Início » 11ª Mostra 3M de Arte: edital para exposição convoca artistas para pensar percursos históricos e ético-ambientais

11ª Mostra 3M de Arte: edital para exposição convoca artistas para pensar percursos históricos e ético-ambientais

“Cor, Calor, Valor” é o tema da nova edição que abre inscrições de 04 a 26 de março; a Mostra 3M de Arte acontece em Junho no Parque Ibirapuera

por Redação

Começam nesta sexta (4) as inscrições para o edital para a 11ª Mostra 3M de Arte, um dos eventos mais longevos do cenário nacional de arte contemporânea. Esta iniciativa é uma oportunidade para artistas de todo o país desenvolverem projetos inéditos comissionados, incluindo estrangeiros residentes no Brasil há mais de dois anos.

A Mostra 3M reforça a importância da ocupação dos espaços públicos, apresentando os artistas contemporâneos e suas obras como elementos chave para a democratização do acesso às artes. Com dois projetos selecionados no edital, as inscrições para a 11ª Mostra 3M de Arte vão até 26 de março e devem ser feitas pelo formulário disponível no perfil do evento no Instagram.

Com curadoria de Camilla Rocha Campos, artista, professora e escritora, e João Simões, artista e pesquisador, como curador adjunto, o tema proposto para esta edição é “Cor, Calor, Valor”. “Este edital é um convite para refletirmos – de maneira ampla, generosa e mais complexa possível – sobre história e questões ético-ambientais. Queremos que a Mostra funcione como uma janela para discussões sobre arte e noções múltiplas de história, integrando outras agendas contemporâneas, e posicionando nossos corpos e sensações nos lugares de efeitos destes percursos, buscando um valor de memória. Como uma cena que aconteceu há 100 anos reflete nos acontecimentos de hoje?”, aguça Camilla.

Cinco obras de arte de grandes dimensões – três obras de artistas convidados e duas selecionadas pelo edital – serão posicionadas no Parque Ibirapuera a partir de 25 de junho com o intuito de gerar diálogos sobre os valores da memória social e coletiva, visando reflexões sobre narrativas históricas e suas revisões, principalmente sob os conceitos de modernidade, políticas ambientais e eventos raciais – noções trazidas a partir das leituras de Denise Ferreira da Silva, Lima Barreto e Beatriz Nascimento.

O edital convida os artistas ao envolvimento com as questões de como posicionar cenas históricas e suas reverberações, pensando em suas cores, sensações e percepções.

Para participar, o artista precisa apresentar projetos que estejam alinhados ao tema e em consonância com as regras apresentadas no edital. É preciso também ser uma obra inédita. Cada artista participante da Mostra receberá R$ 5.000,00, referentes a cachê de criação e direitos autorais de exibição, e o valor de R$ 30.000,00 de verba para produção (incluindo transporte, instalação e desinstalação da obra).

No ato da inscrição, é necessário enviar biografia resumida do(a) participante, portfólio com imagens de outros projetos, proposta de obra e respectiva proposta de realização, apresentando cronograma, orçamento detalhado para a produção, montagem e desmontagem da proposta, bem como outros custos que se fizerem necessários.

Todos os participantes deverão considerar fatores como o local da Mostra, duração da exposição e acesso do público, além do acompanhamento em tempo integral da instalação da obra. Para os selecionados que residem fora da cidade de São Paulo, haverá hospedagem e transporte pagos pela empresa Elo 3.

Para Fernanda Del Guerra, diretora da Elo 3, idealizadora e realizadora da Mostra 3M de Arte, “esta edição da Mostra 3M traz muita potência ao Parque Ibirapuera, uma vez que faz com que o público que o frequenta pense sobre a contemporaneidade, os eventos históricos e como isso o toca”. “Esta interação reflete o objetivo da Mostra, que é democratizar o acesso às artes e reafirmar o espaço público como elemento transformador”.

Para a 3M, patrocinadora da Mostra desde sua primeira edição, “trazer o tema ‘Cor, Calor, Valor’ nos coloca em sintonia com muitos temas contemporâneos e históricos que fazem parte de nosso cotidiano, como questões ambientais, racismo e coletividades. Apoiar este tipo de projeto é importante para a 3M, uma vez que nos conecta com a democratização das artes e suas discussões, além de gerar outros diálogos sobre temas importantes que nos transformam positivamente como sociedade”, afirma Luiz Eduardo Serafim, Head de Marca e Comunicação da 3M do Brasil.

Gratuita, a 11ª Mostra 3M de Arte acontece de 25 de junho a 24 de julho no Parque Ibirapuera, espaço icônico da cidade, que recebe mais de um milhão de visitantes por mês. Os resultados para o edital serão divulgados em 12 de abril e as inscrições para o edital acontecem de 4 a 26 de março, sem possibilidade de prorrogação.

Links para inscrições para o edital da 11ª Mostra 3M de Arte podem ser acessados via bio do Instagram do evento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Não estou interessado em compartilhar. Clique aqui para voltar para o conteúdo!
This window will automatically close in 10 seconds
Share via