Editora Bela Vista Cultural lança o título “China Impressões: Cultura e Natureza”

A publicação retrata aspectos poucos conhecidos do país, contrastando o tradicional e o moderno na China contemporânea, a fim de apresentar sua história, cultura, natureza e outras peculiaridades que a destacam no cenário mundial

por Redação

Os florescentes intercâmbios econômicos e culturais entre a China e o Brasil despertam cada vez mais a curiosidade de brasileiros sobre o gigante país asiático. Inspirada pela temática atual, a Bela Vista Cultural, editora que segue um conceito focado em cultura, educação e sustentabilidade, desenvolveu o projeto “China Impressões: Cultura e Natureza”, evidenciando as características diversas da nação mais populosa do planeta.

A ação cultural foi desenvolvida por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da empresa CMOC Brasil – companhia de origem chinesa que atua no setor de mineração e no beneficiamento de minerais essenciais para o desenvolvimento da indústria e da agricultura. Foram mais de 15 profissionais envolvidos na inédita produção editorial. “Nosso objetivo é incorporar o público ao universo cultural e ambiental da China contemporânea, abordando sua história ancestral e as paisagens naturais do país”, diz Renan Cyrillo, diretor executivo da editora Bela Vista Cultural.

Recheado de belas imagens, incluindo fotografias e ilustrações em aquarela, o livro foi dividido em duas partes. A primeira aborda o encontro da tradição com a modernidade, levando o leitor aos principais aspectos formadores da China atual. Nela é apresentada a história e a diversidade do país, do minimalismo presente na sua arte ao notável crescimento econômico das últimas décadas.

Já a segunda parte aborda os aspectos culturais e o patrimônio natural preservado e encontrado em diferentes regiões e cidades chinesas, repletas de particularidades e histórias, da China Imperial ao mundo moderno e tecnológico, além de curiosidades como os Patrimônios da Humanidade declarados pela Unesco, que ao todo somam 56 sítios, sendo 38 culturais, 14 naturais e 4 mistos. Destes, dois dos principais e mais conhecidos no mundo todo são a Grande Muralha da China, que teve sua construção iniciada na dinastia Qing, para proteger o país de invasões estrangeiras, e a Cidade Proibida, em Pequim, que durante as dinastias Ming e Qing foi a moradia de muitos imperadores.

Para quem deseja se aprofundar mais na China atual, a obra também aborda aspectos como educação, saúde, comunicação, transporte, arquitetura, religião, geografia e gastronomia. Atuando como ferramenta educacional, o projeto também destaca a relação histórica da China com o Brasil, apresentando os laços culturais que aproximam os dois países, como o Mirante da Vista Chinesa, no Rio de Janeiro, erguido em homenagem aos agricultores chineses que trouxeram o cultivo do chá para o Brasil.

Conciliando o lançamento ao início do Ano Novo chinês, que em 2022 será regido pelo Tigre, o projeto deverá contemplar a realização de apresentações em escolas e entidades parceiras, além de criar uma exposição fotográfica virtual, com o objetivo de conversar sobre os laços culturais que unem a China e o Brasil.

Bela Vista Cultural

A Bela Vista Cultural é uma editora e produtora especializada no desenvolvimento de livros, guias, audiovisuais, exposições e eventos voltados à divulgação de temas contemporâneos em áreas como: Artes Plásticas, Cultura, Educação, Meio Ambiente e Patrimônio. As propostas da empresa estão sempre voltadas à difusão dos assuntos trabalhados junto a entidades de ensino e de cultura, estimulando o diálogo e o caráter educacional dos produtos culturais.

https://www.chinaculturaenatureza.com.br/

https://www.instagram.com/chinaculturaenatureza/

https://www.instagram.com/belavistacultural/

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via