A venda de uma companhia é um passo muito importante para um empreendedor, e que pode definir o rumo de sua vida pessoal e profissional, bem como a valorização do negócio construído. Mas o que será que os investidores buscam na hora de comprar uma empresa?
Primeiramente, é preciso entender qual a motivação para a venda do negócio. O empresário deve entender, portanto, o que faz com que ele queira colocar sua empresa disponível no mercado.
Esse momento pode chegar para o empreendedor que está querendo mudar de carreira, levantar capital, buscar um sucessor ou até se aposentar.
Saber essa motivação é muito importante para uma boa apresentação sobre a situação do negócio ser feita no momento das negociações.
Hora de vender a empresa
Definindo que o momento é mesmo de vender o negócio, agora é preciso torná-lo atrativo para quem quiser comprá-lo.
Para que isso ocorra, o importante é levantar as informações sobre a sua companhia, sabendo os potenciais de crescimento, mas também entendendo quais as possíveis dificuldades e ainda assim tentando agregar valor para que a compra seja atrativa.
Veja abaixo o que é essencial ter em mãos na hora de negociar a compra de uma empresa:
Um investidor sempre vai querer saber se a companhia é saudável financeiramente e se tem problemas contábeis. Puxar o histórico dos últimos três anos contendo essas informações já ajuda na hora de expor a situação da companhia para os potenciais compradores.
Saber exatamente quais os riscos que o negócio oferece também é muito importante. Isso porque na hora das negociações, os investidores vão querer entender o que a empresa pode oferecer e se ela tem, de fato, potencial para agregar valor. Não basta, portanto, somente dizer o quanto a empresa deve crescer nos próximos anos, mas também expor quais as dificuldades e, se possível, já apresentar as soluções para que elas sejam mitigadas.
Todo investidor quer saber se a compra de uma empresa vai trazer sinergia para os demais negócios nos quais está investindo. Não adianta, então, somente fazer uma oferta se a sua companhia não possui nenhuma possibilidade de gerar valor, seja financeiro, comercial, administrativo ou estratégico.
Entender isso antes de ir para as negociações é muito importante, pois mantém o empreendedor preparado para demonstrar quais vantagens a venda de seu negócio pode levar para o potencial comprador.
Não adianta tentar vender a empresa pelo valor mais alto possível. Os investidores procuram e esperam comprar uma empresa por um valor justo.
Por isso, o valuation é uma ferramenta muito importante, e que deve ser usada tanto pela parte compradora quanto pela parte vendedora, para que o valor mais adequado seja calculado, diante de toda a conjuntura atual da companhia, comparando-a inclusive com seus concorrentes, e estimando também seu potencial de crescimento para o futuro.
Estudar o negócio e se preparar na hora de apresentá-lo para os futuros compradores é essencial para quem quer vender sua companhia. Por isso, é sempre importante ter a assessoria que seja especializada na compra de empresas, como a Capital Invest, que oferece consultoria em M&A, auxiliando empreendedores a prepararem suas empresas para a venda com maior valor e menor risco.
Fonte: Capital Invest – assessoria especializada em fusões e aquisições.