Ziraldo, autor da Melhoramentos, recebe homenagens no Brasil e no exterior pelos 91 anos celebrados nesta terça-feira, dia 24

O mestre Ziraldo, um dos maiores cartunistas e autores brasileiros, completa 91 anos nesta terça-feira, dia 24. Autor presente no catálogo da Melhoramentos, já tem um programa de novidades para 2024: uma nova edição da Coleção Bichim em acabamento próprio para bebês de zero a 5 anos, e uma nova edição do livro O Menino Quadradinho, com capítulo especial.

O aniversário de Ziraldo está sendo celebrado em várias festividades literárias no país e no exterior, como o grande painel montado no Festival Literário Internacional de Óbidos (Folio). Nele, é reproduzido o livro Flicts, primeiro título infantil de Ziraldo, escrito em 1969, e em que o autor relata a história de uma cor que não encontrava seu lugar no mundo.

“Ziraldo é um dos principais parceiros da Editora Melhoramentos. São quase 44 anos de história compartilhada e vendo o crescimento e a formação de várias gerações. É praticamente uma vida, um casamento que rendeu como frutos, obras relevantes para a literatura nacional”, descreve a diretora da Unidade de Negócio Editora Melhoramentos, Lulcey Vitor Ribeiro.

O livro O Menino Maluquinho, obra mais conhecida de Ziraldo e editada pela Melhoramentos em 1980, está sendo lançado este mês também na Turquia e na Coréia do Sul. O livro já teve 139 edições, vendeu 4 milhões de exemplares no Brasil, além de ter sido publicado em 10 outros países no mundo (. Ainda como parte das comemorações de aniversário, o autor é o homenageado da Feira Literária de Quissamã (FLIQ), município vizinho a Macaé (RJ). A FLIQ acontece entre os dias 26 e 29 de outubro.

O livro O Menino Maluquinho já foi tema de peças de teatro, três filmes e mais recentemente de uma série de animação produzida pela Netflix, indicada à edição deste ano do Emmy Awards International.

“O Instituto Ziraldo (IZ) está em celebração neste mês de outubro! Além dos 91 anos de idade do artista, neste dia 24, há uma grande movimentação em Portugal para o Festival Literário Internacional de Óbidos (FOLIO), com a exposição de Flicts e o lançamento da Coleção Pererê, que além de Flicts, conta com mais dois títulos de Ziraldo: O Menino Maluquinho e História de Dois Amores (este com Carlos Drummond de Andrade). Ziraldo comemorará os 91 anos em casa, cercado dos carinhos da esposa, filhos, netos e alguns familiares. “Todos estamos muito felizes com outro marco internacional do autor, que teve a série do Menino Maluquinho, grande sucesso da Netflix, agora indicada ao Emmy Awards International, que acontecerá dia 20 de novembro, em Nova Iorque.”, declarou Claudio Miranda, enteado do artista e da Diretoria do IZ. O IZ é a instituição criada para preservar e difundir o acervo visual e intelectual do artista Ziraldo.

Pela criação de Flicts, Ziraldo recebeu, em 2004, o Prêmio Andersen, pela edição italiana do livro. Por O Bichinho da Maçã, o prêmio Jabuti de melhor livro de arte. Ele também foi fundador e editor da revista Pasquim, símbolo da luta contra a ditadura que aconteceu no Brasil. Ziraldo escreveu mais de 130 livros, além de cartilhas educacionais para crianças e jovens.