Início » 1ª edição do projeto “Sustenta Dourados” apresenta soluções sustentáveis de maneira criativa na Quadra da Rosa de Ouro em Oswaldo Cruz

1ª edição do projeto “Sustenta Dourados” apresenta soluções sustentáveis de maneira criativa na Quadra da Rosa de Ouro em Oswaldo Cruz

por Redação
Sustenta Dourados

O projeto “Sustenta Dourados” faz sua 1ª edição nos dias 05 e 06 de novembro, sábado e domingo, na quadra da Escola de Samba Rosa de Ouro, em Oswaldo Cruz, com oficinas de arte e educação ambiental como pintura com tintas naturais, adereços, contação de história, carimbos reciclados, confecção de ecobricks e a palestra sustentabilidade na prática – tudo gratuito.

Derivado do pioneiro projeto “Sustenta Carnaval” – que promove a reutilização de fantasias e adereços despejados na área da dispersão do Sambódromo do Rio de Janeiro, evitando que toneladas de resíduos têxteis vão parar nos aterros sanitários da cidade  o Sustenta levará aos participantes, através de referências socioculturais, um desenvolvimento criativo, motor e sócio emocional.

Segundo Mariana Pinho, uma das idealizadoras do evento, a iniciativa é uma grande aula de acolhimento e aprendizado. “O ato de acolher as pessoas com suas experiências de vida, é o que retroalimenta o ciclo do conhecimento. Elas ficam mais sensíveis e ávidas por aprender novas práticas como, por exemplo, cuidar do seu “lixo doméstico” de forma sustentável”.

Serão dois dias de ambiência na tradicional escola de samba Rosa de Ouro, fundada em 1970 e situada no coração do samba carioca, em Oswaldo Cruz. Para Nilce Fran, a “Vovó do Samba”, presidente da agremiação, a Rosa de Ouro tem essa tradição cultural de receber eventos que mobilizam a comunidade.  “O Sustenta traz uma nova linguagem artística, que dialoga com nossas atividades carnavalescas possibilitando o acesso à educação, cultura e arte”, conta Nilce.

Ministradas por um time especializado de artistas, produtores e educadores socioambientais, as atividades são todas gratuitas e para toda família. Reutilização, reciclagem são palavras de ordem aos ensinamentos do Sustenta, que terá muitos de seus insumos, as fantasias e adereços coletados do último carnaval do Sambódromo do Rio, como expressão artística e conscientização da comunidade local e dos grupos sociais atendidos.

Alinhado com os 17 ODS das Nações Unidas – ONU, o projeto Sustenta Dourados inspira novas práticas à economia criativa e circular, atua para reverter a degradação dos ecossistemas e preservar o meio ambiente.

Atividades

Adereços – Alessandra Reis, coordenadora dos ateliês das escolas de samba Salgueiro e Viradouro

Pintura com tintas naturais – Julia Vidal, designer gráfico e de moda, educadora e pesquisadora especializada nas etnias culturais brasileiras

Contação de Histórias – Sá Soraya, educadora do “Projeto de Musicalização Infantil Paticumbum”

Carimbos Reciclados – Douglas Pedroza, artista plástico e idealizador da criação de carimbos feitos de papelão;

Confecção de Ecobricks e Palestra Sustentabilidade – Mariana Pinho, fundadora do “Projeto Sustenta”, representante certificada pela www.ecobricks.org

Dados do Evento

Evento: Sustenta Dourados

Local: Quadra da G.R.E.S. Rosa de Ouro (Rua Coelho Lisboa, 201 – Oswaldo Cruz, RJ – Infos:  21- 99945-8788 @projetosustenta.org e www.projetosustenta.org)

Datas: 05 e 06 de novembro de 2022, sábado e domingo

Horário: 14h às 19h

Realização:

SEIM/ Integra / PREFEITURA DO RIO

Apoio Cultural: G.R.E.S. Rosa de Ouro

Co-produção: Associação Brasil Cultural

Produção e Realização: Companhia Multiplicar Produções e Eventos

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via