O jornalista, publicitário e escritor Mario Marques lança seu primeiro romance, “Tudo Acabou Ontem” (Editora Laboratório Pop Books), no dia 5 de junho, com uma noite de autógrafos no restaurante Hollandaise, na Barra da Tijuca. A obra transporta os leitores para 1982, uma época de amores puros e impossíveis, contrastando com as relações líquidas e voláteis do presente, e é definida pelo autor como “um filme escrito em palavras”. Na mesma data, a obra também será lançada mundialmente via Amazon em 10 idiomas.
O livro tem a orelha escrita pelo jornalista e crítico de cinema Rodrigo Fonseca, que faz uma observação importante sobre atmosfera utilizada pelo autor: “‘Tudo acabou ontem’ carrega os ecos de muitas viagens pelo mundo na aptidão para recriar ambientes – em especial dos Estados Unidos – que foram canteiros de grandes invenções musicais”.
“Tudo Acabou Ontem” é um romance que se divide entre três cidades — Nova York, Kansas City e Nova Iguaçu — e explora a temática da perda, não apenas da pessoa amada, mas da própria experiência amorosa. Através de cartas não enviadas, músicas marcantes e lembranças persistentes, o livro questiona o que acontece com os amores que não podem ser vividos. A escolha dos anos 80 como cenário é uma declaração de princípios, onde a ausência de tecnologias modernas permite que os personagens vivam intensamente, ainda que em meio ao vazio ou à tragédia. A música, especialmente a discografia do U2, serve como um fio condutor essencial, moldando as emoções e decisões dos personagens. “Esse livro é uma espécie de ritual de passagem. Ele fala de finais, mas também de começos. Fala de um tempo que passou, mas também de uma possibilidade de reencontro. Acho que, no fundo, eu escrevi para me reconciliar com tudo aquilo que a gente perde, mas continua amando,” afirma Mario.

Mario Marques
Para o jornalista e publicitário Robert Halfoun, em trecho do prefácio, “No fundo, como na essência somos todos iguais, há momentos em que “Tudo Acabou Ontem” é uma obra sobre nós mesmos, numa conexão arrebatadora. Com os sonhos que gostaríamos de viver – de ter vivido” reflete.
Uma playlist especial foi criada pelo autor para que o leitor entre no clima da história. Ouça aqui.
O autor
Mario Marques, 55 anos, é um profissional com vasta experiência no jornalismo e no mercado de comunicação. Nascido em Nova Iguaçu (RJ), ele já trabalhou nos jornais “O Globo” e “Jornal do Brasil” e dirige o LabPop Group desde 2014. Sua obra reúne 12 livros, e este é seu primeiro romance, descrito como uma metáfora sobre o fim do amor puro.
Foto: LabPop (Divulgação)
Serviço
- Data: 5 de junho
- Hora: 18h
- Local: Restaurante Hollandaise – Lucio Costa, 5750, Barra da Tijuca
- Preço do livro: R$ 100,00
- ISBN: 978-65-986967-0-2
- Lançamento mundial na Amazon em 10 idiomas: a partir da mesma data.