Em homenagem ao centenário da emissora mais antiga do país, a Casa da Ciência (UFRJ) inaugura, no Rio de Janeiro, no dia 15 de agosto, a exposição Rádio Sociedade: 100 anos de rádio no Brasil. A mostra é uma iniciativa da Rádio MEC, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC); do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT); e da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).
O precioso acervo da Rádio Sociedade, organizado pela COC/Fiocruz em parceria com a Rádio MEC, será explorado na apresentação. A partir de imagens, objetos e áudios, a exposição passeia pela história da emissora. Os visitantes poderão ouvir programas antigos por meio de atividades educativas e interativas. Um dos destaques da iniciativa, que está dividida em módulos, é a visita do cientista Albert Einstein à sede da emissora dois anos após a sua fundação, em 1925.
“A Rádio Sociedade foi criada em um momento em que a comunidade científica estava se consolidando no Brasil. Com caráter educativo e de divulgação científica, expressou um momento marcado pela preocupação desses poucos cientistas em manter um diálogo com a sociedade brasileira”, destaca Luisa Massarani, pesquisadora da COC/Fiocruz e curadora da exposição.
Para o gerente-executivo de Rádios da EBC, Thiago Regotto, a exposição repete o envolvimento da sociedade e da comunidade científica nas origens do rádio no Brasil. “A mostra envolve a própria Rádio MEC, a comunidade científica, os parceiros que estão realizando a exposição e a sociedade que a gente espera que visite a exposição e tome para si o rádio público e a história do rádio no nosso país”, afirma.
A exposição fica em cartaz de 15 de agosto a 8 de outubro, com visitação aberta de terça a domingo, na Casa da Ciência. A mostra conta, ainda, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Rádio MEC
Sinônimo de educação, arte e cultura, a MEC foi a primeira emissora radiofônica do Brasil. Sucessora da Rádio Sociedade, criada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize, guarda a história da música brasileira e tem papel importante na formação musical e cultural do país. Doada em 1936 ao Ministério da Educação, a emissora é gerida desde 2007 pela EBC. Em 5 de julho de 2022, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio de Janeiro.
Serviço
Exposição Rádio Sociedade: 100 anos de rádio no Brasil
Inauguração dia 15 de agosto, às 18h
Datas e horários de visitação: De 15/08/2023 a 8/10 de 2023. Aberto de terça a sábado, das 9h às 20h, e domingos e feriados, das 10h às 16h.
Local: Casa da Ciência (Rua Lauro Müller, 3, Botafogo, Rio de Janeiro).
Informações e agendamento: (21) 3938-5444 ou casadaciencia@casadaciencia.