A Catártica Produções e a Caraduá Produções apresentam o clássico “Medeia”, de Eurípedes, imergindo o público em um mundo de intensa emoção e intriga.

No palco, apenas três atores: uma única atriz representando Medeia e dois atores alternando entre diferentes personagens masculinos. Um cenário minimalista composto por uma grande caixa de areia serve como o principal elemento cenográfico, além de dois microfones. Essa é a reimaginação da Grécia a.C que ecoa sobre a nova adaptação realizada pelo diretor Gabriel Ribeiro, marcando a primeira montagem da Catártica junto com a Caraduá.

A peça conta a história clássica de uma mulher destruída pela vida e pelos homens ao seu redor. Medeia, após ter matado seu irmão e abandonado sua família, é exilada em Corinto junto ao seu marido, Jasão, e seus dois filhos. Por sua vez, Jasão acaba traindo Medeia com a filha de Creonte, o rei das terras onde moram. Medeia, agora uma mulher abandonada por seu amor depois de ter feito tudo pelo seu marido, mata a filha e Creonte no dia do novo casamento de Jasão e após esse ato, mata seus dois filhos, fazendo com que Jasão sofra da mesma forma que ela sofreu.

Essa releitura se deu pela vontade do diretor de contar uma história clássica que ainda fosse tão atual e relevante hoje em dia. “É um conto de toxicidade. Jasão tira Medeia de seu lar, faz com que ela seja exilada e após esse exílio, ele a descarta completamente. Faz com que ela tenha dois filhos – que com certeza ela não quer. Ela os ama, mas ela não os deseja. E o final disso tudo, culmina na escolha que ela faz para ter a sua própria liberdade. A escolha de ter a sua própria vida de volta. Nossa intenção ao realizar essa montagem é criar um espaço para a reflexão, um local onde o público possa se questionar sobre as complexas camadas da condição humana. ” – diz Gabriel.

A história serve como um lembrete de como o abuso psicológico pode ser destrutivo e de longo prazo, afetando profundamente a saúde mental e emocional das vítimas. Embora seja uma narrativa mitológica antiga, a mensagem do espetáculo permanece relevante nos dias de hoje.

SOBRE A CATÁRTICA E A CARADUÁ

A Catártica Produções é uma recente produtora cultural focada em difundir teatro e audiovisual, idealizada por Gabriel Ribeiro – formado em Cinema e Audiovisual pela ESPM, além de ter trabalhado como produtor ao lado de Marcelo Gianinni e diretor cênico de espetáculos na Baixada Fluminense pela Cia de Teatro Uz Outrus. Em parceria com a Arglos Entretenimento, a Catártica produz o seu primeiro curta metragem “Marulho”, já em finalização e com data prevista de estreia para o segundo semestre de 2024.

A Caraduá Produções é uma produtora de ideias focada na realização e difusão do audiovisual no Brasil. Desde 2012, a empresa tem promovido a inclusão social através do cinema, destacando-se com o documentário “Retângulos Brancos”. Em parceria com a Jurubeba Produções, realizou mostras audiovisuais em homenagem a Roberto Farias. A Caraduá também criou o Cineclube Quase Catálogo para promover filmes dirigidos por mulheres, alcançando um público significativo em suas exibições no Cinema da UFF.

FICHA TÉCNICA
Elenco: Tuanny Kriss, Marlon Vares e Gabriel Ribeiro
Texto: Eurípedes
Adaptação e Direção Geral: Gabriel Ribeiro
Assistência de Direção e Preparação de Corpo: Tuanny Kriss

Coreografia: Marlon Vares
Cenário: Larissa Esposto
Figurinos: Jamile Chalupe
Iluminação: Bex e Karine Lopes
Trilha Sonora Original e Operação de Som: Patrick Barbosa
Fotografias de Ensaio: Gleicielle Chaves
Produção Executiva: Hadija Chalupe
Realização: Catártica Produções e Caraduá Produções

SERVIÇO
Data: 06, 07, 13 e 14 de Julho.
Horário: 19h00.
Local: Teatro Municipal Ruth de Souza – Dentro do Parque Glória Maria (Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – 20241-050)
Duração: 70 minutos (aproximadamente)
Ingressos: R$ 30 (inteira), R$15 (meia entrada) ** Cariocas também pagam meia entrada / Vendas na bilheteria nos dias da apresentação ou através do link (https://linktr.ee/ingressosmedeia)
Classificação: 14 anos

Siga a Catártica e a Caraduá nas redes sociais:
https://www.instagram.com/catarticaprodutora
https://www.instagram.com/caraduaprod