UNIRIO lança metaverso

O projeto ‘Empreende Unirio’, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), lança no dia 29 de junho, a partir das 17h na sede da Urca, os espaços imersivos ‘Meta Hub Empreende’ e o ‘Meta BugLab’.

Para André Paz, coordenador do BugLab e professor de mídias criativas no curso de Engenharia de Produção da Unirio, o metaverso é uma utopia e a universidade pode colaborar, tanto na sua reformulação, como na sua realização. “O Meta Hub Empreende e o Meta BugLab são espaços imersivos compartilhados para motivar conexões, encontros e colaborações. São experimentações que testam limites e possibilidades do metaverso no atual estágio de desenvolvimento”, explica.

O evento com experiências no metaverso, através de um óculos 3D, permite acompanhar uma exposição e diversos ambientes preparados para o evento. Os espaços são também acessíveis pela internet em computadores e celulares na plataforma Spatial.

Além disso, uma palestra mediada pela coordenadora do projeto ‘Empreende’ Mariza Costa Almeida com a participação do professor André Paz e Byron Mendes, CEO da Metamundi, acontece em formato híbrido, no metaverso e no presencial, e vai abordar temas importantes na área de inovação e realidade virtual, suas diversas aplicações e oportunidades de novos negócios.

O ‘BugLab’ é um programa de extensão da Unirio realizado desde 2017 com diferentes projetos a cada ano. O programa conta com a participação ativa dos estudantes da universidade, em especial os alunos do Laboratório de Criação e Produção Cultural, do Departamento de Engenharia de Produção com Ênfase em Produção Cultural. Além de realizar atividades que promovem o diálogo e colaboração entre alunos, pesquisadores, artistas, produtores e público. E o Meta BugLab é um espaço de experimentação nesse sentido no metaverso.

O objetivo do projeto ‘Empreende Unirio’ é estimular a inovação na Unirio, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social com base no conhecimento científico. Dentre as atividades previstas no projeto, está a criação das um programa de incubação de empreendimentos e projetos na Unirio com potencial inovador, criativo e intensivo em conhecimento, nas dimensões tecnológicas, culturais e sociais.

O ‘Meta Hub Empreende’ é um espaço imersivo de conexões entre laboratórios, empreendimentos e parceiros. O projeto Empreende tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ.

Serviço:

Metaverso Empreende Unirio e Buglab

  • Data: 29/06
  • Horário: 17h às 20h
  • Local: Unirio – Auditório Tercio Pacitti – Avenida Pasteur, 458. Prédio do CCET – Urca
  • Realização: Unirio, Empreende e Buglab
  • Apoio: Faperj