Visita do MinC à Pequim marca 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China

Abertura do Festival Internacional de Cinema de Beijing e assinatura de memorando de entendimento entre o Festival do Rio e o Festival China estão entre os compromissos

por Redação

O Ministério da Cultura (MinC) realiza visita à Pequim para participar de uma série de agendas relacionadas à produção audiovisual. O secretário-Executivo adjunto da Pasta, Cassius Rosa, a diretora de Preservação e Difusão Audiovisual, Daniela Fernandes, e o coordenador geral da Secretaria do Audiovisual do MinC, André Virgens, integram a comitiva brasileira que desembarcou na China para a celebração de acordos bilaterais e promoção de intercâmbio cultural entre as duas nações, a partir do dia 17 até 22 de abril. Uma das principais agendas é a participação no Festival Internacional de Cinema de Beijing, que neste ano tem o Brasil como convidado de honra.

A comitiva brasileira conta ainda com a participação de Maurilio Martins, produtor da Filmes de Plástico, que leva o filme Marte Um; Felipe Lopes, diretor da distribuidora Vitrine Filmes que apresenta Retratos Fantasmas e Gabriela Tocchio, produtora da Gullane Filmes, com os longas Que Horas Ela Volta? e Uma História de Amor e Fúria.

Com objetivo de fortalecer as parcerias na indústria cinematográfica dos dois países, a programação ao longo da semana inclui a participação na abertura do Brazil Film Week, a participação no Film Forum Industry e a assinatura de memorando de entendimento entre o Festival do Rio e o Festival China.

Além das atividades relacionadas ao cinema, a programação inclui visitas ao State Production Base of China Film Group, à Beijing Film Academy e ao Museu Nacional da China, reforçando o compromisso do Brasil em fomentar o intercâmbio cultural com a China.

O secretário adjunto do MinC, Cassius Rosa, fará pronunciamentos oficiais na abertura do Festival Internacional de Cinema de Beijing, na quinta-feira (18/4), a partir das 19h30 (horário local); na assinatura do Memorando de Entendimento entre Festival do Rio e Festival China, na sexta-feira (19) e na participação do Film Forum Industry, no sábado (20).

50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China
Em 2024, celebram-se os 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e China. O relacionamento dos países evolui de forma intensa e adquire avanços progressivos em diversos setores. No ano passado, o presidente Lula visitou o país e fechou 15 acordos governamentais, totalizando R$ 50 bilhões, dentre os quais, o Acordo de Coprodução televisiva, entre Agência Nacional do Cinema (Ancine) e a Administração Nacional de Rádio e Televisão.

Confira a agenda do MinC em Pequim

Quinta-feira (18/4)
12h – Almoço oferecido pelo Embaixador do Brasil em Pequim, Sr. Marcos Galvão
19h30 – Cerimônia de Abertura do Festival Internacional de Cinema de Beijing

Sexta-feira (19)
9h às 12h: Visita ao State Production Base of China Film Group e Visita à Beijing Film Academy
15h30 às 18h – Sino-Foreign Collaboration Forum – Assinatura do Memorando de Entendimento entre Festival do Rio e Festival China

Sábado (20)
9h30 às 11h30 – Film Market – Reunião com diretor da China Film Administration
14h às 16h – Visita guiada ao Museu Nacional da China
19h30 – Abertura do Brazil Film Week

Domingo (21)
10h às 12h – Participação no Film Forum Industry
13h – Palace Cinema com estreia de filmes

Segunda (22)
10h às 12h – Visita ao China Film Archive
14h30 às 15h30 – Reunião com Vice-ministro da Administração de Radio e TV da China
19h30 – Estreia de “Que Horas Ela Volta”

Serviço
Ministério da Cultura realiza visita à Pequim
Data: 17 a 22 de abril
Local: Pequim, China

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via