“Alfredo Sirkis — Para você saber de mim” narra uma história que poderia ter saído de um filme, sob o recorte íntimo e cuidadoso da editora Ana Borelli, sua companheira por quase três décadas. No final dos anos 1960, o então jovem carioca pegou em armas para resistir à ditadura militar, ingressando na Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), comandada por Carlos Lamarca. Após o cerco do regime apertar, Sirkis saiu para o exílio, onde atuou como jornalista no diário “Libération”, em cuja redação conheceu Simone de Beauvoir e Jean Paul Sartre, que dirigia o jornal. Em 1973, quando Salvador Allende sofreu o golpe que daria início ao sangrento governo ditatorial de Pinochet, ele era correspondente no Chile. Mais uma vez, Alfredo precisou fugir. Depois de um ano em Buenos Aires, seguiu rumo a Portugal, retornando ao Brasil, apenas no final de 1979, após a Lei da Anistia.
Até o fim da sua vida, 41 anos mais tarde, além de ter sido um dos fundadores do Partido Verde brasileiro, ele atuou como roteirista, político, ativista ambiental e escritor. Recebeu o prêmio Jabuti pelo romance “Os carbonários” (1980), no qual relembrava os dias como guerrilheiro na clandestinidade. É essa rica trajetória de “Alfredo Sirkis.
O livro foi construído a partir do processo de luto de Ana, que transformou a obra na despedida que não pôde dar ao marido, morto em um acidente de carro, em 2020.
“Através desse trabalho de organização do acervo e edição da publicação pude, a cada dia, dizer: até breve, amor, e relembrar cada momento vivido, dividido, das causas em que militava, das vitórias que conquistava, do tanto que ele realizou, e das muitas batalhas que travou por um Brasil melhor. Essa foi a maneira que encontrei de viver o meu luto. Mas gravar o audiobook foi um momento que me fez acessar toda a dor da perda de uma forma muito forte. Confesso que fugi do estúdio, depois do primeiro dia de gravação. Fui voltando, um dia, outro. Eu começava a narrar e quando via estava em prantos! Em muitos momentos também me senti reconfortada, privilegiada, como se ele estivesse ali, ao meu lado, sabe, na cabine de gravação.” — diz Ana Borelli.
O audiobook conta também com textos de Aspásia Camargo, Cesar Maia, Pedro Nogh, dentre outros, e quem dá voz aos mesmos é Esther Jablonski, jornalista e apresentadora.
Cris Albuquerque, diretora de conteúdo da UBOOK, diz que, mesmo sendo uma obra originalmente “fotobiográfica”, não pensou duas vezes quando viu o livro no lançamento.
“O livro impresso é uma obra de arte, e o texto que compõe suas páginas é um retrato sincero e emocionado da história de um dos mais importantes ambientalistas do mundo. Além disso, Sirkis publicou pela Ubook o último livro, “Descarbonário”, assim como as obras “Silicone XXI” e “Os Carbonários”, que lhe rendeu um Jabuti. Tínhamos que contar essa história.”
Você pode ouvir o audiobook “Alfredo Sirkis — para você saber de mim” e as obras do Sirkis, no aplicativo da Ubook (ubook.com). O valor da assinatura para ter acesso à plataforma é de R$ 19,90.
Ana Borelli
Diretora de arte, de criação, ilustradora e editora, é responsável pela pesquisa, elaboração de conteúdo, texto, coordenação editorial e design gráfico das publicações da TIX Editora, além de produzir peças gráficas e ilustrações para outros projetos. Atua também como cenógrafa, pesquisadora, curadora e produtora executiva, nos segmentos de artes visuais, audiovisual, identidade visual, design gráfico e criação de artes exclusivas para conteúdos diversos. Foi responsável por importantes projetos como o de arquitetura e cenografia, além de sinalização da loja vintage da Drogarias Pacheco (localizada na rua dos Andradas com Buenos Aires, no Centro do Rio) e publicações como os livros: Rio de Janeiro Perdido, Sergio Bernardes – Rio do Futuro, Plantas Medicinais- Cultivo, MMM Roberto e São Cristóvão, bairro imperial. Também assina o design gráfico das capas dos dois últimos livros de Alfredo Sirkis (Descarbonário e Silicone XXI), com quem foi casada e sócia por mais de três décadas. Possui uma charmosa linha de papelaria artesanal com os seus desenhos (@anouskamarocs). Alguns desses fizeram parte da abertura do Programa Saia Justa, do canal GNT, durante o ano de 2020.
Ubook
Lançada no início de outubro de 2014, a Ubook é a maior plataforma de audiotainment da América Latina. Por um valor mensal é possível ter acesso ilimitado a todo o catálogo através do aplicativo. Além dos audiobooks e podcasts, a Ubook inovou o segmento trazendo também séries e documentários originais, notícias e ainda ampliou sua oferta ao disponibilizar também e-books para seus assinantes. Com a crescente demanda por conteúdo em áudio no país, a plataforma também conta com a Ubook Music e a Ubook FM, uma nova área que oferece música de diversos gêneros para assinantes e não-assinantes. Para saber mais acesse: www.ubook.com