Um Olhar Diferente Sobre a Moda

Livro de Moda transcrito em Braille visa estimular o desenvolvimento do mercado de moda inclusiva no país

por Jorge Rodrigues

O lançamento será no dia 18 de abril, na OAB do Rio de Janeiro, como parte da programação da Comissão de Direito da Moda. O acesso será livre e gratuito. 

Um em cada quatro brasileiros não tem direito a se vestir com roupas bonitas, confortáveis, funcionais para seus corpos e movimentos. Isso porque 25% da população brasileira têm algum tipo de deficiência e não têm acesso à moda e a roupas adaptadas que possibilitem a autonomia para se vestirem sozinhos, a acessibilidade e a elevação da autoestima cada vez que se olham no espelho.

Em um mercado que é o 5o maior produtor têxtil e o 4o maior produtor de vestuário do mundo, gera empregos e movimenta mais de 150 bilhões por ano, essa é uma realidade que precisa mudar.

Pensando em contribuir para a criação uma moda com compromisso ético, que seja inclusiva e que seja também sustentável, o Instituto Nação Brasil e o Instituto Hadassa se uniram para o lançamento de um livro que é a síntese de uma série de iniciativas que vêm sendo realizadas por profissionais do mundo da moda em prol da Moda Inclusiva.

Um Olhar Diferente sobre a Moda reúne, em 130 páginas, textos, estudos e depoimentos de onze especialistas em moda e inclusão de diversas cidades do Brasil com a proposta de desenvolver um novo olhar sobre o mercado da moda e dar visibilidade ao segmento da Moda Inclusiva. Quem apresenta o livro é o estilista Ronaldo Fraga, um dos mais importantes estilistas da moda contemporânea.

“ O grande atrativo do livro é que ele foi feito com especialistas e com profissionais da moda com diferentes deficiências, o que traz uma visão clara das reais necessidades e as ferramentas técnicas para a solução das carências do que é oferecido atualmente no mercado da moda” – explica Daniela Auler, consultora de moda e uma das autoras do livro, que escreveu seu texto em conjunto com Daniel Massafera, que tem deficiência física.

Para atingir a todos, o livro, Um Olhar Diferente Sobre a Moda, será impresso em tinta em fontes ampliadas e transcrito em linguagem Braille, voltado para pessoas com deficiência visual e baixa visão, com produção, edição e realização do Instituto Nação Brasil, de Santa Catarina, em parceria com o Instituto Hadassa, do Rio Grande do Sul e com transcrição e montagem da ADEVA/Associação dos Deficientes Visuais de São Paulo.

O lançamento será no dia 18 de abril, na OAB do Rio de Janeiro, como parte da programação da Comissão de Direito da Moda. O acesso será livre e gratuito.

AUTORAS DO LIVRO UM OLHAR DIFERENTE SOBRE A MODA

1- SHEILA GIES – INGLATERRA/UK: Inglaterra, 2002, Manchester Metropolitan University, MMU, Mestrado em Desenvolvimento de Produto de Vestuário (MSc Master of Science, Clothing Product Development) – foi o lugar e o tempo para o avanço dos conhecimentos e práticas em moda e design, já adquiridos em nível acadêmico no primeiro Curso de Estilismo em Moda do Brasil, uma Extensão Universitária, 1992, Universidade Federal do Ceara, UFCe.

2- BRUNA BROGIN – CURITIBA/PR: Bruna Brogin é doutora em Design pela UFPR (2019), realizou estágio doutoral na Sapienza Università di Roma (2017), é mestre em Gestão do Design pela UFSC (2015), é especialista em Design Experiencial pela UFSC (2014) e é graduada em Design de Moda pela UDESC (2011). Atualmente é professora do SENAI PR e SC e pesquisa sobre Moda Inclusiva há oito anos.

3- DANIELA AULER – PARATY/RJ: É bacharel em negócios da moda pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em responsabilidade social e sustentabilidade pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Desenvolveu sua carreira na criação e no marketing em moda inclusiva e sustentável. Idealizadora do Concurso Internacional de Moda Inclusiva e dos cursos de Moda Inclusiva realizados pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Idealizadora do projeto Retalhos & Atalhos realizado na Rede de Reabilitação Lucy Montoro. Coidealizadora do MoDe (moda e design: economia, inovação e sustentabilidade). É representante do Fashion Revolution na cidade de Paraty;

4- DANIEL MASSAFERA – SÃO PAULO/SP: Maquiador, colunista do canal@ modainclusiva, atleta de natação e bailarino, Daniel Massafera veio ao mundo para fazer a diferença. Aos 27 anos, ele se intitula em suas redes sociais como ‘um garoto em uma armadura de homem’. E é nelas (as redes sociais) que ele vem tendo a oportunidade de fazer essa diferença, ao mostrar ao mundo que representatividade importa. Com isso, ele vem mobilizando suas redes, onde fala sobre temas variados, que vão de acessibilidade e inclusão, passando por moda, saúde e até política. Tudo, segundo ele, para promover “reflexões e transformar pessoas”.

5- DEBORA MONTEIRO – SÃO PAULO/SC: Débora Monteiro é jornalista e educadora social, publicou “Três mil horas e adeus” na antologia 2020, o ano que não começou, da Editora Reformatório, e as obras “Vítimas Colaterais” e “Viageiros” na antologia Parem as Máquinas, do Selo Off Flip. Desde 2015 mora em Paraty/RJ, onde participa do coletivo literário “Segundas Intenções”, que publicou o livro coletivo “Paraty em Festa – Contos e Encontros”.

6- ELEONORA AMARAL – SÃO PAULO/SP: Cursou Design e Produção de Moda, atuando no mercado ao lado de nomes como Lenny Niemeyer, Dudu Bertholini, Reinaldo Lourenço e Luiza Ortiz. Posteriormente se especializou em Consultoria de imagem pela Fashion Institute Of New York – Fit e também em etiqueta e protocolo pela The Protocol School Of Washington – Psow. Atualmente ministra classes de Consultora de Imagem no Curso de Moda Inclusiva em parceria com a Rede Lucy Montoro de reabilitação, sob tutela de Daniela Auler;

7- LARA SOUTO – SÃO PAULO/SP: Lara Souto Santana tem graduação em Letras português, Inglês e Pedagogia, e mestrado em estudos linguísticos e literários em inglês. Viciada em livros e entusiasta da moda inclusiva, é professora da rede municipal de São Paulo e trabalha como consultora em acessibilidade e audiodescrição;

8- HELOISA ROCHA – ARACAJU/SE: A jornalista Heloisa Rocha é idealizadora do Moda Em Rodas, projeto que trabalha em prol da moda inclusiva, do resgate da autoestima feminina, especialmente da mulher com deficiência, e de promover uma nova percepção do corpo com deficiência na mídia. Radicada em São Paulo desde 2008, a profissional de 37 anos é natural de Aracaju (SE) e nasceu com osteogênese imperfeita, condição rara que tem como principal característica a fragilidade óssea;

9- SILVANA LOURO – RIO DE JANEIRO/RJ: SILVANA LOURO é estilista formada pela Universidade Cândido Mendes e idealizadora da Equal Moda Inclusiva. A marca tem seu diferencial na confecção de roupas em duas versões: com e sem adaptação.

Criou e produziu o primeiro uniforme paralímpico adaptado do mundo em 2015. É parceira da Reserva na Linha Adapt& + Equal. Sua etiquetagem em braille é certificada pelo Instituto Benjamin Constant. Em 2022, conquistou os 1°s lugares nos Prêmios Visão Consciente da Fecomércio, Sebrae Mulher de Negócios Nacional e Estadual.

Em 2023 a Equal completa 10 anos de excelência e inovação contribuindo com o protagonismo das pessoas com deficiência na moda e na beleza.

10-THEMIS BRIAND E THAIS FROTA – FORTALEZA/CE : Themis Briand – Oficial de Justiça Federal e apaixonada por maquiagem, criadora do método Beleza Para Todos de automaquiagem para pessoas com deficiência visual. Criadora de Conteúdo, compartilhando na internet dicas sobre beleza com acessibilidade e maternidade. Thais Frota – Analista Judiciária, Formada em Psicologia e Direito;

11-WALQUIRIA COIMBRA – BRASÍLIA/DF: Brasileira, tetraplégica, Presidente do Fashion Inclusivo, modelo Inclusiva, com desfiles em vários eventos, Hair Brasília, Made in Japão, II Congresso Ibero Americano de Doenças Raras, paratleta de tênis de mesa e bailarina.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via