A Idade Dourada | Entenda a disputa dos personagens da série

O fenômeno das classes sociais e a interação entre elas é um dos temas centrais na série da HBO

por Alyson Fonseca

Os ‘‘velhos ricos” e os ‘’novos ricos’’ estão em desacordo há séculos. Enquanto o primeiro refere-se ao grupo cuja riqueza foi passada de geração em geração, o último refere-se às pessoas que trabalharam para adquirir sua fortuna. No final do século 19, um período de intensa mudança econômica e social, a tensão e o contraste entre esses grupos eram visíveis, como é retratado na série Original HBOA Idade Dourada.

Confira também > Mês da Consciência Negra | HBO Max traz coleção especial de séries e filmes

A história da série explora este antigo conflito por meio das famílias Van Rhijn e Astor, que fazem parte da velha guarda de Nova Iorque, e acumulam suas riquezas há séculos, e da família Russell, recém-chegada à cidade, que fez sua fortuna na indústria ferroviária, e representa os ‘’novos ricos’’.

Os Russell estão determinados a serem aceitos nos círculos da alta sociedade, mas as famílias antigas são resistentes a abraçar essa mudança. A tensão se desenrola ao longo da série, à medida que competem por status social e influência, e esses dois núcleos vão fazer tudo o que está ao alcance do dinheiro para defender seus interesses.

No entanto, a briga entre a alta sociedade não ficou apenas na Idade Dourada. Nos últimos anos, a discussão do old money (dinheiro velho) contra new money (dinheiro novo) reacendeu, e dominou as redes sociais. O estilo de vida, moda e maneiras desses grupos causaram fascinação e discordância no Instagram, Twitter e TikTok.

Em vídeos e posts, alguns argumentam que a ‘’velha guarda’’ é mais sofisticada e culta. Outros dizem que os ‘’novos ricos’’ são mais dinâmicos e inovadores.

O surgimento de tendências de moda que estão associadas a esses dois grupos, como o quiet luxury (luxo silencioso) – tradicional e sóbrio – e a logomania – fora do óbvio e que transmita status – e influenciadores e celebridades que incorporam esses estilos distintos, também contribuíram para a oposição entre usuários das redes sociais, que discutem qual o seu favorito e onde ele se encaixa.

Em última análise, apesar de ser um tema que teve início no final do século XIX, ainda é atual e que faz o espectador refletir sobre o impacto dessas diferenças na sociedade nos dias atuais.

A disputa de poder entre a velha guarda e os novos ricos continua na segunda temporada de A Idade Dourada, com estreia de um novo episódio todos os domingos, às 22h, na HBO e na HBO Max.

*Conteúdo produzido com informações da assessoria de imprensa. 

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via