INAC participa da Bienal do Livro – Rio 2023, apresentando dois livros sobre corrupção no Brasil e um debate

O ‘Instituto Não Aceito Corrupção’ apresenta na Bienal do Livro - Rio 2023 os livros ‘Doze Leis de Combate à Corrupção – Hércules em Terras Brasileiras’ e ‘A Corrupção na História do Brasil’ (2ª edição), da Editora Mackenzie, promovendo no dia 06/09 a mesa de debates ‘Desafios contemporâneos no combate à corrupção’

por Rafael Gomes

Os livros estarão à venda de 01 a 10 de setembro, no espaço da Editora Mackenzie, do estande R17, Pavilhão Verde, da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU).

 

No dia 06 de setembro, o INAC promove a mesa de debates ‘Desafios contemporâneos no combate à corrupção’, seguida da sessão de autógrafos pelos autores, às 15h, com a intermediação de Kátia Brembatti, presidente da ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Participam Roberto Livianu, presidente do INAC e procurador de Justiça criminal do Estado de São Paulo; Pedro Ganem Salomão, administrador, influencer e palestrante; Davi Pereira Lago, diretor do INAC, apresentador e professor universitário; e Ana Clara Costa, jornalista, professora e editora da Revista Piauí.

 

‘Doze Leis de Combate à Corrupção’ analisa os mecanismos anticorrupção no país

 

A proposta na obra ‘Doze Leis de Combate à Corrupção – Hércules em Terras Brasileiras’ é narrar os êxitos e analisar como o país tem aperfeiçoado os mecanismos anticorrupção.

“Não podemos afirmar que as doze leis contidas nesta obra definiram a vitória no combate à corrupção, pois a vigilância tem que ser permanente e o monitoramento precisa ser constante, quando se trata de recursos públicos e de agentes políticos. O que pretendemos é demostrar pequenas conquistas que alteraram o ‘status quo’ no controle da administração pública e, quiçá, introduziram uma pitada de ‘otimismo’ no combate à corrupção”, destaca Roberto Livianu, presidente do INAC e procurador do MPSP, que coordenou a edição da obra juntamente com a professora Rita Biason.

 

A obra reúne textos dos mais renomados advogados, juristas, professores e especialistas em Direito, com foco no tema corrupção e prefácio da ex-ministra Eliana Camon. Os doze capítulos demonstram os esforços de profissionais, de distintas áreas, que atuam diariamente no combate à corrupção. “São processos que demandam força, tenacidade e perseverança para que haja mudança na política brasileira. Assim como Hércules, ou Héracles, temos os nossos trabalhos, nossos propósitos, que não se restringirão a doze anos. Temos uma longa jornada até consolidarmos uma sociedade democrática e virtuosa”, enfatiza Roberto Livianu.

 

A Corrupção na História do Brasil (2ª edição)

 

O livro – também organizado por Rita Biason e Roberto Livianu – conta em 16 capítulos a história da corrupção no Brasil desde a chegada dos portugueses em 1.500, que exploraram e furtaram as riquezas do país, passando pela República Velha e o coronelismo, a construção de Brasília, a corrupção no período da ditadura militar. Fala do governo Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique; o Mensalão de Lula; a Petrobrás e a Operação Lava-Jato. Analisa o impeachment de Dilma Rousseff e o Orçamento Secreto, entre outros capítulos da corrupção ao longo da história.

 

A obra conta com a contribuição de especialistas, professores e advogados.

 

Serviço

Mesa Redonda ‘Desafios contemporâneos no combate à corrupção’

Data e Horário: Dia 06/09 às 15h00 – mesa de debates com sessão de

autógrafos pelos autores

Endereço: Riocentro – Estande R17 – Pavilhão Verde

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via