Com um portfólio que reúne preciosidades enológicas, a Importadora Decanter marca presença no evento Vinhos de Portugal São Paulo e Rio de Janeiro com rótulos dos mais destacados produtores portugueses que o grupo traz ao Brasil.
“Nossa seleção forma um verdadeiro mapa das mais importantes regiões e vinícolas de Portugal, suas variadas propostas e estilos, trazendo vinhos que expressam e representam os inconfundiveis terroirs do Alentejo, Dão, Douro, Tejo, Bairrada e Setúbal”, resume Adolar Hermann, presidente da Decanter.
Além de nomes já consagrados que a importadora vai reunir no Vinhos de Portugal, serão apresentados os vinhos Rosa Santos, que acabam de chegar ao catálogo da Decanter. A quinta alentejana celebra 400 anos na produção de vinhos e conta com os irmãos e enólogos Jorge, Vasco e Frederico conduzindo a elaboração dos rótulos, em continuidade à tradição iniciada na família há quatro séculos.
Tendo à frente a jovem e experiente enóloga Antonina Barbosa, a vinícola Falua, considerada um oásis de modernidade na região do Tejo, apresentará alguns de seus vinhos mais premiados, como os ícones da linha Conde Vimioso.
Eleito duas vezes o melhor produtor de vinhos de Portugal pela Revista de Vinhos, o carismático Domingos Alves de Sousa elabora seus rótulos em localizações privilegiadas e vinhedos antigos, personificando o terroir do Douro. É o caso de clássicos como Quinta da Gaivosa, Vale da Raposa e Abandonado, que o público terá a oportunidade de degustar.
Considerado o Rei da Alvarinho, Alnselmo Mendes é reconhecido por seu talento, excelência, inovação e pela combinação de técnicas ancestrais, como a curtimenta, com métodos modernos, como a vinificação em carvalho. Um de seus destaques é o Anselmo Mendes Parcela Única, recentemente premiado como o melhor branco português pela Grandes Escolhas.
A Quinta dos Roques tem uma história que se funde com o desenvolvimento de vinhos de qualidade no Dão: ela foi pioneira em elaborar varietais na região, na década de 1990. O rótulo Encruzado, que a Decanter apresentará no evento, foi considerado pela Master of Wine Jancis Robinson um dos 10 melhores vinhos de Portugal.
Outra “entidade” do vinho português, a José Maria da Fonseca, lendário produtor de Setúbal, é líder incontestável de qualidade, pioneirismo e resgate de tradições. Em atividade desde 1834, é comandada por Domingos Soares Franco, representante da 6ª geração da família, e já eleito Personalidade do Ano pela Revista de Vinhos. É responsável por produzir grandes ícones, como seus moscatéis de Setúbal e os vinhos Puro Talha, elaborados a partir de técnicas ancestrais com fermentação 100% em talha.
Ao herdar dos pais a paixão pelo vinho, João Póvoa aplicou seu profundo conhecimento do terroir da Bairrada para fundar a Kompassus. Verdadeiro entusiasta da Baga, ele cultiva parcelas desta casta com mais de 70 anos de idade, em alta densidade e com mínima intervenção. Seu estilo combina robustez e elegância, dando origem a vinhos vigorosos, ricos e complexos.
www.decanter.com.br | @decanter_vinhos