Dois processos que se entrecruzam. Dirigido por Gizelly de Paula, chega no palco do Teatro Sérgio Britto, na Glória, “Sortilégio” de Abdias Nascimento. Nas palavras da diretora e professora Gizelly de Paula:
“Sortilégio, de Abdias Nascimento, é a manifestação da subjetividade negra em caminho de libertação contra todo o aprisionamento colonial. Em suas jornadas, regidos pelo Orixá Exu, Ifigênia e Emanuel tentam, como podem, desvencilhar-se da mortalha da democracia racial que violou seus corpos físicos, mental e espiritual, os afastando da – verdadeira – identidade de seus ancestrais. O herói e a heroína são personagens tão reais. Eles erram e acertam, na dor e na alegria de arcarem com as escolhas, que nem sempre lhe foram próprias, mas estruturalmente impostas.
Em uma dramaturgia riquíssima e complexa, onde se encontra poesia ao tempo que dureza. “Sortilégio” te convoca a se afetar, transmutar, e renascer, com a obra do genial Abdias. Para maiores de 16 anos.
Do outro lado, dirigido por Matheus Raineri, intercalam a cena, numa curta temporada no mesmo Teatro Sérgio Britto, o espetáculo “desAmor” de Nelson Rodrigues.
“Tarado”, “imoral, “genial” são alguns dos possíveis adjetivos atribuídos a um dos mais controversos dramaturgos da história do teatro brasileiro. Mas o adjetivo que mais lhe cabia, segundo a crítica, era a de “maldito”. “desAmor” apresenta uma vila de dramaturgias dentro do que podemos chamar de ‘Teatro desagradável”. Para Nelson, “uma boa peça precisa fazer a plateia sofrer”. Com textos de “Anjo negro”, “Dorotoia”, Os sete gatinhos”, “Toda nudez será castigada” e “Boca de ouro”, o espetáculo faz um enfrentamento a estrutura da burguesia carioca, desnudando o corpo e a alma humana, abrindo mão da mentira e abraçando seus desejos mais sombrios, profundos e proibidos. Para maiores de 18 anos.
A temporada de “Rendez-vous: Sortilégio e desAmor” acontece de 23 de fevereiro a 03 de março no Teatro Sérgio Britto, na Rua Santo Amaro, 44 – Glória – Unidade da CAL.
Serviço:
“Rendez-vous: Sortilégio”
Direção artística de Gizelly de Paula
Diretores assistentes: Ingrid Honorato e Sara Viana
Datas: 25 de fevereiro, 28 de fevereiro, 01 de março e 03 de março às 19:30H
Dramaturgia: Abdias Nascimento
Direção de movimento: Marili Stefany
Percussão: Ogan Léo Dantas
Apoio: IPEAFRO e Ateliê de Santo
Espetáculo para maiores de 16 anos.
“Rendez-vous: desAmor”
Direção artística de Matheus Raineri
Diretores assistentes: Layla Santos e Felipe Ferreira
Datas: 23 de fevereiro e 29 de fevereiro às 20H, 02 de março às 16H e 20H.
Dramaturgia: Nelson Rodrigues
Realização: Oficina Estilhaça
Espetáculo para maiores de 18 anos.