Início » 27ª Parada do Orgulho LGBTI Rio terá como tema “Coragem pra ser feliz”

27ª Parada do Orgulho LGBTI Rio terá como tema “Coragem pra ser feliz”

Com 10 trios elétricos, passeata será realizada no dia 27 de novembro na Praia de Copacabana. Na ocasião será divulgada a Carta Por Um Brasil sem LGBTIfobia endereçada ao novo governo

por Redação
Parada do Orgulho LGBTI Rio

Após dois anos acontecendo virtualmente, a 27ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio está confirmada para o dia 27 de novembro, a partir das 11h, no Posto 5, Praia de Copacabana. Com a campanha “Coragem pra ser feliz”, desenvolvida pelo diretor de criação Bruno Bertani, da Industria Nacional Design, a “Parada” convida todas e todos a olhar para o futuro com otimismo e garra, lembrando das conquistas alcançadas pelo movimento LGBTI+, porém sem esmorecer diante de um Brasil que ainda é reconhecido como o país que mais mata pessoas LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexo) no mundo, e que precisa urgentemente retomar a pauta da promoção do respeito à diversidade e da implementação de políticas públicas para a comunidade, o que não ocorreu neste atual governo federal.

Organizada pela ONG Grupo Arco-Íris, a Parada do Orgulho LGBTI+ Rio 2022 contará com 10 trios elétricos, alas temáticas que reforçam a importância da preservação da Amazônia e o Meio Ambiente, homenagem às vítimas da covid 19; e tem o desafio de aliar festa e exaltação às liberdades individuais à conscientização para um país livre da LGBTIfobia e com justiça social. Nesse sentido, a marcha reunirá diferentes grupos discriminados – pessoas LGBTI+, negras, mulheres, povos originários e outros, com o objetivo de reforçar que a luta por um Brasil igualitário e de todos nós.

“Essa é a Parada do renascimento após um período de dor e perdas em razão da covid 19 e especialmente pelo aumento do discurso de ódio em parte da sociedade contra nossa comunidade LGBTI+. Do nosso renascimento como cidadãos de direitos. Sabemos que retomar o caminho para o respeito às nossas identidades exigirá coragem para romper com últimos anos de conservadorismo e com a tentativa de fazer o ódio imperar. Somos sempre pelo afeto e pelo diálogo. Porque, no final, o amor venceu e sempre vencerá”, afirma Cláudio Nascimento, Presidente do Grupo Arco-Íris e Coordenador Geral da Parada do Orgulho LGBTI+ Rio 2022.

Para demarcar as reivindicações da comunidade LGBTI+ será divulgada a Carta Por Um Brasil sem LGBTIfobia, endereçada ao Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, com propostas de políticas públicas nos campos da segurança, saúde, educação, trabalho e renda, cultura, esporte e lazer, turismo, assistência social e direitos humanos.

Resistindo às opressões e a carência de apoio privado e público da gestão anterior, inclusive financeiro, neste ano a Parada do Orgulho LGBTI+ Rio 2022 contará com a retomada do patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro. A ausência de apoio privado será compensada com muita energia, gritos de respeito, liberdade e um potente momento de luta pelo direito de amar quem quiser.  Os organizadores planejam, ainda, uma série de atividades ao longo da semana, como seminários, encontros com parlamentares LGBTI+ e aliados à causa, shows artísticos e a entrega do Prêmio Arco-Íris de Direitos Humanos.

Patrocinadores e parcerias

Em 2022 a 27ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio será realizada com o patrocínio Prefeitura do Rio de Janeiro, através da CEDSRIO – Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública; apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, site Pheeno, NN Advogados, Aliança Nacional LGBTI+, Rede Gaylatino, Escola de Divines, Instituto Federal do RJ, INI – Instituto Nacional de Infectologia, Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e Governo do Estado do RJ através do Programa Rio Sem LGBTIfobia, Secretaria de Estado de Saúde do RJ e Secretaria de Estado de Cultura do RJ; Câmara de Comércio e Turismo LGBTI do Brasil.

A Parada LGBTI+ Rio

A Parada do Orgulho LGBTI Rio é organizada há 27 anos pela ONG Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT e leva para as ruas pessoas que lutam por direitos iguais, que combatem a intolerância, o preconceito e o ódio, dando voz as pessoas que por tantos anos viveram e vivem à margem da sociedade, mostrando que o mundo está avançando para um lugar que respeita a diversidade e que todos têm o direito de amar quem quiser. Ela é considerada o terceiro maior evento da cidade e leva centenas de milhares de pessoas para a mais famosa praia do mundo. A Parada é sinônimo de vanguarda. Foi a primeira do Brasil e desde então cumpre papel importante na luta pela igualdade de direitos para a população LGBTI no país.

27ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio

Dia: 27 de novembro (domingo)

Concentração para a Parada e início dos shows: 11h

Local: Posto 5

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via