Demais, tema de abertura da novela homônima, da Rede Globo.

Ficha técnica ROGER DEFF – Trilogia Periférica  – Show Rio de Janeiro

  • Roger Deff (MC)
  • Ricardo Cunha (guitarra)
  • Luiz Prestes (baixo)
  • Edgar Filho (bateria)
  • Michelle Oliveira (voz)
  • Celton Oliveira (voz)
  • Marcelo Kavalim (teclado)
  • DJ Hamilton Jr (DJ)
  • Participação especial: Renegado (Rio de Janeiro)
  • Técnico de som: Lucas Mortimer
  • Iluminador: Eliezer Sampaio
  • Figurino:Janaína Tabula – Abigail Brechó
  • Assessoria de imprensa: Aclive Comunicação e Projetos
  • Designer: DokttorBhu
  • Gestão e produção: Coratio Produções (Michelle Braga)

SERVIÇO

Roger Deff – Show Trilogia Periférica

RIO DE JANEIRO – participação especial Renegado

Onde: Arena Cultural Dicró – Parque Ary Barroso, s/n, Penha – entrada pela Rua Flora Lobo – Rio de Janeiro/RJ

Quando: 20/09, 19h

Ingressos: gratuitos Disponíveis de Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/roger-deff-show-trilogia-periferica/3102506?referrer=

Redes do artista

https://rogerdeffmc.com/

https://www.instagram.com/rogerdeffmc/

https://www.youtube.com/@RogerDeff

https://open.spotify.com/intl-pt/artist/7cnrgEbpY1UVyBE4M9wKhC?si=tHzadNeoTN-NWbEclxbxhA&nd=1

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend