Início » 5 podcasts sobre cultura que você precisa conhecer

5 podcasts sobre cultura que você precisa conhecer

por Redação
Podcasts

Os podcasts chegaram na internet como um tsunami arrastando uma legião de admiradores. As razões para isso podem ser facilmente percebidas, pois o formato possibilita uma infinidade de vantagens.

Hoje em dia não é um exagero afirmar que formatos já consagrados, como os blogs e os sites, devem fazer força para bater de frente com os podcasts.

Diante do momento em alta, os podcasts são uma boa opção para quem almeja viabilizar qualquer projeto na web com foco em produção de conteúdo.

Entretanto, quando o assunto é a gestão de um negócio, por exemplo, eles também surgem como importantes aliados para as estratégias de Marketing Digital.

Mas afinal, como ter um podcast e quais são os melhores hoje em dia? Saiba isso e outros detalhes sobre o tema neste artigo que preparamos para você.

Podcasts – Conheça as suas vantagens

Nessas alturas do campeonato você com certeza não apenas ouviu falar em podcasts, mas com certeza até já ouviu um. Não há muito mistério quanto a definição de um podcast, pois ele consiste basicamente em um conteúdo de áudio transmitido via internet.

No atual cenário em que a tecnologia streaming domina o universo da internet, os podcasts já conquistaram um lugar privilegiado. Exemplos disso são serviços, como o Spotify e o Soundcloud, que possibilitam a realização e transmissão de um podcast.

Para quem atua com a produção de conteúdo online, os podcasts apresentam vários benefícios, os quais veremos os principais abaixo.

Acessibilidade

Basta ter um smartphone em mãos e pronto! Você já pode acessar e escutar o seu podcast preferido.

Além disso, o formato permite mais facilidades para o usuário, pois é possível escutar um podcast enquanto malha na academia, passeia no shopping center, lava a louça na cozinha, ou seja, possibilidades não faltam.
Variedade

Ciência, cultura pop, política, esportes, cursos online, a quantidade de assuntos que você pode abordar em um podcast é enorme. Não por acaso, quando se fala em produção de conteúdo hoje em dia na internet, os podcasts acenam como uma alternativa viável e eficiente.

O contexto da gestão de negócios é um exemplo disso, em que apontar os holofotes para esse formato pode render resultados satisfatórios.

Facilidade

Se você pensa que a criação e a transmissão de um podcast demanda conhecimentos técnicos avançados, felizmente você está enganado. Para projetos de podcasts existem muitos softwares e tutoriais que tornam tal empreitada possível.

Tendo em mãos uma boa ferramenta intuitiva de edição, como a Buzzsprout e a Audacity, já é possível organizar e produzir um podcast. Também é interessante lembrar que um bom microfone e outros aparatos técnicos dão um upgrade no resultado final.

O crescimento dos podcasts nos últimos anos

O crescimento dos podcasts nos últimos anos

Os blogs e os sites continuam relevantes, pois a eficiência deles para a produção de conteúdo ainda é evidente. Uma amostra disso é que nenhuma empresa, com o propósito sério de investir em presença na web, deixaria um blog e um site no limbo do esquecimento.

No entanto, não dá para desprezar também o avanço dos podcasts assumindo a dianteira na corrida dos formatos digitais. Inclusive, de acordo com as pesquisas do Cetic em 2019 mostrou que mais de 85% dos entrevistados acompanharam algum podcast.

Nos últimos anos (2020 e 2021) esse percentual declinou, mas se manteve com alto índice de aceitação, tendo ficando próximo aos 50% de todos os entrevistados que acompanharam algum programa de transmissão de áudio ou vídeo em tempo real.

Isso mostra que o apelo aos podcasts cresceu bastante durante o período de pandemia e se consolidou com um formato de mídia muito bem aceito entre os usuários.

Por essa razão, eles são bastante úteis na consolidação de uma boa estratégia na internet, seja para quem quer investir em um trabalho que envolva a produção de conteúdo, seja para o gestor que pretende consolidar a marca do seu negócio.

Portanto, por meio de um podcast, é possível realizar ações e promover conteúdos capazes de divulgar um serviço, um produto, bem como auxiliar na conversão de leads.

Já no campo da produção de conteúdo cultural, os podcasts permitem boas atrações que tratam de temas diversos, desde notícias sobre cultura pop, filosofia, educação e ciência.
Conheça os melhores podcasts sobre cultura

No caso de exemplos de podcasts voltados para conteúdos culturais, deixamos aqui algumas dicas interessantes.

1 – Zencast

Se você procura na internet algum conteúdo voltado para o segmento da psicologia, o Zencast é uma boa opção.

Conduzido pela jornalista Izabella Camargo, esse podcast aborda temas interessantes sobre saúde mental e dicas para acalmar a mente diante de um dia a dia tão conturbado. A dinâmica do programa é bem variada e conta com entrevistas com diversos convidados da área.

2 – Café História

O Café História é um site para quem curte se aprofundar nos mais variados eventos históricos da humanidade, trazendo artigos que abordam temas como Revolução Francesa, descobrimento das Américas e tudo de relevante que a raça humana deixou para esse planeta.

O site também entrou na onda dos podcasts e por isso possui um próprio. Por meio dele o ouvinte pode encontrar entrevistas com especialistas, bem como informações sobre grandes personalidades e eventos da história.

3 – Rabiscos

Criado e editado pelo escritor Tadeu Rodrigues, esse é um podcast que vai atingir em cheio o ouvido – e o coração – dos fãs de literatura.

Por meio de entrevistas com escritores, o podcast traz episódios que falam sobre dicas de livros e ainda contempla temas que traçam um panorama da atual literatura.

4 – Ciência sem Fim

Fazendo parte do Estúdio Flow, estúdio bastante conhecido no universo dos podcasts, o Ciência sem Fim é apresentado pelo geógrafo e divulgador científico Sérgio Sacani.

Além de abordar assuntos científicos que vão desde o Big Bang até neurologia, o Ciência sem Fim conta com a presença de especialistas abordando o que há de mais fascinante sobre o universo e como nós vivemos nele.

5 – Nerdcast

O universo que contempla o cinema, as histórias em quadrinhos e os games, é hoje em dia bastante influente e gera muito engajamento na web.

O site Jovem Nerd há anos vem fazendo barulho nos redutos nerds da internet e, como não poderia deixar de ser, hoje em dia já conta com um podcast para chamar de seu: o Nerdcast.

O conteúdo abordado traz o que há de mais relevante dentro desse segmento. Ali o ouvinte vai se deparar com conversas sobre os lançamentos mais empolgantes da Netflix, o trailer mais recente da Marvel, games mais comentados e muito mais.

Há conteúdo tanto para o nerd ocasional, que quer apenas sanar algumas curiosidades sobre o personagem preferido da HQ, quanto para o fã mais dedicado, que conhece tudo sobre o universo de franquias como Star Wars, Stranger Things, Marvel, DC e outras marcas de peso.

Conclusão

Os blogs e sites continuam vivos, afinal, conteúdo de qualidade sempre terá espaço e vai atrair a atenção dos interessados. Porém, não dá para ignorar o poder dos podcasts.

Graças a acessibilidade, facilidade de produção e versatilidade de temas abordados, eles conquistaram um lugar privilegiado entre os formatos de produção de conteúdo digital. E aí, você já conhece alguns dos podcasts citados neste texto?

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via