Casa Laura Alvim recebe exibições gratuitas de documentário sobre mulheres empreendedoras das favelas

"Mulheres que Regeneram Territórios" mostra liderança feminina nas comunidades cariocas

por Ana Magal

O início de dezembro trouxe histórias inspiradoras para a Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. Foi lá que o Instituto Aupaba apresentou o documentário “Mulheres que Regeneram Territórios”, um trabalho que ilumina o papel das mulheres nas favelas do Rio de Janeiro. A primeira exibição, realizada no dia 2 de dezembro, reuniu autoridades, artistas, jornalistas e moradores de comunidades num ambiente de celebração.

Na tela, o público acompanhou um retrato sensível de mulheres que lideram transformações sociais. Mais do que personagens, elas surgem como protagonistas de mudanças reais em suas comunidades, desenvolvendo iniciativas que abrangem educação, turismo, cultura e sustentabilidade. O documentário dá visibilidade a quem frequentemente permanece invisível nos números oficiais, mas que impulsiona a economia local e preserva a identidade cultural de seus territórios.

O diretor é o videomaker francês Florian Tomasini, da Tomasini Productions, que se aprofundou nas comunidades cariocas para registrar essas histórias. O resultado é um filme que se distancia do tradicional e revela essas mulheres em toda sua dimensão: empreendedoras, educadoras e líderes que regeneram não só a economia, mas todo o ambiente social em que atuam.

Luciana De Lamare, presidente e cofundadora do Instituto Aupaba, explicou a proposta do trabalho: “O documentário pretende tocar e trazer ao debate público a questão do empreendedorismo feminino nas favelas e sensibilizar gestores para que políticas públicas possam reconhecer e apoiar esse segmento importante da economia carioca”.

A produção faz parte do projeto “Jornada Inovadora do Turismo”, criado pelo Instituto Aupaba junto com o Airbnb. O reconhecimento do Instituto não é recente: em 2025, recebeu o World Tourism Awards, em Bruxelas, na categoria “Reconhecimentos Especiais”, como Melhor Projeto de Turismo Regenerativo, pela sua atuação pioneira em design regenerativo.

Carla Comarella, Líder de Relações Institucionais do Airbnb, destacou a importância da iniciativa: “É inspirador ver, por meio de iniciativas como este documentário, o poder transformador do empreendedorismo para a regeneração de territórios e comunidades. Apoiar projetos que ampliam vozes, promovem inclusão e estimulam o desenvolvimento local reflete o compromisso do Airbnb em fortalecer as regiões onde está presente e colaborar para um futuro mais sustentável e diverso”.

Após a estreia para convidados, o filme passou a ter sessões abertas para toda a população. Ainda há oportunidade de assistir nos próximos dias 13 e 20 de dezembro, aos sábados, às 15h, no mesmo espaço. A entrada é gratuita, porém as vagas são limitadas e é necessário realizar inscrição antecipada através do e-mail [email protected], informando nome completo e telefone.

Com apoio institucional da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ), as exibições representam uma oportunidade única de conhecer de perto essas trajetórias e compreender como o empreendedorismo feminino vem redesenhando a realidade das favelas cariocas, projeto por projeto.

SERVIÇO

 “Mulheres que Regeneram Territórios” – documentário do Instituto Aupaba
Sessões gratuitas: dias 13 e 20 de dezembro (sábados)

Horário: às 15h
Local: Casa de Cultura Laura Alvim
Endereço: Av. Vieira Souto, 176, Ipanema – RJ
Inscrições para as sessões: [email protected] (informar nome completo e telefone)

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend